Grupo de humor põe portugueses nos Estados Unidos a rir de si mesmos

 

Os Portuguese Kids, o primeiro grupo de humor que brinca com as características da comunidade portuguesa nos Estados Unidos, deu cerca de 100 espetáculos no último ano e conta com mais de cinco milhões de visualizações no YouTube.

“Os portugueses, sobretudo os da comunidade, têm dificuldade em rir de si próprios e é isso que tentamos mudar”, explica à agência Lusa Jason Casimiro, um dos quatro elementos do grupo.

Casimiro diz que os portugueses “são emigrantes com imenso valor, trabalharam muito para ter uma vida confortável e esse dia a dia muito duro tornou difícil que consigam relaxar e gozar um bom momento”.

Antes de Derrick Melo, Brian Martins, Alberto Sardinha e Jason Casimiro nenhum humorista se tinha debruçado sobre as características do milhão e meio de pessoas que constituem a comunidade portuguesa no país.

As particularidades da comunidade são fáceis de identificar: falam uma mistura de inglês e português, são conservadores, muito trabalhadores e forretas.

“Capturá-las em piadas novas e que não ofendam é que é difícil”, diz Casimiro.

O humorista diz que “representar alguém como ignorante ou estúpido é fácil, mas seria uma mentira e um insulto”.

“Há uma linha muito ténue que não queremos atravessar. O que estamos a fazer é celebrar a comunidade”, acrescenta.

Os humoristas são filhos de emigrantes açorianos e cresceram no mesmo bairro de Fall River, em Massachusetts, onde receberam uma educação portuguesa.

foto: YT/Portuguese Kids

foto: YT/Portuguese Kids

Nas letras das suas músicas, falam do nome de celebridades lusodescendentes, fazem referências a Queijo da Ilha e a chouriço e é visível que são, como os seus pais e avós, orgulhosos da sua origem.

“Se não fôssemos tão orgulhosos não nos deixavam fazer estas piadas”, explica Derrick Melo.

Apesar do foco comunitário, usam referências pop para conseguir visibilidade.

O seu vídeo mais popular no YouTube, onde são seguidos por mais de 14.300 utilizadores, é uma paródia do sucesso “I am sexy and I know it“, dos LMFAO.

Todos os meses, o grupo faz entre 10 a 12 espectáculos em vários estados norte-americanos, como Califórnia, Geórgia, Rhode Island, Nova Jérsia, Florida ou Connecticut.

Fora do país, já actuaram no Canadá e nas Bermudas. No próximo ano, planeiam ir à Austrália e à África do Sul.

No final das actuações, há sempre muitos jovens que falam com os elementos do grupo.

“Dizem-nos: ‘Era o meu pai que estava em palco’; ou: ‘A minha avó fazia a mesma coisa.’ E agradecem-nos por reacender essas memórias”, conta Derrick Melo.

/Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …

Caso BPN. Relação condena dois dos absolvidos e agrava penas a outros dois

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou esta quarta-feira dois dos três arguidos absolvidos no processo principal da falência do BPN, Ricardo Oliveira e Filipe Nascimento, e agravou as penas a dois dos 12 arguidos …

Operação Éter. Hermínio Loureiro entre as dezenas de autarcas arguidos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, está entre as dezenas de atuais e antigos autarcas que foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Éter. Este processo levou à prisão preventiva do antigo presidente …

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …

DGS aconselha grávidas e bebés vegetarianos a tomarem suplementos

A Direção-geral da Saúde recomenda suplementos de vitaminas e minerais para bebés e grávidas com alimentação vegetariana e lembra que a dieta não omnívora no primeiro ano de vida deve estar sempre sob supervisão médica. "A …