Grécia tenta salvar o turismo e reabre mais de 500 praias (sob o olhar atento de drones)

O sul da Europa tenta emergir do confinamento, depois de vários países equilibrarem a saúde pública com a revitalização do turismo. É o caso da Grécia, que autorizou a reabertura de mais de 500 praias.

O Governo grego, liderado por Kyriakos Mitsotakis, tem vindo a reduzir o confinamento, de forma gradual, desde 4 de maio. Agora, autorizou a abertura de 515 praias e milhares de banhistas encheram os areais neste fim de semana, para fazerem o que não lhes era permitido desde 23 de março.

De acordo com o The Guardian, as cadeiras e os passadiços são desinfetados, não são permitidas mais de 40 pessoas por mil metros quadrados e os guarda-sol devem estar a quatro metros de distância. O manual emitido pelo Governo grego determina ainda que os toldos devem ser colocados a menos de um metro.

Os clubes de praia podem ter as portas abertas, mas sem música ou bebidas alcoólicas, ou seja, tudo o que possa incentivar a interação social.

Os drones vão ser uma ajuda fundamental: vão sobrevoar as praias com o objetivo de detetar zonas congestionadas e ajuntamentos. “Choca as pessoas, que olham para cima e depois afastam-se”, contou um funcionário de uma Câmara.

A polícia e os guardas municipais também controlaram a distância entre guarda-sóis e pediam aos banhistas que respeitassem as regras, correndo o risco de serem multados.

É uma jornada em direção a um mundo novo, diferente. Mas correu melhor do que esperávamos”, disse Giorgos Papanicolaou, presidente da Câmara de Glyfada, cujo município administra uma longa extensão de praia situada na parte sul da área urbana de Atenas.

A Grécia é muito dependente do turismo. Com a aplicação das medidas de confinamento para conter a propagação do novo vírus, o país registou menos casos de covid-19 do que os países vizinhos – mais de 2.800 infeções com 160 mortes – mas a prioridade agora é salvar este setor.

A Grécia pode ser forçada a confiar no turismo doméstico, tal como Espanha ou Itália. Ainda assim, o país espera atrair turistas estrangeiros quando, se tudo correr bem, relaxar o controlo das fronteiras a 1 de julho.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PJ acredita ter detido homem que ateou fogo que matou animais em canil de Santo Tirso

A Polícia Judiciária (PJ) está "convencida" de que o autor do fogo que teve origem em Valongo e se estendeu a Santo Tirso, onde dezenas de animais morreram, é um eletricista que foi esta quarta-feira …

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …