Greve de tripulantes da Ryanair ganha escala europeia

O último dia de greve na Ryanair, marcada para esta quarta-feira, vai contar com a presença de dirigentes sindicais de outros países – aquilo que poderá ser o primeiro passo para a realização de uma greve a nível europeu.

Segundo o Diário de Notícias, o sindicato português terá o apoio de dirigentes dos sindicatos de tripulantes de cabina de Espanha, Alemanha e Inglaterra no protesto marcado para esta quarta-feira para contestar a política laboral da Ryanair.

Os sindicalistas vão estar divididos pelos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, três das quatro bases nacionais em que opera a companhia aérea irlandesa, e será o “primeiro passo” para a eventual realização de uma greve a nível europeu.

“Será o primeiro passo para dar início a uma greve a nível europeu“, afirmou ao jornal Bruno Fialho, da direção do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC). O responsável explica que as “situações vividas pelos tripulantes são semelhantes em toda a Europa” com relatos de “desrespeito pela legislação laboral” e “relatos assustadores” de represálias cometidas contra os trabalhadores.

“Não são questões financeiras que estão na base desta greve. É o desrespeito das regras laborais, a Ryanair aplica sanções a quem fica doente, não aceita as regras da parentalidade dos países. Tem de cumprir as normas obrigatórias para estar no país”, realça ao diário o dirigente do sindicato português.

De acordo com o DN, os sindicatos envolvidos na negociação são, além de Portugal, França, Alemanha, Espanha, Itália, Bélgica e Holanda. “Há um alto fator de possibilidade de o movimento se alargar a outros países no caso de a Ryanair exercer represálias contra os trabalhadores de outras bases que se recusaram a substituir os portugueses”, disse Antonio Escobar, do Sindicato Independente de Tripulantes de Cabina de Passageiros de Linhas Aéreas de Espanha.

Amanhã será o último dia do protesto em território nacional. Já foram cumpridos dois dias de greve intercalados, na passada quinta-feira e no domingo, o que levou ao cancelamento de mais de 40 voos. No entanto, a transportadora aérea conseguiu realizar sete voos com tripulação estrangeira recrutada de forma ilegal, acusa o SNPVAC.

Agora, os tripulantes de outros países já estão a “recusar fazer estes serviços na greve dos portugueses apesar da pressão e da chantagem da empresa”, refere Bruno Fialho.

A Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) já avançou com uma ação inspetiva para averiguar irregularidades relacionadas com o direito à greve dos tripulantes. Na Assembleia da República, já deu entrada um requerimento do Bloco de Esquerda para que sejam realizadas “audições, com carácter de urgência, dos representantes do conselho de administração da Ryanair em Portugal, dos representantes do SNPVAC e dos responsáveis da ACT, da ANA e da ANAC”. O PCP também já pediu explicações ao Governo.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba (duas vezes) lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …