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Grande Crise do Ketchup. A pandemia ataca um produto improvável (e cria mercado negro)

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Os problemas da cadeia de abastecimento estão a chegar a um canto distante do universo empresarial: os pacotes de ketchup.

O ketchup é o molho de mesa mais consumido nos restaurantes dos Estados Unidos, com cerca de 300 mil toneladas vendidas para food-service no ano passado.

Após um ano de encerramento, receios com a segurança de funcionários e aberturas em “pára-arranca”, muitos restaurantes norte-americanos enfrentam agora uma escassez de ketchup em todo o país. Os restaurantes estão a tentar garantir o alimento básico, depois de a covid-19 ter derrubado a ordem mundial dos condimentos.

A pandemia levou muitos restaurantes tradicionais a especializar-se em comida para take-away, e tornou os pacotes individuais de ketchup numa verdadeira moeda de troca — tanto nas grandes cadeias nacionais como nos restaurantes familiares.

Os preços dos pacotes subiram 13% desde janeiro de 2020, de acordo com a plataforma de negócios de restaurante Plate IQ.

A Kraft Heinz Co detém quase 70% do mercado do ketchup dos Estados Unidos. Contudo, a marca com mais de 150 anos não estava preparada para a pandemia.

Segundo o Gizmodo, esta “crise” fez com que as pessoas começassem a colocar pacotes de ketchup por abrir à venda no eBay e no Facebook Marketplace a preços de um dólar por pacote, chegando a mais de mil dólares por apenas alguns.

A tendência foi notada pela primeira vez pelo Wall Street Journal, que entrevistou alguns dos vendedores que aproveitaram a crise do ketchup — como é o caso de uma mulher de Indianapolis, que vendeu 20 pacotes por 8 dólares.

Um outro homem, do Illinois, tentou vender pacotes avulso a quatro dólares cada. Na lista deste último lia-se: “Há uma escassez. Não tente discutir [o preço], eu sei o que tenho”.

Até que a empresa consiga voltar a colocar o seu produto no mercado, não há regras que limitem quanto se pode cobrar por um pequeno pacote Heinz.

Um anúncio do eBay, por exemplo, apresenta um conjunto de cinco pacotes com lances iniciais a 5,90 dólares. Outro anúncio, para dois pacotes, começa em cerca de 3 dólares cada.

No Facebook Marketplace, há um vendedor em Scranton, na Pensilvânia, que oferece um conjunto de três pacotes por 1.200 dólares. “As notícias disseram-me que há uma escassez de ketchup, por isso decidi vender os meus pacotes”, escreveu o utilizador na publicação do Facebook.

Não é claro quanto tempo continuará a Grande Crise do Ketchup, desencadeada por interrupções na cadeia de abastecimento devido à pandemia de covid-19 em curso.

A Heinz disse ao Wall Street Journal que está “a trabalhar 24 horas por dia” para construir novas linhas de produção para atender à procura. Já a Red Gold anunciou que estava a trabalhar com cadeias de abastecimento alimentar para encontrar novas formas de levar o ketchup até aos clientes.

Maria Campos, ZAP //

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