Graça Freitas de regresso após três semanas de isolamento (e deixa um último apelo antes do Natal)

Tiago Petinga / Lusa

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas

Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, está de volta ao trabalho e às conferências de imprensa, depois de 20 dias em isolamento. Esta terça-feira, deixou um último apelo para o Natal e disse que vai aguardar pela sua vez para tomar a vacina.

No seu regresso, Graça Freitas aproveitou para deixar um último apelo aos portugueses antes do Natal: o apelo foi para que estejam juntas “o mínimo de pessoas” possível e que se cumpram as regras de higienização e distanciamento.

Afetos devem ser transmitidos, mantendo a distância física“, referiu a diretora-geral da Saúde. “Nesta época festiva, que o convívio seja entre co-habitantes ou núcleos familiares diferentes terá grande relevo”, sublinhou, citada pelo Público.

Apesar do aviso, Graça Freitas recusou definir um número máximo de pessoas. “O Governo não deu indicação do número de pessoas [que se podem juntar], mas o que damos é a indicação que, independentemente desse número, deve ser restrito ao núcleo mais chegado de amizade ou família”.

As regras devem ser mantidas: “sala arejada, superfícies limpas, distância física, manter a máscara colocada quando não estiverem a comer ou beber, higienizar frequentemente as mãos e não devem partilhar objetos”, elencou.

Em relação ao seu contágio, Graça Freitas disse ter sido uma “privilegiada, por tido conhecimento a tempo” da possibilidade de estar infetada. Assim que soube, isolou-se e impediu a transmissão da doença. “Felizmente, não transmiti a doença a ninguém“. A responsável teve apenas sintomas ligeiros, “prostração ligeira e tosse”.

Na mesma conferência de imprensa, a responsável disse ainda que irá esperar tranquilamente pela sua vez para tomar a vacina contra a covid-19. De qualquer forma, quando chegar a sua vez, terá “todo o gosto em ser vacinada”, mas não para já, uma vez que não faz parte dos profissionais de saúde que serão vacinados na primeira fase, nem está em nenhum dos grupos de risco.

Quanto ao facto de apenas 50% a 60% dos portugueses quererem ser vacinados mal seja possível, Graça Freitas lembrou que “é uma situação que se coloca a nível mundial e que os países têm de ir estudando, monitorizando a perceção que as pessoas têm do valor da vacina”.

“À medida que as vacinas vão sendo dadas e que as pessoas percebem a sua segurança e eficácia, o número [dos que querem tomá-las] tende a subir. E Portugal é um dos países que tem, desde sempre, uma elevadíssima confiança na vacinação“, frisou.

A diretora-geral da Saúde apelou à confiança na vacina. “Temos de aproveitar esta oportunidade de controlar o vírus e melhorar as nossas vidas. É com essa esperança que vos desejo a todos um Natal feliz e com saúde.”

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …