Grécia tenta salvar o turismo e reabre mais de 500 praias (sob o olhar atento de drones)

O sul da Europa tenta emergir do confinamento, depois de vários países equilibrarem a saúde pública com a revitalização do turismo. É o caso da Grécia, que autorizou a reabertura de mais de 500 praias.

O Governo grego, liderado por Kyriakos Mitsotakis, tem vindo a reduzir o confinamento, de forma gradual, desde 4 de maio. Agora, autorizou a abertura de 515 praias e milhares de banhistas encheram os areais neste fim de semana, para fazerem o que não lhes era permitido desde 23 de março.

De acordo com o The Guardian, as cadeiras e os passadiços são desinfetados, não são permitidas mais de 40 pessoas por mil metros quadrados e os guarda-sol devem estar a quatro metros de distância. O manual emitido pelo Governo grego determina ainda que os toldos devem ser colocados a menos de um metro.

Os clubes de praia podem ter as portas abertas, mas sem música ou bebidas alcoólicas, ou seja, tudo o que possa incentivar a interação social.

Os drones vão ser uma ajuda fundamental: vão sobrevoar as praias com o objetivo de detetar zonas congestionadas e ajuntamentos. “Choca as pessoas, que olham para cima e depois afastam-se”, contou um funcionário de uma Câmara.

A polícia e os guardas municipais também controlaram a distância entre guarda-sóis e pediam aos banhistas que respeitassem as regras, correndo o risco de serem multados.

É uma jornada em direção a um mundo novo, diferente. Mas correu melhor do que esperávamos”, disse Giorgos Papanicolaou, presidente da Câmara de Glyfada, cujo município administra uma longa extensão de praia situada na parte sul da área urbana de Atenas.

A Grécia é muito dependente do turismo. Com a aplicação das medidas de confinamento para conter a propagação do novo vírus, o país registou menos casos de covid-19 do que os países vizinhos – mais de 2.800 infeções com 160 mortes – mas a prioridade agora é salvar este setor.

A Grécia pode ser forçada a confiar no turismo doméstico, tal como Espanha ou Itália. Ainda assim, o país espera atrair turistas estrangeiros quando, se tudo correr bem, relaxar o controlo das fronteiras a 1 de julho.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo europeu releva que carros híbridos são “desastre ambiental”

Um estudo europeu chamou aos carros híbridos plug-in um "desastre ambiental" - as emissões de dióxido de carbono destes carros encontrar-se-ão acima do legalmente declarado e a associação ambientalista Zero pede o fim dos benefícios …

Fisco alerta para mensagens falsas enviadas a contribuintes

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou os contribuintes, numa mensagem no portal das Finanças, para o envio de mensagens falsas para o telemóvel nas quais é pedido que se carregue em 'links' que são …

"Pandemia do medo". Crianças brincam cada vez menos e isso pode aumentar a ansiedade

A pandemia assim o obriga. Mais tempo fechadas em salas de aula e sem oportunidades para brincarem com os amigos, as crianças estão cada vez mais sedentárias e isso não é positivo para o seu …

Convívio deve ser limitado às pessoas com quem se vive, apela DGS

A diretora-geral da Saúde apelou aos portugueses, esta segunda-feira, na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia em Portugal, para limitarem os contactos físicos às pessoas com quem vivem. "Ao conviver em presença com familiares …

"Lembranças da Lua." China prepara missão para recolher amostras do solo lunar

A China vai fazer a primeira tentativa desde os anos 70 de ir à Lua recolher rochas. A missão ficará a cargo da Chang'e 5, que será lançada esta terça-feira. A Chang'e 5 vai realizar a …

Hotéis já podem ser usados como escritórios e centros de dia

Os estabelecimentos hoteleiros, de turismo de habitação e resorts já estão autorizados a serem temporariamente usados como escritórios, showrooms e centros de dia, segundo o decreto-lei publicado em Diário da República. O diploma publicado no domingo, …

Bolsonaro critica "ataques injustificados" sobre a desflorestação da Amazónia

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, considerou durante a cimeira virtual do G20, que as críticas sobre o aumento da desflorestação são "ataques injustificados" e "demagógicos" que surgem de países "menos competitivos". “Eu apresento factos, dados …

Dois novos casos de legionella diagnosticados no Grande Porto

Mais duas pessoas foram diagnosticadas com legionella, esta segunda-feira, na região do Grande Porto, elevando para 87 o número de casos identificados desde o início do surto. Fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) …

Reformaram-se 1.649 professores este ano. É o valor mais alto desde 2013

Este ano, reformaram-se mais 1.649 professores em Portugal continental. É o valor mais alto dos últimos sete anos. De acordo com o Correio da Manhã, entre janeiro e dezembro deste ano, aposentaram-se 1.649 professores em Portugal …

Já foram assassinadas 30 mulheres este ano, metade por violência doméstica

O Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA) contabilizou 30 mulheres assassinadas entre 1 de janeiro e o dia 15 de novembro, 16 das quais em contexto de relações de intimidade, um valor abaixo das 21 registadas …