/

Divulgada a gravação em que Trump discute pagamento no caso da ex-modelo

Michael Reynolds / EPA

Esta quarta-feira, a CNN divulgou a gravação em que Donald Trump negoceia com o seu advogado, Michael Cohen, o pagamento “em cash” dos direitos sobre a história da ex-modelo da Playboy, Karen McDougal, sobre o seu alegado caso com o Presidente dos Estados Unidos.

A CNN divulgou, esta quarta-feira, no programa Cuomo Prime Time, os primeiros excertos da gravação feita pelo antigo advogado de Donald Trump, Michael Cohen, em 2016 quando o magnata era candidato à presidência dos Estados Unidos. O áudio foi encontrado pelas autoridades norte-americanas nas buscas que fizeram ao gabinete de Cohen.

Na gravação em causa, ouve-se Donald Trump a discutir com o seu advogado a forma de comprar os direitos da história que Karen McDougal estava a tentar vender à imprensa. A ex-modelo da Playboy dizia ter mantido uma relação extra-conjugal com o chefe de Estado em 2006.

O áudio foi gravado por Michael Cohen em 2016, em plena campanha eleitoral. Na gravação, o então advogado de Trump sugere “abrir uma empresa” para “fazer a transferência” ao “amigo David” – David Pecker, amigo próximo de Trump e proprietário da American Media, que detém o tabloide National Enquirer.

O Observador explica que a estratégia passava por adquirir os direitos da história de modo a impedir a sua futura divulgação. Tanto o Presidente como o advogado queriam comprar o silêncio da ex-modelo, cuja intenção era vender a história aos meios de comunicação social.

Desta forma, como Pecker era um amigo próximo de Donald Trump, o pagamento podia ser feito ao próprio Pecker, como forma de pagar o “favor” de ter adquirido a história para a abafar”, ou à modelo, através da American Media. No entanto, o destinatário final do pagamento permanece um mistério.

Mais à frente no áudio, Cohen diz “nós temos de pagar” e Trump responde, ordenando que o pagamento seja feito “em cash“. Contudo, devido às más condições da gravação, não é claro se o chefe de Estado dos EUA sugere que o pagamento seja feito em dinheiro ou se se recusa a pagar de todo.

A gravação, fornecida à CNN por Lanny Davis, atual advogado de Michael Cohen, foi mais tarde divulgada no canal de YouTube da ABC.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.