A Grândola Vila Morena abafou “a maior marcha alguma vez vista” do Chega

Nuno Veiga / Lusa

Manifestação de cidadãos “Pela Liberdade” recebeu marcha antirracismo em Évora com cravos vermelhos e a Grândola Vila Morena.

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração “Pela Liberdade” receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de “Grândola Vila Morena” e empunhando cravos vermelhos de papel.

Esta contra-manifestação de um grupo de cidadãos de Évora, sob o lema “Pela Liberdade”, começou a juntar-se na praça central da cidade alentejana desde o final da tarde, afinando as vozes com gritos e palavras de ordem até à hora da chegada da marcha de apoiantes do partido Chega.

Ventura tinha anunciado em Agosto que esta seria “a maior marcha alguma vez vista em Portugal” contra o discurso “hipócrita” do “anti-racismo” que diz ser uma forma de “esconder a corrupção”.

Mas a marcha não terá tido, afinal, a dimensão esperada e acabou por ser abafada pela presença da manifestação “Pela Liberdade”.

Mal apareceram os primeiros apoiantes do partido liderado por André Ventura, começaram os gritos de “25 de Abril sempre, fascismo nunca mais”.

Depois, a canção “Grândola Vila Morena”, de Zeca Afonso, que ecoou a partir da varanda da Sociedade Harmonia Eborense (SHE), tomou “conta” da Praça do Giraldo, com palmas dos manifestantes “Pela Liberdade” e assobios dos apoiantes do Chega.

Do lado do Chega, gritava-se o “racismo é distracção” e “Portugal não é racista”, entre elogios à polícia.

“Mostrar que Évora pode ser um exemplo”

Perante a presença da PSP, a formar cordões de ambos os lados da barricada, mantendo à distância de cerca de 150 metros os dois grupos, não houve incidentes, apesar das provocações mútuas.

Este “encontro” na praça terminou pouco depois das 21 horas quando os últimos apoiantes do Chega deixaram o local. Os participantes do outro lado também acabaram por desmobilizar.

“Eles [Chega] decidiram vir a Évora provocar, porque o Alentejo é uma região marcadamente de esquerda e vieram fazer um teste”, afirmou à agência Lusa Luís Guimarães, um dos elementos da concentração, de máscara na cara e de autocolante com a cara de Catarina Eufémia no casaco.

O mesmo participante disse ter aderido à iniciativa por considerar que é preciso “reagir nas ruas” e “mostrar que Évora pode ser um exemplo para as outras cidades porque o que eles [Chega] defendem é perigoso“.

Uma imagem divulgada no Twitter do Bloco de Esquerda revela o que o partido diz ser “o flop do Chega” em Évora, mostrando uma alegada presença em maior número dos manifestantes “Pela Liberdade”.

Ventura chegou com pouco distanciamento social

Com um atraso de quase meia-hora, André Ventura chegou à Praça do Giraldo escoltado por seguranças.

“Évora também é nossa”, congratulou-se o líder do Chega no seu perfil do Twitter, referindo-se a uma cidade cuja autarquia é dirigida pela Coligação Democrática Unitária (PCP e “Os Verdes”).

Uma esmagadora maioria de homens de meia idade foi gritando as palavras de ordem: “Chega, Chega! Portugal, Portugal! André, em frente, tens aqui a tua gente! André, amigo, o povo está contigo!”, sempre num ajuntamento desregrado, com pouca ou nenhuma distância social.

O “número dois” do partido, Diogo Pacheco do Amorim, esteve sempre sem máscara, assim como dezenas de outros manifestantes.

Empunhando um microfone durante todo o percurso, André Ventura foi repetindo as palavras de ordem e sublinhando o apoio do Chega aos profissionais das forças de segurança.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

75 COMENTÁRIOS

  1. As coisas são simples
    A União Europeia, com dezenas de anos em atraso, equiparou o comunismo e afins ao nazismo – FACTO.
    Logo essa ideologia nem deveria constar no mapa político português – COERÊNCIA, LEGALIDADE
    O povo já não ordena NADA, e TODOS o sabemos – FACTO
    Daí decorre que a grândola é surrealista no actual contexto, há já muitos anos

    Quanto à postura, é mais do mesmo.
    O 25 de Novembro de 1975 foi lamentavelmente inconsequente

    “Fascismo nunca mais”

    ESTALINISMO SEMPRE

    • pela tua maneira de ser ou és fascista ou és bufo. as duas se dao muito bem. vê là se o ventura alguma vês ganha e depois perdes a liberdade de dizeres o que queres. a liberdade é muito bonita e eu gosto e por isso 25 de ABRIL SEMRE.

