Uma granada de mão alemã da I Guerra Mundial foi descoberta num carregamento de batatas importadas de França para uma fábrica de batatas fritas de Hong Kong.
Uma granada da I Guerra Mundial foi encontrada num carregamento de batatas importadas de França com destino a uma fábrica de batatas fritas em Hong Kong, informou a polícia local. No entanto, a polícia não especificou a origem geográfica exata do carregamento de batatas.
O artefacto, encontrado no sábado na fábrica da Calbee Snacks, foi neutralizado sem problemas. “A granada estava instável, uma vez que foi ativada, mas não explodiu“, disse o comissário Wilfred Wong Ho-hon aos repórteres.
A polícia publicou um vídeo em que se pode ver os agentes a transportar a granada para um buraco antes de a explodir. O artefacto tinha oito centímetros de largura e pesava cerca de um quilo.
Segundo alguns historiadores, a granada poderá ter sido abandonada numa trincheira durante a I Guerra Mundial. A área ter-se-á transformado numa plantação de batatas e a granada foi posteriormente apanhada juntamente com os tubérculos.
Não é a primeira vez que a polícia da ex-colónia britânica encontra uma munição antiga, mas geralmente são bombas americanas lançadas no território, nas mãos dos japoneses durante a II Guerra Mundial.
ZAP // Lusa