Foi desconvocada a greve de seis dias do Metro de Lisboa

Os trabalhadores do Metro de Lisboa decidiram desconvocar a greve parcial de seis dias, uma decisão anunciada esta segunda-feira pelos representantes sindicais.

Depois de um plenário realizado durante a tarde desta segunda-feira, os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa decidiram desconvocar a greve parcial de seis dias que estava inicialmente marcada para o período entre quarta e segunda-feira.

A decisão foi tomada, por maioria, depois de os sindicatos terem chegado a “um entendimento” com o novo Governo sobre as suas reivindicações durante a manhã.

“A greve foi desconvocada porque temos um interlocutor à altura dos trabalhadores do Metro e dos utentes dos transportes de Lisboa, e do Metro em particular”, afirmou Silva Marques, do Sindicato dos Trabalhadores da Tração do Metropolitano, à agência Lusa, citada pelo Diário de Notícias.

Também Anabela Carvalheira, da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações, considerou que esta é “uma grande vitória”, tanto para os trabalhadores como para os utentes, e que está aberta a possibilidade de “uma nova porta de diálogo”.

“Esta [desconvocação] é um sinal que nós damos de que estamos disponíveis para negociar, encontrar as melhores soluções por uma empresa pública, por um serviço público de qualidade”, declarou.

“Tivemos cinco anos de diálogo surdo. Tentávamos explicar o que se passava, o que é que estava a acontecer com os trabalhadores e, do outro lado, a única coisa que ouvíamos era ‘está tudo bem’. Os trabalhadores foram reduzidos a meros números”, lamentou.

Sindicatos e Governo sentam-se à mesa a partir do próximo dia 15 de janeiro para chegar a um acordo sério, credível e que, nas palavras de Anabela Carvalheira, “vá ao encontro daquilo que são os anseios dos trabalhadores”.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. …”representantes sindicais” reacionários fantoches da extrema esquerda radical… Peões de brega subordinados do PCP… O povo que os alimenta é o que menos interessa! A necessidade fá-lo pagar antecipadamente e todos os meses do ano! Direitos leg+itimos ou bandidagem organizada? BARCOS-TRAVESSIAS, LISNAVE, SETNAVE, SOREFAME, CARRIS, SIDERÚRGICAS, CIMENTEIRAS, METROPOLITANOS
    Um viva à independência das organizações de trabalhadores.

    • Deves estar com diarreia (mais uma vez)!…
      O pior (para “tarefeiros propagandistas” como tu) é que desta vez nem sequer vai haver greve…

RESPONDER

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …

Lista candidata à Ordem dos Enfermeiros excluída por ter poucos homens

Uma das listas candidatas às eleições para a Ordem dos Enfermeiros foi excluída por ter poucos homens. A comissão eleitoral nomeada explica que a lista não respeita a lei da paridade, aprovada pela Assembleia da …

“É a desilusão”. PSD queria novos ministros na Saúde, Educação e Justiça

  O PSD defendeu esta quarta-feira que "não há um novo Governo", mas "uma remodelação com alargamento", com um executivo aumentado e "mais partidário", considerando "uma desilusão" a continuidade em pastas como Saúde, Educação e Justiça. "Não …

Dobradinha poderá render 1,6 milhões de euros a Bruno Lage

Caso consiga alcançar a dobradinha, isto é, vencer o campeonato e a Taça de Portugal, o treinador do Benfica, Bruno Lage, receberá em prémios cerca de 1,6 milhões de euros brutos, avança a imprensa desportiva. A …

Lisboa aumenta seis vezes IMI de prédios devolutos nos centros

A Câmara de Lisboa vai aumentar, em 2020, seis vezes a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para os prédios devolutos nas zonas de maior pressão urbanística, anunciou esta quarta-feira o vereador das Finanças, …

Polícia entrou na federação de futebol da Bulgária e deteve cinco pessoas

Já depois de Borislav Mihailov se ter demitido da presidência da federação da Bulgária, uma unidade da estrutura policial que luta contra o crime organizado no país entrou esta terça-feira na sede da federação, em …

Família holandesa vivia há 9 anos numa cave à espera “do fim dos tempos”

A policia holandesa encontrou uma família de seis pessoas na cave de uma quinta no nordeste do país, onde viviam em isolamento há nove anos e, segundo a imprensa, esperavam “o fim dos tempos”. A polícia …

Kim Jong-un subiu montanha sagrada a cavalo (e deixou a Coreia à espera de um grande anúncio)

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, foi ao monte Paektu, a montanha considerada sagrada pelos norte-coreanos, dar um passeio a cavalo. As imagens foram divulgadas pela agência estatal KCNA, tendo surgido especulações de que virá aí …