Governo vai continuar a reduzir Função Pública

Clara Azevedo / Portugal.gov.pt

O primeiro-ministro António Costa e Mário Centeno, ministro das Finanças

O Governo continua a controlar a admissão de funcionários públicos e só em 2020 será admitida uma entrada por cada saída.

Foi esta uma das medidas avançadas esta quinta-feira pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, depois da reunião do Conselho de Ministros para aprovar o Programa de Estabilidade e o Programa Nacional de Reformas.

O Governo vai manter assim um controlo apertado na entrada de funcionários para o setor público, pelo menos até 2019, avança o Diário de Notícias.

Ainda este ano e também em 2017 vai manter-se a regra do “dois por um”, que consiste em permitir a entrada de um funcionário por cada dois que saiam do setor.

Nos anos seguintes, a ideia é que a situação seja ajustada de forma a que, em 2020, se possa estabilizar os recursos humanos da Função Pública, permitindo uma entrada por uma saída.

Desta forma, de acordo com o DN, o previsto é que em 2018 se verifiquem três entradas por quatro saídas e quatro entradas por cinco saídas em 2019.

Durante o encontro com os jornalistas, o ministro reafirmou ainda que o descongelamento das carreiras só acontecerá a partir de 2018, tal como já estava previsto no Orçamento do Estado.

Centeno deixou claro que não está nos planos do Governo fazer aquilo a que se classifica de “austeridade” e, por isso, garantiu que não vai haver “cortes salariais, aumento de impostos diretos sobre os rendimentos do trabalho e das empresas, aumento do IVA ou cortes nas pensões”.

O governante também assegurou que não pretende “qualquer revisão da Lei de Bases da Segurança Social” nem “qualquer alteração ao sistema de subsídios de desemprego”.

O Programa de Estabilidade e o Programa Nacional de Reformas vão ser discutidos no Parlamento no próximo dia 27 e não há intenção governamental para que os dois documentos sejam votados.

O próximo passo será enviá-los para Bruxelas, antes de serem discutidos com os parceiros sociais, uma fase que o ministro acredita que vai ser bem sucedida.

De acordo com o diário, Centeno considera que os primeiros meses de rigorosa execução orçamental vão funcionar como “um cartão de visita” e que todo o programa assenta num cenário “prudente”.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Equipas lusas 100% vitoriosas na jornada europeia. Gaitán estreou-se com um grande golo

O SC Braga e o Benfica venceram esta sexta-feira as partidas a contar para a Liga Europa, depois de o FC Porto ter também saído vitorioso do jogo que disputou frente aos gregos do Olympiacos …

Mutação do coronavírus pode ter tido origem em Espanha (e isso pode explicar a segunda vaga)

Análises realizadas pela Universidade de Basileia, a Escola Politécnica Federal de Zurique e o consórcio espanhol SeqCovid-Spain, liderado pelo Conselho Superior de Investigação Científica, mostram que a nova variante se espalhou pela Europa e outras …

Arqueólogos encontraram lamas sacrificadas pelos Incas no Peru

Arqueólogos encontraram, no Peru, restos mortais mumificados de cinco lamas que foram sacrificadas pelos deuses Incas há cerca de 500 anos. De acordo com o site Live Science, as lamas mumificadas ainda estão adornadas com os cordões …

"Nunca vi nada assim." Ameaça terrorista é mais intensa do que nunca em França (e mais difícil de travar)

O ataque terrorista dentro de uma Igreja em Nice, com a morte de 3 pessoas, veio reforçar a ameaça do terrorismo islâmico em França. Já havia sinais e alertas oficiais de perigo numa altura em …

Costa recebe partidos esta sexta-feira. "Nenhuma medida está excluída", garante Costa

O primeiro-ministro recebe esta sexta-feira, em São Bento, os partidos com representação parlamentar para procurar um consenso para a adoção de medidas imediatas de combate à pandemia de covid-19. Além disso, o Governo vai auscultar …

Ratos-toupeira-nus foram apanhados a raptar bebés de outras colónias

Cientistas descobriram dois casos em que ratos-toupeira-nus foram raptados da sua colónia, tendo sido transformados em escravos. De acordo com o site Science Alert, embora os ratos-toupeira-nus (Heterocephalus glaber) sejam pequenos, têm grandes colónias compostas por …

Não houve multas por falta de máscaras (e o Canhão da Nazaré não desiludiu)

Milhares de pessoas juntaram-se, algumas das quais sem máscaras, para ver as ondas gigantes da Nazaré, nesta quinta-feira, mas nenhuma delas foi multada, apesar de violarem as regras da Direcção-Geral da Saúde (DGS). No mar, …

Bolsonaro afirma que vai "erradicar o comunismo" do Brasil

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou na quinta-feira, num evento público, que "se Deus quiser, poderá comemorar-se em breve a erradicação do comunismo" no país. "Vamos, num curto espaço de tempo, expulsar o comunismo do país", …

Deslocações entre concelhos proibidas a partir de hoje. Marcelo desautoriza juridicamente o Governo

A circulação de pessoas para fora do concelho de residência está limitada em Portugal a partir das 0h desta sexta-feira até às 6h de terça-feira, no âmbito das medidas para conter a pandemia de covid-19. A …

Afinal, os bioplásticos não são mais seguros do que os plásticos tradicionais

Nos últimos anos, os bioplásticos surgiram no mercado como uma alternativa ao plástico convencional. O bioplástico tem algumas vantagens aparentes pois geralmente é feito de material reciclado ou celulose vegetal. Contudo, um novo estudo mostra …