Foi desconvocada a greve de seis dias do Metro de Lisboa

Os trabalhadores do Metro de Lisboa decidiram desconvocar a greve parcial de seis dias, uma decisão anunciada esta segunda-feira pelos representantes sindicais.

Depois de um plenário realizado durante a tarde desta segunda-feira, os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa decidiram desconvocar a greve parcial de seis dias que estava inicialmente marcada para o período entre quarta e segunda-feira.

A decisão foi tomada, por maioria, depois de os sindicatos terem chegado a “um entendimento” com o novo Governo sobre as suas reivindicações durante a manhã.

“A greve foi desconvocada porque temos um interlocutor à altura dos trabalhadores do Metro e dos utentes dos transportes de Lisboa, e do Metro em particular”, afirmou Silva Marques, do Sindicato dos Trabalhadores da Tração do Metropolitano, à agência Lusa, citada pelo Diário de Notícias.

Também Anabela Carvalheira, da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações, considerou que esta é “uma grande vitória”, tanto para os trabalhadores como para os utentes, e que está aberta a possibilidade de “uma nova porta de diálogo”.

“Esta [desconvocação] é um sinal que nós damos de que estamos disponíveis para negociar, encontrar as melhores soluções por uma empresa pública, por um serviço público de qualidade”, declarou.

“Tivemos cinco anos de diálogo surdo. Tentávamos explicar o que se passava, o que é que estava a acontecer com os trabalhadores e, do outro lado, a única coisa que ouvíamos era ‘está tudo bem’. Os trabalhadores foram reduzidos a meros números”, lamentou.

Sindicatos e Governo sentam-se à mesa a partir do próximo dia 15 de janeiro para chegar a um acordo sério, credível e que, nas palavras de Anabela Carvalheira, “vá ao encontro daquilo que são os anseios dos trabalhadores”.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. …”representantes sindicais” reacionários fantoches da extrema esquerda radical… Peões de brega subordinados do PCP… O povo que os alimenta é o que menos interessa! A necessidade fá-lo pagar antecipadamente e todos os meses do ano! Direitos leg+itimos ou bandidagem organizada? BARCOS-TRAVESSIAS, LISNAVE, SETNAVE, SOREFAME, CARRIS, SIDERÚRGICAS, CIMENTEIRAS, METROPOLITANOS
    Um viva à independência das organizações de trabalhadores.

    • Deves estar com diarreia (mais uma vez)!…
      O pior (para “tarefeiros propagandistas” como tu) é que desta vez nem sequer vai haver greve…

RESPONDER

"Na última noite no Porto, fui sozinho à Ponte D. Luís e vieram-me as lágrimas aos olhos"

O médio espanhol Óliver Torres confessa que a sua saída do Porto foi "emotiva" e que se despediu do clube e da cidade na Ponte D. Luís, de noite e sozinho, com "as lágrimas nos …

Costa e Centeno discutiram no Conselho Europeu (e foi Centeno quem ganhou)

António Costa e Mário Centeno envolveram-se numa "discussão directa" em pleno Conselho Europeu que deixou os restantes membros do Eurogrupo perplexos. Em causa esteve o primeiro orçamento da Zona Euro, com o primeiro-ministro de Portugal …

Sondagem: Livre caiu para metade, Montenegro lidera corrida ao PSD

O PS lidera as intenções de voto com 37,1% e um avanço de 10,2 pontos percentuais sobre o PSD numa sondagem em que o Livre surge com metade da votação alcançada nas legislativas em outubro. Num …

ONU chama a atenção para consumo de tramadol (erradamente considerado menos letal que fentanil)

A crise derivada do consumo excessivo de opóides e as mortes daí decorrentes já levaram empresas norte-americanas que os produzem a receber milhares de ações judiciais. Contudo, a Organização das Nações Unidas (ONU) chama a …

Mais de 50 jornalistas subscrevem abaixo-assinado em defesa de Maria Flor Pedroso

Mais de 50 jornalistas, entre os quais Adelino Gomes, Henrique Monteiro, Anabela Neves e Francisco Sena Santos, subscreveram esta sexta-feira um abaixo-assinado em defesa da jornalista Maria Flor Pedroso, diretora de informação da RTP. "Confrontados com …

O maior sítio arqueológico submerso do mundo mora no México (e está a surpreender os especialistas)

Uma equipa de especialistas está a explorar há cerca de quatro anos o Grande Aquífero Maia, localizado no México, e tem feito descobertas surpreendentes que vão desde numerosos sítios arqueológicos a vestígios de homens primitivos.  Durante …

Passes baixam para 70 e 80 euros para utentes da região Oeste

Os passes nos transportes públicos para Lisboa vão baixar para 70 euros para utentes de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, e para 80 euros dos restantes concelhos da região. A …

Parar de comer quando se está cheio nem sempre é fácil (e há uma razão para isso)

Com alguns alimentos, parar de comer — mesmo quando se está cheio — nem sempre é fácil. Isto porque algumas destas comidas podem ter sido feitas de forma a que tal aconteça. Nenhum alimento é criado …

Há milhares de misteriosos buracos no fundo do mar da Califórnia

Surgiu um novo mistério perto da costa de Big Sur, na Califórnia, no fundo do Oceano Pacífico: há milhares de pequenos fragmentos redondos retirados dos sedimentos do fundo do mar.   A descoberta foi feita como parte …

NASA apresenta "mapa do tesouro" para encontrar água em Marte

Uma equipa de cientistas da NASA elaborou um mapa da água congelada que existe em Marte e que se acredita estar a apenas 2,5 centímetros abaixo da superfície do Planeta Vermelho - isto é, à …