Graça Freitas sobre o Natal: Mais do que o número de pessoas, importa que se cumpram as regras

Tiago Petinga / Lusa

A diretora-geral da Saúde disse esta terça-feira que, independentemente do número de pessoas que cada um terá à mesa no Natal, é importante cumprir uma série de regras sanitárias para travar a propagação do SARS-COV-2.

“O que damos a indicação é que, independentemente [do número de pessoas], que deve ser restrito, se devem manter as regras”, indicou Graça Freitas que esta terça-feira voltou a marcar presença nas habituais conferências de imprensa da DGS sobre a evolução da pandemia em Portugal, depois de testar positivo ao novo coronavírus há três semanas.

O Governo, recorde-se, não definiu um número máximo de pessoas que se devem juntar durante as festividades, dizendo apenas que se devem evitar ajuntamentos.

Na conferência desta terça-feira, Graça Freitas afirmou que o número de pessoas deverá ser determinado consoante a dimensão do agregado familiar ou amigos em causa, bem como da dimensão da casa onde o encontro ocorrerá.

Importante é mesmo cumprir as regras, frisou a diretora-geral da DGS, elencando que os portugueses devem arejar os espaços, usar sempre máscara quando não estão nas refeições, manter as superfícies limpas e as mãos higienizadas e não partilhar objetos.

Graça Freitas revelou ainda que sofreu da sintomatologia ligeira da covid-19, não necessitando de realizar um novo teste para voltar ao ativo.

“Felizmente, tive doença ligeira, cumpri à risca as normas da Direção-Geral da Saúde e tive alta ao 20.º dia com cura clínica. Não precisei de fazer teste e estou a trabalhar normalmente (…) Todos temos de tomar precauções, ser cuidadosos, observar uma série de regras e mesmo assim não há risco zero”, alertou.

Apesar de a vacinação contra a covid-19 estar iminente em Portugal, com data de arranque para o próximo dia 27, Graça Freitas sublinhou que é importante manter as regras.

“Mesmo observando todas estas regras, pequenas falhas ou omissões fazem a diferença entre ser ou não infetado. A recomendação é que, até que estejamos vacinados e tenhamos imunidade, temos de continuar a observar regras”, reiterou.

Sara Silva Alves Sara Silva Alves, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Está tudo muito bem estruturado, como se percebe.
    Abram alas por e para mais corruptos que possam vir a entrar no nosso país quebrado.

RESPONDER

Pfizer admite que deverá ser necessária uma terceira dose (e ser vacinado anualmente)

O CEO da Pfizer, Albert Bourla, disse que as pessoas vão precisar “provavelmente” de uma dose de reforço da vacina contra a covid-19 12 meses após serem totalmente vacinadas. “Um cenário provável é que haja necessidade …

Ninguém quer "a batata quente" do caso Sócrates. Ivo Rosa e Carlos Alexandre com nota máxima

Os juízes Ivo Rosa e Carlos Alexandre foram avaliados com a nota máxima de "Muito Bom" pelo Conselho Superior da Magistratura em inspecções realizadas entre 2013 e 2018, ou seja, abarcando o período da investigação …

Clubes alemães atentos a Tiago Dantas depois da sua estreia como titular

A titularidade do jovem português na equipa do Bayern, no último sábado, despertou a atenção dos clubes alemães para o médio cedido pelo Benfica. Tiago Dantas, de 20 anos, fez a sua estreia como titular do …

Chega aposta em Hugo Ernano, o militar que atingiu mortalmente rapaz de 13 anos

O cabeça-de-lista do Chega para a Câmara Municipal de Odivelas vai ser o líder do núcleo local, Nuno Beirão, e o militar da Guarda Nacional Republicana (GNR) Hugo Ernano candidata-se à Assembleia Municipal. Hugo Hernano, candidato …

Taarabt reencontrou a sua boa forma, mas o Benfica quer vendê-lo

O Benfica está disposto a ouvir propostas que cheguem por Adel Taarabt, o marroquino que tem dado cartas no meio-campo das 'águias'. A caminho dos 32 anos de idade, Taarabt não vai para novo, mas tem …

Vacina russa contra a covid-19 pode vir a ser produzida em Sintra

O Presidente da câmara de Cascais fez de intermediário para que viesse para Portugal uma licença de produção da Sputnik V. António Costa não se opõe, mas lembra que a vacina ainda não foi aprovada …

FC Porto admite batalha legal com o Sporting devido ao caso Palhinha

Os azuis e brancos contestam a utilização de João Palhinha após o jogador ter sido suspenso ao somar cinco amarelos na Liga. O FC Porto admite uma batalha legal. O FC Porto está preparado para levar …

Supremo recusa levantar arresto de bens a Rui Rangel e Fátima Galante

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, esta quinta-feira, recursos dos ex-juízes, arguidos no processo "Operação Lex", que contestavam o arresto dos seus bens. No acórdão proferido, a que a agência Lusa teve acesso, o Supremo …

Portugueses a partir dos 60 anos vão ter segunda dose AstraZeneca

Após os casos de coágulos, a DGS só vai mudar o esquema vacinal aos mais jovens, sendo que a população com mais de 60 anos que tomou a vacina da Astrazeneca irá receber a segunda …

Messi já tem uma decisão tomada em relação ao seu futuro

Andoni Zubizarreta, dirigente do Barcelona, garante que Lionel Messi já tomou uma decisão em relação ao seu futuro no clube, embora não saiba qual é. Depois da novela que foi a situação de Lionel Messi no …