Película de grafeno é a solução para as picadas de mosquito

Dror Feitelson / Wikimedia

Aedes albopictus, ou Mosquito Tigre

O grafeno é um material criado pelo homem através de átomos de carbono. Com mil e uma funcionalidades, os cientistas descobriram agora uma nova aplicação.

O grafeno é um dos materiais mais revolucionários da indústria tecnológica e promete ser uma verdadeira mais valia para o futuro da humanidade. Para além de ser flexível, impermeável e transparente, o grafeno consegue ser mais duro que o aço, mais fino que um fio de cabelo e melhor condutor de eletricidade que o cobre.

A juntar à sua longa lista de funcionalidades, há agora a de repelente a picadas de mosquito. Cientistas de Universidade de Rhode Island criaram uma película de grafeno, que se mostrou eficaz em travar as picadas de mosquito. Os resultados do estudo foram publicados esta segunda-feira na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Os investigadores aplicaram a película à pele dos participantes que foram expostos a picadas do inseto. Quando a película estava seca, muito poucos se atreviam a pousar nela ou até mesmo a picar. De acordo com o New Atlas, isto surge que o grafeno interferiu com a capacidade de os mosquitos sentirem a pele e o suor.

Quando a membrana estava molhada, alguns mosquitos pousavam nela, mas quando tentavam picar, não conseguiam atravessar o grafeno. A utilização de uma película em spray provavelmente não seria algo muito económico, pelo menos enquanto melhores técnicas de produção de grafeno não forem testadas.

“Esta inovação usando o grafeno para repelir os mosquitos pode ajudar a reduzir a carga de problemas de saúde associados a várias doenças infeciosas e pode reduzir a necessidade de pesticidas para erradicar os mosquitos que as carregam”, disse William Suk, diretor do programa de investimento do Instituto Nacional de Investigação das Ciências da Saúde Ambiental.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Vila romena reelege autarca que morreu de covid-19 dez dias antes

Os moradores de Deveselu, na Roménia, decidiram prestar uma última homenagem ao presidente da Câmara, nas eleições locais deste domingo, que morreu devido a complicações provocadas pela covid-19 dez dias antes. De acordo com a agência …

Jogador do Rio Ave recusou jogar

Matheus Reis não quis defrontar o Vitória de Guimarães porque quer sair rapidamente de Vila do Conde. Presidente anunciou suspensão do atleta. O Rio Ave apareceu no duelo com o Vitória de Guimarães (0-0) sem Matheus …

António Joaquim entrega recurso no Supremo no caso do homicídio do triatleta

O advogado de António Joaquim, condenado pelo Tribunal da Relação pelo homicídio do triatleta Luís Grilo, entregou, esta segunda-feira, no Supremo Tribunal de Justiça um recurso sobre essa decisão, defendendo a sua revogação e a …

57% dos portugueses diz que a pandemia dificultou acesso à saúde (e mais de 600 mil perderem consultas)

Mais de metade dos portugueses (cerca de 57%) considera que a pandemia dificultou o seu acesso aos cuidados de saúde, sendo a população mais idosa (69%) e os doentes crónicos (70%) quem mais manifesta esta …

“Negacionista e bem raivosa”. Livro de ex-ministro da Saúde revela reação de Bolsonaro à pandemia

O primeiro ministro da Saúde do mandato de Jair Bolsonaro, Luiz Henrique Mandetta, publicou um livro sobre o combate à pandemia no Brasil e revelou que o Presidente teve uma reação “negacionista” e “raivosa”. De acordo …

"É um génio". Futre acredita que João Félix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo

O antigo internacional português e antigo jogador do Atlético de Madrid Paulo Futre acredita que João Felix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo. "É um génio. Cada vez que a bola passa pelos …

Seis novos sauditas indiciados na Turquia pela morte de Khashoggi

Os seis sauditas, indiciados a alguns dias do segundo aniversário do homicídio, não se encontram na Turquia e devem ser julgados à revelia. O procurador de Istambul indiciou, esta segunda-feira, seis novos sauditas suspeitos de …

Expressões neutras e imagens de homens e mulheres. Governo quer militares a usar linguagem inclusiva

O Ministério da Defesa quer que os militares comecem a usar uma linguagem mais inclusiva e menos discriminatória nos documentos e comunicações oficiais, de acordo com uma diretiva enviada Estado-Maior-General das Forças Armadas e aos …

Trump acusado de incentivar afro-americanos a não votar em 2016. E queria a filha Ivanka como vice

A equipa da campanha digital de Donald Trump tentou dissuadir milhões de afro-americanos de votar nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016, segundo uma investigação hoje divulgada por jornalistas da estação de televisão britânica Channel 4 …

Leitura, Matemática e Ciências. Alunos portugueses são únicos da OCDE com cada vez melhores resultados

Os alunos portugueses foram os únicos da OCDE que têm vindo a melhorar significativamente os seus desempenhos a Leitura, Matemática e Ciências, segundo uma análise que compara o desempenho académico de jovens de 15 anos …