      • Cuidado com as coronárias
        Eh pá, o 25 até foi uma festa bonita.
        O pior, isto é, a merda, começou e continuou-se a 26 de abril de 1974 a 202 x?
        Andas um pouco distraído
        ACORDA para a vida

        Cumprimentos revolucionários

    • Por acaso estou de acordo contigo , e é pena que assim não seja . Como o Estalinismo matou mais que o fascismo do Hitler talvez fosse um bom pretexto para te mandarem fazer companhia aos dois.

      • Folgo que estejas de acordo comigo

        Mas tens muita confusão na área, cabeça
        O Hitler e o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães não oram nunca fascistas.
        SOCIALISTAS de cariz nacionalista.
        SOCIALISTAS

        Já os outros, da URSS, também SOCIALISTAS, mas de cariz internacionalista (exportação)
        SOCIALISTAS

        Para os burgueses que se dizem “socialistas”, andam à boleia do socialismo, basta ouvir os camaradas Jerónimo, Catarina/Marisa, Ana Gomes,…todos se dizem socialistas, e ponto final.

        TUDO FARINHA DO MESMO SACO

        Cumprimentos revolucionários

      • Sim, matou. Mas levou (muito) mais tempo a chegar a esses números, quase 30 anos. Nada que se compare aos menos de 10 anos em que o Hitler meteu na cabeça começar a eliminar vidas humanas como se fosse nada, com intervalos pelo meio.
        Nenhum dos 2 merece perdão ou redenção, pois foram dos maiores assassinos em massa que o Mundo conheceu. Agora o comunismo em si em termos teóricos, no entanto falha pela quantidade de canalhas que existe na humanidade e de pessoas que cedem à corrupção, ao nepotismo e à indigência. Num aparte final, é “engraçado” ninguém mencionar o rei Leopoldo I, que causou a morte a mais de 15 milhões (!!)de congoleses na.actual Rep. Dem. do Congo, ou os milhões de africanos escravizados pelos europeus ocidentais, com Portugal e depois a Espanha na vanguarda, acções essas que se propagaram por séculos e a uma escala de escravização anual nunca antes vista…

      • Claro!!! Foi Estaline que detonou 2 bombas atómicas em cima de mulheres, crianças e velhos (os homens estavam na guerra) e deu início à Era atómica!!!

  2. E assim que começam as ditaduras, COM UM POPULISTA, que alimenta a ambição de uns quantos que ainda não esqueceram o fascismo! Todo o cuidado é pouco e acho muito bem o que foi feito em Évora pelos manifestantes da Liberdade. 25 de ABRIL SEMPRE, FASCISMO NUNCA MAIS! A memória é curta e há pessoas que se esqueceram depressa do que foi feito ao Povo Português durante quase 50 anos de ditadura. Que vejam as séries que têm dado na TV, canal 1, a forma como os que não alinhavam com o regime sofriam! era a tortura, os tiros à queima-roupa e a morte em qualquer esquina!… Que a GRÂNDOLA VILA MORENA, OS CRAVOS DE ABRIL E A LIBERDADE, abafem sempre qualquer tentativa da extrema direita!!!

    • Sim, e que a extrema esquerda, com o seu fabuloso modelo comunista de óptimos resultados onde se implementou, dure para sempre. Ainda gostava de entender porque a extrema direita é vista como criminosa e a extrema esquerda não! Até porque eu tenho visto bastantes crimes da esquerda (isenção de impostos à medida, festas com contas não prestadas, etc etc). Não que a direita também não os cometa, mas isso já é um problema do nosso país em cima de outro. Essa treta do 25 de Abril foi uma bênção para os comunistas, que se apoderaram de muitas propriedades e instituições nacionais, de que os mídia são um excelente exemplo, como se pode ver por esta notícia…

