Graça Freitas sobre o Natal: Mais do que o número de pessoas, importa que se cumpram as regras

Tiago Petinga / Lusa

A diretora-geral da Saúde disse esta terça-feira que, independentemente do número de pessoas que cada um terá à mesa no Natal, é importante cumprir uma série de regras sanitárias para travar a propagação do SARS-COV-2.

“O que damos a indicação é que, independentemente [do número de pessoas], que deve ser restrito, se devem manter as regras”, indicou Graça Freitas que esta terça-feira voltou a marcar presença nas habituais conferências de imprensa da DGS sobre a evolução da pandemia em Portugal, depois de testar positivo ao novo coronavírus há três semanas.

O Governo, recorde-se, não definiu um número máximo de pessoas que se devem juntar durante as festividades, dizendo apenas que se devem evitar ajuntamentos.

Na conferência desta terça-feira, Graça Freitas afirmou que o número de pessoas deverá ser determinado consoante a dimensão do agregado familiar ou amigos em causa, bem como da dimensão da casa onde o encontro ocorrerá.

Importante é mesmo cumprir as regras, frisou a diretora-geral da DGS, elencando que os portugueses devem arejar os espaços, usar sempre máscara quando não estão nas refeições, manter as superfícies limpas e as mãos higienizadas e não partilhar objetos.

Graça Freitas revelou ainda que sofreu da sintomatologia ligeira da covid-19, não necessitando de realizar um novo teste para voltar ao ativo.

“Felizmente, tive doença ligeira, cumpri à risca as normas da Direção-Geral da Saúde e tive alta ao 20.º dia com cura clínica. Não precisei de fazer teste e estou a trabalhar normalmente (…) Todos temos de tomar precauções, ser cuidadosos, observar uma série de regras e mesmo assim não há risco zero”, alertou.

Apesar de a vacinação contra a covid-19 estar iminente em Portugal, com data de arranque para o próximo dia 27, Graça Freitas sublinhou que é importante manter as regras.

“Mesmo observando todas estas regras, pequenas falhas ou omissões fazem a diferença entre ser ou não infetado. A recomendação é que, até que estejamos vacinados e tenhamos imunidade, temos de continuar a observar regras”, reiterou.

Sara Silva Alves, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Está tudo muito bem estruturado, como se percebe.
    Abram alas por e para mais corruptos que possam vir a entrar no nosso país quebrado.

RESPONDER

Governo deverá anunciar esta terça-feira a extinção da task force

O Governo deverá anunciar, esta terça-feira, a extinção da task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19, liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo. De acordo com o jornal online Observador, que soube desta …

Primeiro-ministro dos Países Baixos com segurança reforçada após ameaças de rapto

Aumento das medidas de segurança está relacionado com uma crescente ameaça direta, mas também com a crescente onda de crimes violentos que os Países Baixos está a viver. O primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, passou, …

Derretimento do gelo polar está a "empenar" o planeta

Não são só os oceanos que saem prejudicados. O derretimento do gelo polar também está a deformar a crosta terrestre. À medida que as temperaturas derretem o gelo polar a um ritmo preocupante, o aumento do …

Superterras "nuas" dão pistas sobre a evolução de atmosferas quentes

TOI-1634b e TOI-1685b, duas superterras rochosas, carecem de atmosferas primordiais espessas, em órbitas muito próximas em torno de duas anãs vermelhas. TOI-1634b e TOI-1685b, dois candidatos a planeta, localizam-se na constelação Perseus, aproximadamente à mesma distância …

Prosecco ou prošek? A batalha da UE entre Itália e Croácia por causa de vinho

Prosecco é provavelmente o vinho italiano mais famoso, mas por trás da efervescência deste néctar, a Itália está numa grande disputa sobre se a Croácia pode vender um vinho de sobremesa com o nome de …

China vai limitar abortos. E nada tem a ver com saúde

A China vai reduzir o número de abortos realizados por motivos que não estejam relacionados com a saúde, anunciou o governo esta segunda-feira, avançando que serão também criadas medidas para evitar a gravidez indesejada. As autoridades …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: SL7, arte e paciência

Líder soma e segue. Leões e dragões vencem à justa. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. Líder reina no castelo Vitória SC 1 (Bruno Duarte 78', g.p.) – SL Benfica …

"Atropelamento e fuga." Terra e Vénus cresceram como planetas rebeldes

Planetas como a Terra e Vénus, que residem dentro de Sistemas Solares, são fruto de repetidas colisões. Esta conclusão desafia os modelos convencionais sobre a formação de planetas. Investigadores do Laboratório Lunar e Planetário (LPL) da …

A origem do "Gigante de Segorbe" pode finalmente ter sido esclarecida

Um novo estudo revela que a origem do "Gigante de Segorbe" pode ser bastante mais complexa daquilo que se pensava. O "Gigante de Segorbe", como é conhecido, foi um indivíduo encontrado por arqueólogos numa necrópole islâmica …

Instagram suspende planos de uma versão da aplicação para crianças

Para já, a empresa ainda não fez se se trata de um abandono temporário ou definitivo. Tempestade mediática em torno da influência das redes sociais na saúde mental dos jovens, sobretudo raparigas, pode ter influenciado …