Governo de Temer é considerado bom por apenas 10,3% da população brasileira

Marcelo Camargo / Agência Brasil

O vice-presidente brasileiro, Michel Temer

O vice-presidente brasileiro, Michel Temer

O Governo do Presidente do Brasil, Michel Temer, é considerado bom por apenas 10,3% da população brasileira, indicou esta quinta-feira uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

Os números registados em fevereiro apontam uma queda significativa de popularidade em relação a amostragem divulgada em outubro do ano passado, quando a gestão do Presidente brasileiro era considerada boa por 14,6% dos entrevistados.

A avaliação do Governo Michel Temer é negativa para 44,1% e regular para 38,9% dos brasileiros. Nesta pesquisa, 6,7% disseram que não sabiam opinar.

A aprovação do desempenho pessoal do Presidente Michel Temer ficou 24,4% contra 62,4% de desaprovação, além de 13,2% que não souberam opinar.

A pesquisa também se debruçou sobre a corrupção no Brasil, assunto constantemente alimentado pelas descobertas da Operação Lava Jato, que apura irregularidades cometidas na estatal Petrobras e em outros órgãos públicos do país.

Ao comparar a ocorrência de corrupção no Governo de Michel Temer com o da sua antecessora Dilma Rousseff, 48,8% dos entrevistados consideram que o nível de corrupção é igual nos dois governos. Para 31,5%, havia mais corrupção no Governo de Dilma Rousseff, e 16,1% acham que há mais corrupção no Governo de Michel Temer.

O levantamento apresentou, ainda, um cenário para as eleições presidenciais que devem ser disputadas no país em 2018.

A intenção de voto para a eleição presidencial indica liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos cenários de primeira e segunda volta. Nota-se, ainda, aumento nos valores percentuais para o candidato conservador Jair Bolsonaro.

No entanto, a pesquisa conclui que “o cenário eleitoral ainda permanece indefinido, com elevado percentual de eleitores indecisos ou que votariam em branco ou nulo, o que favorece o surgimento de novas lideranças políticas e de propostas.”

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …

Caso do negócio das golas antifumo já tem 18 arguidos

O processo sobre a alegada corrupção no negócio das golas antifumo já tem 18 arguidos, entre os quais o ex-secretário de Estado da Proteção Civil, Artur Neves, e o presidente da Proteção Civil, Mourato Nunes. A …

Farmacêutica Pfizer inicia ensaio clínico de vacina para covid-19 com 30 mil participantes

A farmacêutica norte-americana Pfizer e a biotecnológica alemã BioNTech iniciaram um ensaio clínico de uma potencial vacina para a covid-19 envolvendo cerca de 30 mil participantes, foi anunciado na quarta-feira. Segundo noticiou a agência Lusa, …

Portugal regista mais três mortes e 213 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 213 novos casos de covid-19 em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS). Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde, dos 213 …