      • Ó Zé Couves ou das Couves, pode dar um retrato sucinto do que afirma, sem exuberâncias caluniosas? Como vos resguardais sob um pseudónimo não deveria dar-vos grande importância pela cobardia de urbanidade demonstrada, no entanto, dos meus mais de setenta anos em contraposição vos digo que, certamente, jamais haveis conhecido este país, apenas viveis nele, como um sem-abrigo, alardeando proposições esdrúxulas e espatafúrdias. Dou-vos um pequeno conselho, se quereis saber algo mais sobre a realidade estudai ou, se isso não vos for possível, por incapacidade, solicitai que vos seja dada alguma (mínima) ajuda intelectual.

        • Tenho mais de setenta anos e sempre achei que o comunismo era uma ideologia sem pés nem cabeça. Por isso é que o berço do comunismo (Rússia) abandonou essa miséria. Pela Europa essa ideologia desapareceu e só por aqui ficou, mas tem os dias contados. Arrepia-me quando vejo o que se passa na Venezuela e na Coreia do Norte, onde o povo é espezinhado miseravelmente.

      • Zezinho;vai plantar couves.Onde estavas tu quando foi o 25 de Abril? Não te esqueças que foi o 25 de Abril que permitiu que viesses agora escrever bacoradas para a NET.Gostas de ditadores ou projetos de ditadores?Vai lá para a Venezuela ou Coreia do Norte e podes tornar-te patriota á vontade.

    • Provavelmente, como eu próprio, viveu e teve de suportar a Ditadura Salazarista. Mas, até parece que o Saudosismo desses Anos intermináveis, é transmitido por alguns “Seniors” aos mais novos, que nunca “provaram” e espero nunca venham a provar dessa intragável ementa. O “sistema” actual, baseado na Democracia, pode ser (imperfeito) em vários aspectos e sou critico e contra o que mina a nossa Sociedade; mas prefiro combater como posso o que está mal, que acabar os meus Dias num País dirigido por um “Ditadorzeco Fachisoïde”. A Democracia não é um conceito inalterável, mas sim algo que se pode aperfeiçoar, para o bem de todos !…….Bem haja Sr. António!..

      • Obscurantista, fala de Salazar, e nem sequer foi ele quem impôs a ditadura, foram os militares. No entanto gente do seu tipo defende os regimes mais cruéis e desumanos da História! Já todos o topamos! Vocês só atrapalham e empobrecem este país, nada deram de bom ao Mundo a não se4r fome e morte!

        • Obscurantismo, foi próprio do Regime de Salazar, mantendo o Povo sem acesso ao conhecimento, sem o direito de protestar ou de opinião, repressão de qualquer actividade Politica contra o Regime….OBSCURANTISMO foi isto !….. Não defendo e nunca defenderei qualquer Regime Totalitário, seja ele de cor Vermelha ou Azul. Portanto se deseja viver o mesmo regime Salazarista …..um conselho , mude-se para um País Totalitário de sua escolha… Boa Viagem !

        • Eles confundem-se mesmo . As repúblicas soviéticas eram socialistas ou comunistas ? O Partido Comunista era alinhado com quem ? URCS ou URSS ? Mario Soares ainda falava em socialismo democrático. Mas em Portugal isso morreu com a geringonça. Mas de facto existem várias versões de socialismo sendo uma delas a comunista , outra o nacional socialismo ou até o fascismo também ele um derivado dessa coisa . Mas pode ser que esteja errado e estou aberto a aprender com quem possua mais doutas opiniões

    • Fosca-se que o comunismo é um perigo. Só gente analfabeta e pelintra gosta desta aberração. Esta tralha quer dizer que gosta do governo da Venezuela e do da Coreia do Norte. Que miséria de gente !

  3. Não vai demorar muito tempo para o CHEGA ser a terceira força partidária em Portugal. Vai ser já nas próximas eleições legislativas.
    E depois a sociedade e os políticos vão perguntar-se: como foi possível?
    Basta olhar para a política e justiça que temos. Continuem assim, que o CHEGA agradece.

    • O Chega facilmente atingirá a terceira posição. São tais as lamentações dos portugueses face à carga de impostos a que têm vindo a ser sujeitos, sobretudo neste séc. XXI, que o Chega pode ser a voz de repúdio dessa sobrecarga enorme que o povo vem suportando.

