Grupo especializado em casos de espionagem ligado a Navalny encerra por medo de ser processado

(h) Alexei Navalny / EPA

A Equipe 29 anunciou o seu encerramento, receando que os seus membros e apoiantes sejam processados ​​após as autoridades bloquearam a sua página oficial por publicar supostamente terem publicado conteúdo “indesejável”.

A Equipe 29 – uma associação de advogados e jornalistas especializados em casos de traição, espionagem e liberdade de informação – informou no domingo que as autoridades russas a acusaram de divulgar conteúdo de uma organização não governamental checa, considerada “indesejável” na Rússia, noticiou esta segunda-feira o Guardian.

Embora tenha rejeitado as acusações, o site do grupo foi bloqueado na sexta-feira e os seus advogados disseram acreditar que o próximo passo do governo poderia ser processar os membros e simpatizantes.

“Nessas condições, a continuação das atividades da Equipe 29 estabelece uma ameaça direta e clara à segurança de um grande número de pessoas, e não podemos ignorar esse risco”, disse o grupo, acrescentando que removeria todo o seu conteúdo, evitando riscos.

O encerramento da Equipe 29 ocorre num momento em que aumenta a pressão sob apoiantes da oposição, jornalistas independentes e ativistas de direitos humanos na Rússia, antes das eleições parlamentares de setembro.

Estas eleições são vistas como parte dos esforços do Presidente Vladimir Putin para consolidar o seu poder, antes das eleições presidenciais de 2024. O líder, no comando há mais de duas décadas, promoveu mudanças constitucionais no ano passado que potencialmente lhe permitem permanecer no poder até 2036.

Nos últimos meses, as autoridades russas aumentaram a pressão sobre a media independente. Em maio, um tribunal de Moscovo proibiu organizações fundadas pelo líder da oposição Alexei Navalny, classificando-as de extremistas. Os associados à Fundação de Combate à Corrupção e à sua rede regional foram proibidos de exercer cargos públicos.

A equipe 29 esteve envolvida na defesa da fundação de Navalny em tribunal.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Rússia Unida anuncia vitória nas legislativas

O partido do Kremlin, Rússia Unida, reivindicou no domingo a vitória nas eleições legislativas russas, mas a sua maioria constitucional na Duma, a câmara baixa do parlamento, está ainda por apurar, após a contagem de …

Cientistas estão a dar vida ao holodeck, um holograma que você pode tocar

Os cientistas estão cada vez mais perto de tornar o holodeck uma realidade. Investigadores estão a criar um holograma que você pode tocar. A série Star Trek: The Next Generation apresentou a milhões de pessoas a …

A partir de novembro, EUA passam a permitir entrada de estrangeiros totalmente vacinados

A partir do início de novembro, os Estados Unidos passam a permitir a entrada de viajantes da União Europeia (UE) e do Reino Unido, desde que estejam totalmente vacinados. Os Estados Unidos vão reduzir as restrições …

Talibãs mandam funcionárias do governo de Cabul ficar em casa

As funcionárias do governo de Cabul devem ficar em casa. A única exceção aplica-se às trabalhadoras cujos cargos não podem ser desempenhados por homens. Só as mulheres "que não podem ser substituídas por homens" podem regressar …

"Tatatatatatata." A bazuca de Costa é, afinal, uma "metralhadora" que dispara de rajada

Rui Rio considera que António Costa devia chamar a bazuca de metralhadora, porque o primeiro-ministro "dispara de rajada" promessas. "HK21 tem fita, carrega-se, e aquilo dispara tatatatatatata." O presidente do PSD, Rui Rio, ironizou esta segunda-feira …

Campanha alerta população sobre cancros de sangue e apela para informação

Uma campanha para quebrar o silêncio sobre os cancros do sangue e alertar para a importância do diagnóstico precoce está nas ruas até final de setembro, lembrando que é essencial estar atento a sintomas e …

Pfizer diz que vacina é "segura" para crianças dos cinco aos 11 anos

A Pfizer/BioNTech anunciaram, esta segunda-feira, que a vacina é segura e parece gerar uma resposta imunitária robusta nas crianças dos cinco aos 11 anos. Depois de um estudo com 2.268 participantes, a Pfizer/BioNTech anunciaram que a …

PS e CDS na Madeira desencontrados, PSD e Bloco continuam no Norte

No arranque da segunda semana de campanha para as autárquicas, os líderes do PS e do CDS-PP apostam na Madeira mas com horários desencontrados, enquanto BE e PSD continuam a norte, e PAN e PCP …

Confronto entre EUA e China é "perigoso para o mundo", alerta Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou no domingo que um confronto entre os Estados Unidos (EUA) e a China é "perigoso para o mundo" e que, apesar das diferenças, há áreas onde …

Portugal recebeu no domingo grupo de 80 afegãos

Portugal recebeu no domingo 80 afegãos, na maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos acolhidos após a emergência humanitária no Afeganistão, anunciou esta segunda-feira …