Governo trava a subida de pensões a mais de 11 mil reformados recentes

1

António Pedro Santos / Lusa

O ministro das Finanças, Fernando Medina.

O Governo garante que o valor em causa será reposto com retroativos. Em causa está uma falha na atualização dos valores dos salários declarados, que não tiveram em conta a inflação média de 2021.

De acordo com os cálculos do Dinheiro Vivo, os 11 mil pensionistas que pediram a reforma em 2022 tiveram um aumento na pensão mais baixo do que aquele a que tinham direito.

Isto acontece porque o Governo não atualizou os valores dos salários declarados à Segurança Social ou à Caixa Geral de Aposentações de acordo com a inflação média anual de 2021. Esta situação terá levado a perdas de quase 14 euros mensais nas pensões de 800 euros.

A denúncia foi feita pelo economista Eugénio Rosa, membro da CGTP, que recorda que o Governo “não cumpriu a Lei 187/2007, lesando os direitos dos trabalhadores que se reformaram em 2022 e que estão a receber pensões inferiores às que têm direito”.

Confrontado com esta situação, o Ministério do Trabalho garante que o erro será retificado “com o pagamento dos retroativos“. A portaria que atualiza os coeficientes só saiu em Diário da República esta segunda-feira à noite, após a insistência dos jornalistas do Dinheiro Vivo junto dos Ministérios do Trabalho e das Finanças. O diploma será retroativo a 1 de janeiro de 2022.

Já em 2021, a portaria só foi publicada em agosto, ainda que também tivesse efeitos retroativos ao início desse ano. Como a inflação média anual de 2020 tinha sido negativa, não se verificou uma atualização das remunerações em 2021, mas o mesmo não se verificou para o cálculo das reformas que foram pedidas em 2022, dado que inflação média anual de 2021 se fixou em 1,24%.

Em declarações à RTP3 na manhã desta terça-feira, a presidente da Associação de Pensionistas e Reformados (APRe!) lamentou que os pensionistas sejam “sempre prejudicados no que diz respeito às pensões”.

Maria do Rosário Gama frisa também que ainda não é conhecida a data em que o Governo irá repor o valor em atraso. “Esperemos que seja em breve, porque para além da redução da percentagem de aumento de pensões que deveríamos ter, somar-se o défice do que era devido para os pensionistas de 2022… Quanto mais cedo melhor”, apelou.

ZAP //

1 Comment

  1. Hoje em dia é muito facil fazer Oposição, fazer Politica até pelos meios; tipo faça a Politica em casa, ou seja, basta lerem os Jornais, apanhar um qualquer pentelho, ja tem os seus Militantes, uns pagos a preços de Ouro por baixo da mesa,
    Outros influencias partidarias para manter o emprego,
    Ligam uma vidio chamada e ate na sanita fazem a sua intervençao do dia, e esta ganho o dia

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.