      • Sinistro, iria dizer que estes dois comentários foram feitos por alguém pertencente diretamente ao Chega. Deve ser impressão minha.

  4. Mas quem se acham estes “defensores da liberdade” defensores de regimes obscurantista para dizer “o Alentejo é uma região marcadamente de esquerda”? É propriedade privada da esquerda radical? Estes tipos fazem contra-manifestações e e depois dizem que são provocados? Mas que miséria de candidatos a tiranetes são estas aventesmas? Têm algum precedente em que possam dizer que os regimes que tanto advogam são democráticos e livres? A liberdade é exclusivo deles? Não sou simpatizante do Chega nem nada que se pareça, mas sou anticomunista primário, secundário, terciário seja lá o que for. Estes partidos deviam estar equiparados aos NAZIS. Ninguém lhes passou procuração para “lutar” em nome dos portugueses!

  5. Que liberdade teríamos nós de se manifestar num regime comunista? Que ditadura pior do que esta no planeta se poderá encontrar? Bom apetite compadres!

  6. Os fascistas estão hoje mais activos que nunca. Uma das bandeiras destes saudosistas é a bandeira da anti-corrupção, fazendo crer que no tempo do fascismo não havia corrupção. Ora basta querer saber para chegar À conclusão de que durante o fascismo a corrupção era mais do que muita. É certo que agora também há corrupção, sobretudo de gente da direita. Por isso, esta gente não são solução para nada, são sim uma ameaça às liberdades e uma ameaça para qualquer minoria. O seu discurso violento é bem elucidativo. Parabéns aos democratas de Évora pacificamnete que os colocaram no seu lugar.

    • Democratas???? Rsrsrsrsrs. Comunas democratas????? Hehehehe. Com a girândola é que enganam papalvos. O Povo nunca ordenou nada!!!!

  7. Infelizmente o sr. está muito certo. Era melhor que a coisa fosse mais preto e branco, mas não é. O autoritarismo seja ele qual for assemelha-se. Não é por acaso que Salazar perseguiu Rolão Preto; Estaline matou Trotsky, Franco fusilou Juan José Dominguez e os revolucionários reabriram o Tarrafal para aprisionar os que não alinhavam com o discurso Pop do momento.
    Enfim ou a outra face da mesma moeda ou faces iguais de moedas diferentes

  8. É triste ver como a notícia está distorcida. Utilizaram altifalantes e com isso criaram uma zoeira em provocação, os cravos de papel só demonstram que o 25 de Abril é a fazer de conta e depois o partido Chega não é fascista, foi aceite pelo Tribunal Constitucional e está devidamente legalizado, por outro lado escusam de dizer que foi a população de Évora que fez a contramanifestação, pois vi por lá muitas caras que não são de Évora e para terminar podiam ter dito que do partido Chega seriam perto de 700 pessoas e dos antifas nem 100 eram, além do mais vi muitas janelas abrirem-se para apoiar o Chega! Quando não se é sério, é assim que se notícia e para além do mais não há proprietários do Alentejo, todos os portugueses de qualquer ideologia, raça ou credo têm direito a sentir-se, também, alentejanos!

    • Por falar em ignorância, aqui ficam algumas: Turquia, Filipinas, Síria, Tailândia, Mauritânia, Arabia Saudita, Rússia, Irão, etc…
      Ditadura é ditadura e pouco importa se é mais de direira ou mais de esquerda – os métodos e resultados são os mesmos: o povo passa a valer ZERO!!

