Pelo ambiente, Greta Thunberg manifesta-se em frente à Casa Branca

A jovem ativista Greta Thunberg participou esta sexta-feira em protestos frente à Casa Branca, que têm sido organizados por um grupo de estudantes, sob o lema “Sextas-feiras pelo Futuro”, para exigir medidas contra as alterações climáticas.

Greta Thunberg, que recusou ser protagonista no evento, fez uma intervenção breve no final da ação, para agradecer aos cerca de 200 estudantes que decidiram fazer hoje greve às aulas para exigir ações contra a crise climática em Washington.

“Não vou discursar porque creio que os oradores (anteriores) já disseram o que havia a dizer, mas quero apenas afirmar que estou grata a orgulhosa pela vossa presença”, considerou Thunberg, às portas do jardim sul da Casa Branca.

Um dos oradores foi Jonah Gottlieb, de 17 anos, diretor executivo da Campanha Nacional das Crianças, dos Estados Unido, que garantiu que ações como esta “enviam uma mensagem ao mundo inteiro e ao establishment” (poder estabelecido).

Gottlieb, cuja família foi vítima dos incêndios no norte do Estado da Califórnia, no último verão, durante a sua intervenção, afirmou: “Estamos contra o sistema de opressão. Eles (poder estabelecido) sabem que vamos atrás deles. Este é o nosso planeta e estamos aqui para ficar!”.

Na sua curta declaração, Thunberg disse que a concentração frente à Casa Branca tinha “muito mais pessoas do que se poderia esperar”, a quem desafiou: “Nunca vos rendais. Vamos continuar. Vemo-nos na próxima semana”.

A adolescente partiu no passado 14 de agosto do porto britânico de Playmouth a bordo do veleiro Malizia II, que não utiliza combustíveis fósseis, em direção de Nova Iorque, em vai participar, em 23 de setembro, na Cimeira da Ação Climática, organizada pela Organização das Nações Unidas.

Antes, no dia 20, Thunberg vai participar em outra manifestação, em Nova Iorque, no quadro de um protesto à escala mundial para exigir ações de combate à emergência climática, a propósito da celebração da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), onde é esperada a participação de mais de uma centena a de chefes de Estado e governo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Quantos humanos são precisos para colonizar Marte? Novo estudo responde

Quantas pessoas são necessárias para colonizar o Planeta Vermelho? Segundo um novo estudo, no mínimo, 110. Jean-Marc Salotti, investigador e professor no Instituto Politécnico de Bordéus, em França, concluiu recentemente que são necessários 110 colonos para …

Manchas gigantes de Betelgeuse podem explicar o seu estranho escurecimento

As manchas gigantes da estrela Betelgeuse podem estar por detrás do estranho escurecimento que esta estrela tem vindo a experimentar, segundo uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha. …

Pela primeira vez, os norte-americanos querem mais imigração - e não menos

Pela primeira vez, os norte-americanos querem ver aumentar a imigração no seu país, escreve o Business Insider citando uma sondagem da Gallup. De acordo com os números apresentados pelo jornal norte-americano, 34% dos cidadãos dos …

Porto 5-0 Belenenses | Segunda parte demolidora no Dragão

O FC Porto respondeu de forma categórica à vitória do Benfica sobre o Boavista por 3-1 na noite de sábado. Na recepção ao Belenenses, os “azuis-e-brancos” golearam por expressivos 5-0, com quatro golos a serem apontados …

Foi exposto o primeiro núcleo exoplanetário. Pode pertencer a gigante gasoso "planeta falhado"

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram o núcleo sobrevivente de um gigante gasoso em órbita de uma estrela distante, oferecendo uma visão sem precedentes do interior de um planeta. O núcleo, que é do mesmo tamanho …

As águas profundas provocam terramotos e tsunamis (e já se sabe como)

Uma nova investigação vincula diretamente o ciclo da água na Terra com a produtividade magmática e a atividade sísmica. A água (H2O) e outros elementos voláteis (como o CO2 e o enxofre) que circulam nas profundezas …

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …