/

Governo admite aligeirar controlo nas fronteiras. Quer emigrantes no verão

1

Mário Cruz / Lusa

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita

O ministro da Administração Interna admitiu que o Governo vai ponderar mudanças no controlo das fronteiras para facilitar a circulação de emigrantes no verão. “Queremos que gozem o seu verão em Portugal”, disse Eduardo Cabrita.

Portugal, disse Eduardo Cabrita, está numa nova fase: “Estamos numa fase em que vamos gradualmente começar a encarar o aligeiramento dos controlos fronteiriços”.

“Neste momento, as fronteiras internas e externas estão sob controlo até 15 de junho, mas vamos começar a ponderar a alteração deste quadro, quer nas fronteiras aéreas, quer nas fronteiras terrestres, estabelecendo, designadamente, mecanismos de circulação que permitam aos nossos emigrantes, que queremos que gozem o seu verão em Portugal, a circulação durante os próximos meses de julho e agosto”, rematou.

O governante falava aos jornalistas, na fronteira de Vilar Formoso, no concelho de Almeida, distrito da Guarda, após uma visita ao Centro de Cooperação Policial e Aduaneira (CCPA), onde se inteirou da atividade realizada desde que foram repostas as fronteiras.

“Há uma dimensão, que é uma dimensão europeia”, explicou. “Para nós, a prioridade é a circulação dos nossos cidadãos que possam, vindos do resto da Europa, de França, da Suíça, da Alemanha, com certeza, vir passar o seu verão a Portugal, voltando às suas terras e promovendo também aquilo que é a dimensão de animação da economia local”.

“Com preocupações de salvaguarda de distanciamento físico, utilizando regras de etiqueta respiratória e de higiene no uso das instalações, mas os resultados positivos que temos vindo a consolidar permitem-nos olhar para um verão com emigrantes em Portugal”.

O ministro disse também que o país tem de “consolidar” os resultados positivos registados mas, também, “gradualmente permitir condições que permitam aos portugueses vir até Portugal”, de acordo com a estratégia definida pela Comissão Europeia.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.