  9. Então mas o que representa a atitude do PCP ao fazer a Festa do Avante? foi um acto de liberdade ou de autoritarismo tendo em conta a situação de pandemia? eu nao sou do Chega nem do PCP mas a liberdade para mim começa no respeito que se tem pelos outros e o PCP para conseguir fazer a festa não respeitou ninguém, colocou todos em risco sem se importar das consequências e sem olhar ao que se estava a passar à sua volta fez a festa e pronto, isso para mim é autoritarismo, e ninguém nos diz que este aumento de casos não tenha em parte a ver com isso

  10. Caros comentadores.

    Os “ismos” de que tanto se falam são ideologias que têm funcionado até aqui mas que estão a confluir todas num ponto: o “culto da Personalidade” e/ou chamemos “culto de Elite”.
    A verdadeira mudança positiva está no sentido de Serviço desde a nossa Família e Amigos à Comunidade Local, Nacional e à Global.
    Como?
    Eis o meu Lema:
    Fazer “aos outros” o que realmente gostaria que me fizessem.
    2 nuances:
    “aos outros” – considerando que somos indivíduos separados fisicamente mas partilhamos a mesma essência.
    Sentido positivo – interessa muito mais o que se poderá fazer uma vez que foi o passado que nos modelou e que temos agora, nas nossas mãos, o poder de mudar o futuro.
    Portanto, agir local para mudar global.

    Um grande abraço fraterno

    • …caro Pedro, acha mesmo?
      Mas alguém quer saber de uma opinião conciliatória, construtiva, não fracturante e que não insulte ninguém?
      Que desperdício de tempo o seu!

  11. Sem dúvida q o fazer uma manif destas no terreno do inimigo é uma provocação e um teste de força! O PCP e BE tiveram mesmo de dar tudo para não serem humilhados! A partir daí foi só ver a comunicação social e a esquerda net a gritar q a manif foi silenciada pela girândola vila morena se na próxima o Ventura levar um camião de som com mega watts de som o q vão dizer? Já agora digam os números oficiais! Ainda não os vi! Seja como for a alfinetada já foi dada e a extrema esquerda já se encontra a mexer como nunca!
    Uma vez mais ficou demonstrado a função de propaganda da comunicação social

  12. Cada um deve ser livre de escolher o caminho que pretende seguir. A extrema esquerda (pcp/bloco/etc.) em nada é melhor que a extrema direita, basta recordar os milhões e milhões de mortos que os regimes russo e chinês, para não citar outros, provocaram para se implementarem. E até o que se passa actualmente nesses países

  13. A SIC a dizer que foram respeitadas as regras de segurança da pandemia no congresso e a RTP a dizer (e a mostrar) que essas regras não foram respeitadas! Curioso!

  14. Poderá uma democracia ser tão madura ao ponto de aceitar no seu seio ideologias antidemocráticas (os três totalitarismos, comunismo, fascismo, fundamentalismo islâmico), eis a questão. Na minha opinião, não, pela simples razão de que, caso uma delas chegue ao poder, a democracia morre. Até nos comentários acima é possível verificar a impossibilidade de convivência dessas ideologias extremistas e totalitárias.
    A questão que se segue é: Poderá o Estado democrático proibir as ideologias totalitárias sem pôr em causa um dos seus pilares, a liberdade de expressão?

  15. Não estive em Évora porque não sou do CHEGA. Este partido fez DEMOCRÁTICAMENTE uma marcha em Évora, nada a disser. Tenho a dizer o seguinte: se é verdade o que algumas pessoas deste forum disseram sobre os números das duas manifestações é verdadeiramente antidemocrática a notícia que saiu na imprensa, uma vergonha. Já imaginaram se fosse ao contrário? Se fosse o CHEGA a receber a marcha com megafones, o que seria. Eu sou democrático e isto não posso admitir. Viva a democracia

  16. Há muita confusão com esta notícia e em relação aos factos! O chega é um partido legal, logo, tem os mesmos direitos em se manifestar nas ruas como os demais! Nunca vi ninguém manifestar se contra o BE ou outros que são tão ou mais extremistas que o Chega! Perante estes factos, quem faz contra manifestações contra um partido legal, estão a ser ditador e autoritário! Democracia, pressupõe respeito pelas ideias dos outros! Quando ao 25 de abril, foi uma revolução que pretendia instalar um regime comunista, que eu saiba, os regimes comunistas não são democracias; portanto, foi o 25 de novembro que nos garantiu a liberdade que temos! Quanto aos ditadores, eles não nascem nem se fazem ditadores, é uma sequência de miséria, corrupção, anarquia, injustiças e outros problemas da sociedade que o sistema políticos não conseguem resolver, que levam ao aparecimento de ditaduras! Por isso, não se preocupem com o Chega, preocupem se com quem nos desgoverna há 45 anos, porque meus senhores, quando forem as eleições, se o povo estiver satisfeito, sem fome e vir os corruptos e outros criminosos a serem condenados, ninguém vai votar em salvadores da pátria.

