Greta Thunberg celebra 18.º aniversário com provocação a trolls e terraplanistas

A ativista sueca Greta Thunberg celebrou no passado 3 de janeiro o seu 18.º aniversário, aproveitando o dia para deixar nas redes sociais uma provocação aos seus trolls, bem como àqueles que acreditam que a Terra é plana.

“Muito obrigada a todos pelos votos de boa sorte no meu 18.º aniversário. Hoje à noite poderão encontrar-me no pub local a expor todos os segredos obscuros por detrás da conspiração climática e greve escolar e os meus malfeitores não poderão mais controlar-me. Estou finalmente livre!!”, escreveu Greta Thunberg numa publicação no Twitter.

A publicação de Greta, que se tornou mundialmente conhecida pela sua campanha pelo clima que lançou junto de jovens estudantes quando tinha apenas 15 anos, visa todos aqueles que a acusaram de ser controlada pelos seus pais em prol de outros objetivos e que consideraram que as suas iniciativas eram apenas parte de uma conspiração.

O Presidente cessante dos Estados Unidos, Donald Trump, por exemplo, considerou a jovem sueca como um peão para outras agendas políticas.

Além do texto publicado, Greta deixou ainda uma provocação aos terraplanistas, a comunidade que acredita que a Terra é plana, através da sua camisola, onde se pode ler “Flat Mars Society”, um slogan celebrizado pelo CEO da Tesla e da Space X, Elon Musk.

Há alguns anos, Elon Musk questionou, com alguma ironia e também na rede social Twitter, porque é que não existe uma comunidade que defende que Marte é plano, uma vez que o Planeta Vermelho e a Terra fazem parte de um mesmo sistema planetário.

Esta é uma das questões às quais os terraplanistas não conseguem responder.

Mas o CEO da Tesla não ficou sem resposta. Na mesma rede social, a Flat-Earth Society respondeu cordialmente a Elon Musk: “Ao contrário da Terra, observou-se que Marte é redondo. Esperamos que tenha um dia fantástico”.

A expressão ganhou mais notoriedade quando Elon Musk publicou uma fotografia do seu filho recém-nascido com a mesma frase estampada numa camisola, recorda o IFL Science.

O famoso astrofísico norte-americano Neil deGrasse Tyson tinha já rebatido as alegações dos terraplanistas, considerando que seria muito estranho que todos os planetas do Sistema Solar e até a Lua fossem esféricos e só a Terra fosse plana.

“Há qualquer coisa nessa teoria da conspiração que não bate certo”, afirmou, dizendo acreditar numa outra teoria da conspiração: “As leis da física, as leis da conservação da energia, a forma como o Universo evoluiu e a dinâmica dos seus corpos, tudo isto está a conspirar para tornar as coisas redondas“, sustentou.

Os eclipses solares foram outro dos argumentos apresentados por deGrasse Tyson para defender que a Terra não poderá ser plana.

Sara Silva Alves, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Zap, parece-me que a comunidade terraplanista acredita que a Terra é plana! Se assim for, terá que ser corrigida a parte do texto onde, por lapso, se afirma o contrário.

  2. Trigonometria na matemática é tão importante que as pessoa passam a vida inteira copiando em seus cadernos, fazendedo provas..

    E na vida real parece que é tão dificil tirar o que aprendeu e mostrar na pratica a curvatura da terra, interessante que o Matusalém da matemática grega ou outro nome que vocês queiram dar a ele que nem cinzas existe mais conseguiu por inspiração quase que divina fazer os calculos que terra é uma bola quase perfeita, ai a patota fez a festa, principalmente a NASAlândia onde tudo é possivel até água que sobe pelo globo, e o hoje seus adptos nada de nada mesmo tendo todos aparatos eletronicos para isso, solta um sinal de lazer e mede onde era para ter a curvatura, vocês sabem que vão achar, nada de nada, porque a terra é plana

RESPONDER

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …