Greta Thunberg celebra 18.º aniversário com provocação a trolls e terraplanistas

A ativista sueca Greta Thunberg celebrou no passado 3 de janeiro o seu 18.º aniversário, aproveitando o dia para deixar nas redes sociais uma provocação aos seus trolls, bem como àqueles que acreditam que a Terra é plana.

“Muito obrigada a todos pelos votos de boa sorte no meu 18.º aniversário. Hoje à noite poderão encontrar-me no pub local a expor todos os segredos obscuros por detrás da conspiração climática e greve escolar e os meus malfeitores não poderão mais controlar-me. Estou finalmente livre!!”, escreveu Greta Thunberg numa publicação no Twitter.

A publicação de Greta, que se tornou mundialmente conhecida pela sua campanha pelo clima que lançou junto de jovens estudantes quando tinha apenas 15 anos, visa todos aqueles que a acusaram de ser controlada pelos seus pais em prol de outros objetivos e que consideraram que as suas iniciativas eram apenas parte de uma conspiração.

O Presidente cessante dos Estados Unidos, Donald Trump, por exemplo, considerou a jovem sueca como um peão para outras agendas políticas.

Além do texto publicado, Greta deixou ainda uma provocação aos terraplanistas, a comunidade que acredita que a Terra é plana, através da sua camisola, onde se pode ler “Flat Mars Society”, um slogan celebrizado pelo CEO da Tesla e da Space X, Elon Musk.

Há alguns anos, Elon Musk questionou, com alguma ironia e também na rede social Twitter, porque é que não existe uma comunidade que defende que Marte é plano, uma vez que o Planeta Vermelho e a Terra fazem parte de um mesmo sistema planetário.

Esta é uma das questões às quais os terraplanistas não conseguem responder.

Mas o CEO da Tesla não ficou sem resposta. Na mesma rede social, a Flat-Earth Society respondeu cordialmente a Elon Musk: “Ao contrário da Terra, observou-se que Marte é redondo. Esperamos que tenha um dia fantástico”.

A expressão ganhou mais notoriedade quando Elon Musk publicou uma fotografia do seu filho recém-nascido com a mesma frase estampada numa camisola, recorda o IFL Science.

O famoso astrofísico norte-americano Neil deGrasse Tyson tinha já rebatido as alegações dos terraplanistas, considerando que seria muito estranho que todos os planetas do Sistema Solar e até a Lua fossem esféricos e só a Terra fosse plana.

“Há qualquer coisa nessa teoria da conspiração que não bate certo”, afirmou, dizendo acreditar numa outra teoria da conspiração: “As leis da física, as leis da conservação da energia, a forma como o Universo evoluiu e a dinâmica dos seus corpos, tudo isto está a conspirar para tornar as coisas redondas“, sustentou.

Os eclipses solares foram outro dos argumentos apresentados por deGrasse Tyson para defender que a Terra não poderá ser plana.

Sara Silva Alves Sara Silva Alves, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Zap, parece-me que a comunidade terraplanista acredita que a Terra é plana! Se assim for, terá que ser corrigida a parte do texto onde, por lapso, se afirma o contrário.

RESPONDER

Maioria dos cuidadores informais desconhecem que podem aceder a um estatuto

A maioria dos cuidadores informais inquiridos num estudo do movimento que lhes quer "dar voz" revela desconhecer o estatuto em vigor há um ano e queixa-se da falta de apoios para prestar cuidados, mas também …

Novo Banco avança com ação contra empresas de Berardo para cobrar 3,5 milhões de euros

O Novo Banco avançou com uma nova ação de execução contra duas empresas de José Berardo, no valor de 3,5 milhões de euros. O Novo Banco interpôs uma ação de execução ordinária contra a Metalgest e …

Fauci prevê que seja retomado o uso da vacina da Johnson & Johnson nos EUA

Anthony Fauci prevê que o regulador norte-americano ponha fim à pausa temporária do uso da vacina da Johnson & Johnson (J&J) contra a covid-19. Acrescentou ainda que acredita que a decisão será tomada até sexta-feira. "A …

Relatório secreto aponta o dedo à CMVM, auditoras e Angola na queda do BES

O Banco de Portugal não será o único culpado pela queda do BES. O Relatório Costa Pinto aponta o dedo à CMVM, à KPMG e PwC, e ao Banco Nacional de Angola. O Relatório Costa Pinto …

Avança 3.ª fase do desconfinamento. Shoppings, lojas, restaurantes e espetáculos de volta

Esta segunda-feira, a generalidade do país avança para a terceira fase do processo de desconfinamento. A última fase acontece daqui a duas semanas, a 3 de maio. Na generalidade do território nacional vai ser possível, a …

José Mourinho despedido do Tottenham

José Mourinho foi despedido do comando técnico do Tottenham. Os maus resultados da equipa ditaram a saída do treinador. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo portal britânico The Athletic. O lugar do português já há …

Ventura vai "atrás" de Costa (e espera um milhão de votos nas legislativas)

O Chega organizou, este domingo, uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura sublinhou que o partido não tem medo e que "só o povo" pode fazê-lo. O presidente do Chega afirmou, este domingo, que …

Juiz-Anti-Confinamento

"Pelos castelos de Portugal" em protestos ilegais, juiz anti-confinamento não pode ser detido

O juiz Rui Fonseca e Castro, que se tornou conhecido pela postura anti-confinamento tem reunido vários apoiantes em protestos sem máscaras e sem distanciamento social. Mas, apesar da detenção de alguns desses apoiantes, o magistrado …

Navalny. Ministros europeus analisam situação de opositor russo

Os ministros dos Negócios Estrangeiros europeus vão analisar a situação de Alexei Navalny, opositor à Presidência russa cujo estado de saúde se agravou devido à greve de fome que iniciou na prisão, anunciou este domingo …

Espanha aprova lei para proteger as crianças contra a violência. Decisão é pioneira a nível mundial

Espanha está a pouco mais de um mês de dar um passo importante em prol da defesa dos direitos sociais dos cidadãos. O Congresso dos Deputados aprovou na passada quinta-feira o projeto de lei de …