  17. Os comunistas são uns artistas só eles é que querem viver bem, por norma são invejosos, e só tem defeitos, fora com eles, abaixo os comunas, e eu até trabalho nas obras.

  18. Fascismo e Comunismo são duas faces da mesma coisa, ditaduras totalitárias. Por bem, houve quem se manifesta-se contra a manifestação fascista do Chega. O partido neofascista e xenófobo tem a coragem de dizer que em Portugal não há racismo. Talvez cresçam, talvez sejam muitos, mas certamente que a maioria dos portugueses vão rapidamente perceber que André Ventura é um populista, sem nenhuma ideologia, carreirista do século XXI. De todos os comentários o que mais me impressionou, foi o dizerem que Salazar não institui a ditadura, mas sim os militares. Sim, está correcto mas Salazar aderiu à ditadura, aliás “elaborou” a constituição de 33, criou a censura, a PVDE, a União Nacional, a Legião e a mocidade portuguesa. Enfim também era bom rapaz, como Ventura! E não havia corrupção, pois, leiam a história dos anos da WW2 em Portugal e aprendam quantos patos bravos enriqueceram com o volfrâmio, e todo o tipo de produtos contrabandeados, debaixo da complacência da PIDE. O 25 de Abril não foi uma revolução comunista, foi um acto heróico de alguns militares, para garantirem o fim da guerra e a liberdade. Inspiro-me em Salgueiro Maia e na sua postura, fez o que tinha de ser feito e nunca reenvendicou nada para si. É desta massa que são feitos os verdadeiros grandes portugueses.

    • Folgo em ver que não sou o único a ter uma má memoria desses Anos de escuridão. Ditadura Fascista, já provei, e espero nunca mais a ter de viver. E para isso não é preciso ser militante Comunista, Socialista ou membro de outro Clube, basta ser Democrata !…Felicitações por o seu texto Sr. H. Guerra !.

      • “E para isso não é preciso ser militante Comunista, Socialista ou membro de outro Clube, basta ser Democrata !…”
        .
        Muito bem, mas o problema é explicar isso ao rebanho alienado e ignorante da seita do Ventura (e outras semelhantes pelo mundo fora)!
        O “artista” chega ao cúmulo de falar no Sá Carneiro!…

  19. A malta da extrema esquerda em Portugal ainda anda iludida , não sabem que já são residuais em quase toda a Europa ??? Mesmo em Espanha onde o equivalente ao PCP já não existe mas ainda há o equivalente ao BE que e o Podermos , em questão de 3 anos 2 actos eleitorais foi suplantado por o VOX equivalente ao Chega , alguém duvida que o mesmo vai acontecer em Portugal.

  20. Será que sou só eu que vê que a democracia da Venezuela é da Coreia do Norte são das piores do mundo. Parece-me que são de EE? As duas últimas do mundo talvez Cuba. No início dos anos 90 éramos o 9.°pais da CEE,em qualidade de vida. Na nossa democracia 80%de governos socialistas. Estamos em 2020, e o pior pesadelo dos Portugueses, que nunca nos piores pesadelos pensavam ser possíveis. Somos o 31.° país da UE. O último da Europa. Depois de 50 anos de Esquerda. Porque não ter 50 anos de direita e em 2070 voltamos a falar, para saber se continuamos a ser dos paises mais pobres da Europa

  21. Estas ideologias sao passado, o futuro precisa novos desafios e de novos sistemas mais evoluidos, ignorar isto ‘e atrazar o futuro.
    Pensar nestes sistemas ‘e uma perda de tempo.

    Ainda nao perceberam que ser humano repete tudo para bem ou para mal.

    E voce quer ser mais uma ovelha.

  22. O 25a da traição, da cobardia e dos crimes, na Guiné, Angola, Moçambique e Timor, essa “abrilada” perpetuou TRÊS milhões de mortes.

  23. Folclore à parte, convém a Portugal e aos Portugueses afastar este senhor André Ventura da politica o mais rapidamente possível.

