Película de grafeno é a solução para as picadas de mosquito

Dror Feitelson / Wikimedia

Aedes albopictus, ou Mosquito Tigre

O grafeno é um material criado pelo homem através de átomos de carbono. Com mil e uma funcionalidades, os cientistas descobriram agora uma nova aplicação.

O grafeno é um dos materiais mais revolucionários da indústria tecnológica e promete ser uma verdadeira mais valia para o futuro da humanidade. Para além de ser flexível, impermeável e transparente, o grafeno consegue ser mais duro que o aço, mais fino que um fio de cabelo e melhor condutor de eletricidade que o cobre.

A juntar à sua longa lista de funcionalidades, há agora a de repelente a picadas de mosquito. Cientistas de Universidade de Rhode Island criaram uma película de grafeno, que se mostrou eficaz em travar as picadas de mosquito. Os resultados do estudo foram publicados esta segunda-feira na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Os investigadores aplicaram a película à pele dos participantes que foram expostos a picadas do inseto. Quando a película estava seca, muito poucos se atreviam a pousar nela ou até mesmo a picar. De acordo com o New Atlas, isto surge que o grafeno interferiu com a capacidade de os mosquitos sentirem a pele e o suor.

Quando a membrana estava molhada, alguns mosquitos pousavam nela, mas quando tentavam picar, não conseguiam atravessar o grafeno. A utilização de uma película em spray provavelmente não seria algo muito económico, pelo menos enquanto melhores técnicas de produção de grafeno não forem testadas.

“Esta inovação usando o grafeno para repelir os mosquitos pode ajudar a reduzir a carga de problemas de saúde associados a várias doenças infeciosas e pode reduzir a necessidade de pesticidas para erradicar os mosquitos que as carregam”, disse William Suk, diretor do programa de investimento do Instituto Nacional de Investigação das Ciências da Saúde Ambiental.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …

Horacio Cartes, ex-Presidente do Paraguai, alvo de mandado de prisão no Brasil

Um juiz do Brasil emitiu esta terça-feira uma ordem de prisão contra o ex-Presidente paraguaio Horacio Cartes (2013-2018), num caso relacionado com a Operação Lava Jato, informaram fontes oficiais. A decisão foi tomada pelo juiz brasileiro …

Ex-futebolista Koke detido em operação contra tráfico de droga

O antigo futebolista espanhol do Sporting é um dos 20 detidos pelas autoridades espanholas numa operação contra o tráfico de drogas. Esta operação foi desencadeada com 11 buscas simultâneas em Sevilha, Málaga e Granada, envolvendo 150 …

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …