spirosk / Flickr

O levantamento de depósitos dos banco gregos na semana passada atingiu números recorde, de cerca de 14.000 milhões de euros, devido a receios em torno da liquidez dos bancos gregos e do resultado das negociações do novo Governo com a ‘troika’.
De acordo com fontes citadas pela agência financeira Bloomberg, desde o início de janeiro os bancos gregos tinham já perdido 11.000 milhões de euros.
Na semana anterior à vitória do Syriza, partido anti-austeridade de esquerda e favorito nas sondagens antes das eleições, o valor de depósitos levantados subiu para 14.000 milhões.
A fuga aos depósitos entre 19 e 23 de janeiro, dois dias antes das eleições, foi superior ao valor levantando em maio de 2012, no pico da crise grega e perante a possibilidade de, na altura, o país deixar a zona euro.
Standard & Poor’s ameaça baixar o rating
A agência de notação financeira Standard & Poor’s ameaçou esta quarta-feira baixar a nota “B” da Grécia de estável para negativa devido à incerteza política.
“Algumas das políticas económicas e orçamentais promovidas pelo novo governo, liderado pelo Syriza, são incompatíveis com o quadro político negociado entre o anterior governo e os credores”, do país, refere a agência em comunicado.
/Lusa
Para quem ainda tinha dúvidas, está aqui bem claro qual é a confiança que os gregos têm no novo partido que passou a governar a Grécia.