    Não passa de um oportunista perigoso que vai tentar tirar vantagem da algum descontentamento dos Portugueses com a classe politica.

    Não alinhem na história de que «qualquer coisa é melhor do que o que temos». Não é verdade! Abram os olhos. Vejam o que aconteceu na Itália ou nos EUA. Vejam o que aconteceu no Brasil…… querem aquele nível de idiota a mandar em Portugal?? Pensem no país e na Europa que estão a moldar com o vosso voto.

    Querem ‘castigar’ os políticos, votem em branco ou nulo. Não usem o vosso voto de protesto para eleger este tipo de esterco que a única coisa que procura é proveito pessoal.

  24. A politica sempre foi um bom habitat para os vermes da sociedade. Assim, nao há como estranhar o aparecimento deste inergumeno, mas nao é o único. Estas ultimas eleições reveleram que o nosso futuro nao está protegido por esta nova “geração” de politicos, tirando algumas excepções honrosas.
    Se o Ventura é um fascizoide, nojento e aproveitador, que conseguiu poleiro politico, nao à conta da agenda politica apresentada (que por acaso foi plagiada do Manuel Monteiro), mas porque era paineleiro futebolistico afecto a um popular clube de futebol, num reles canal de TV, que tal como ele, granjeia adeptos nos mais ignorantes da sociedade. Do outro lado temos uma Joacine que apesar de só se envergonhar a si propria, acaba por manchar os ideias de base do seu ex partido, à conta de um egocentrismo desmesurado, de tiques de vedetismo estranhissimos e pouca capacidade argumentativa (que em nada tem a ver com a gaguez, é mesmo pouca massa cinzenta). Estas duas figuras, sendo a antitese uma da outra, sao semelhantes na sua essência, vazios de conteudo, agarrados a chavões e apelando aos injustiçados para se reverem neles sem na realidade apresentarem medidas serias… é só choro e apelos à revolta. Será este o futuro do nosso Portugal quase milenar? São estas a soluçoes das novas gerações (nas quais eu me insiro)? Bardamerda para estes abutres …. se eles sao o sangue novo, nao ha duvidas que no futuro este pais nao voltará às nossas mãos tão cedo. Pobre Afonso Henriques… soubesse ele que isto ia chegar a este ponto e nao teria batido na mae..teria batido era em retirada de volta para França.

  25. Uma coisa que ej acho extremamente “engraçada” é o facto de o escritor do artigo não se dar ao luxo de apontar as falhas e erros da contra-manifestação que foi feita, estampados logo na imagem de abertura: nem todos tinham máscara E distanciamento social para eles não foi obrigatório.

    Em relação ao assunto do artigo, e para relembrar muitos dos/as senhores/as comentadores/as de bancada, NUNCA SE ESQUEÇAM do seguinte: por mais que queiram gritar que o Hitler e o Nazismo fizeram coisas ruins e horríveis, eles NUNCA saíram dos seus princípios: tirar dos “ricos” para dar ao “povo” aquilo que eles precisavam para efectuar o fabrico dos produtos que vendiam, tal e qual como manda o socialismo…

    O problema é que, tal e qual como qualquer outro terrorista, ele usou e atacou uma outra etnia para conseguir esse fim. Os socialistas só atacam os “ricos”, mas a ideologia é exatamente a mesma.

    Ora então, se são Anti-Fascist isso significa que são anti-SOCIALISTAS, certo?
    Não vão ser hipócritas, POIS NÃO?

  26. Só podia ser provocação! Escolher o Alentejo onde se comeu o pão que o diabo amassou, onde se trabalhava de sol a sol para encher os bolsos aos senhores apoiantes do chega, donos de hectares e hectares quando os que trabalhavam a terra não tinham um canteiro para semear o que quer que fosse, só podia ser provocação!! Pretenderam mostrar ao povo português que até os alentejanos estavam rendidos à propaganda do chega, mas enganaram-se tiveram a resposta adequada com as vozes do cante alentejano entoando uma das mais sagradas canções portuguesas!!

    • Tudo melhorou com as ocupações selvagens dos comunistas e com a reforma agrária. Enquanto houve gado nos campos, vinho nas adegas e azeite nos lagares, era só maravilhas. Quando isso se acabou deram à sola. Repor O que foi esbanjado, está quieto ó mau. As últimas cabeças de gado foram vendidas ao desbarato na feira do relógio. Isso não contam vocês. Quem não vos conhecer que vos compre.

  27. Divertido, um debate entre aqueles que não fazem a mínima ideia do que seja a Política, falam de sistemas sociais e ideologias como domésticas defendem o melhor detergente para roupa ou loiça, o que tem a sua lógica em indivíduos que já nascem pré-lavados. Descendo ao pântano da ignorência, qual a diferença entre os insignificantes Ventura e Gomes? Ventura é fascista porque defende um estado mais musculado, enquanto a Gomes defende que o terrorismo deve ser legitimado como forma de combater um estado sem músculos, permissivo e corrupto? Ana Gomes é muito mais perigosa que o Ventura, ela defende que a liberdade seja condicionada, os cidadãos vigiados e violados em nome do terrorismo político que defende. Sei o que são os -ismos, capitalismo, marxismo, socialismo, fascismo ou nazismo, não confundo discussões de taberna com debate ideológico, isso fica para o futebol, restam os factos, a Gomes defende a ditadura e o Ventura, com alguma fragilidade, defende a democracia. São os factos que contam, uma escolha fácil.

  28. ca ganda confusão que vai nestas, se é que lhe podemos chamar cabeças. o 25474 foi feito contra o fascismo por uma classe militar, os capitães com todos os militares sob a sua hierarquia e que de livre vontade participaram no golpe donde depois de um maturado processo politico-militar chegámos à SOCIAL DEMOCRACIA em que hoje vivemos e muito bem sem necessidade de saudosistas do fascismo a apregoarem-se de salvadores da Pátria quando todos sabemos que nunca fizeram algo pela Pátria. são eles os maiores aliados dos ciganos insubordinados e outros a quem pagam para praticar tais actos.

    • Podia ter ainda ter acrescentado que esses capitães fizeram o que fizeram, por dinheiro e penacho. Não estavam contentes com as promoções e vencimentos. Estavam-se nas tintas para o resto. Por isso, a classe que mais ganhou foi a dos militares. Não houve analfabeto que não tivesse chegado a tenente coronel. A pontos de haver mais oficiais generais do que praças. Eu sei de civis que trabalhavam nas cozinhas e foram aposentados como sargentos. Foi um bodo aos pobres.

  29. Mas o aventurado, graças a Deus, está sempre de máscara, (ou antes, sempre mascarado) e cumprindo o distanciamento social ! Dali (não é o pintor ainda que ele se farte de pintar) não vem qualquer perigo para a humanidade!!!!

  30. Ó Zacarias, isto não é confusão! Não vê que o 25 de Abril deles se deu a 25 de Novembro! Data que permitiu a devolução do BES ao seu legítimo proprietário, com choruda indemnização para, mais tarde, ele se vingar roubando milhões a gente trabalhadora e indefesa, gozando da maior das impunidades!!! Isto é que é democraticamente apoiado pelos apoiantes do chega!!!

RESPONDER

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …

"Eleição do mundo". USA Today declara apoio a Biden (que continua a liderar nas sondagens)

Pela primeira vez, o jornal norte-americano USA Today decidiu apoiar um candidato presidencial - Joe Biden. O democrata continua a liderar as sondagens a dois dias do último debate. "Há quatro anos, o Conselho Editorial - …

Cientistas descobrem (acidentalmente) um novo órgão dentro da cabeça humana

Uma equipa de investigadores fez uma descoberta anatómica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana. Esta "entidade desconhecida" foi identificada acidentalmente por médicos na Holanda, que …

Rui Rio prepara-se para chumbar o OE (e pressionar Costa a entender-se à esquerda)

O presidente do PSD, Rui Rio, prepara-se para anunciar aos social-democratas que o PSD vai chumbar a proposta de Orçamento do Estado para 2021, avança o semanário Expresso esta terça-feira. Os deputados do PSD vão reunir-se …

PS propõe taxar plataformas de streaming

O grupo parlamentar do PS apresentou esta semana uma alteração à proposta de lei sobre audiovisual que prevê uma nova taxa para as plataformas de 'streaming', em resposta às exigências de parte do setor do …