Governo de Temer é considerado bom por apenas 10,3% da população brasileira

Marcelo Camargo / Agência Brasil

O vice-presidente brasileiro, Michel Temer

O vice-presidente brasileiro, Michel Temer

O Governo do Presidente do Brasil, Michel Temer, é considerado bom por apenas 10,3% da população brasileira, indicou esta quinta-feira uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

Os números registados em fevereiro apontam uma queda significativa de popularidade em relação a amostragem divulgada em outubro do ano passado, quando a gestão do Presidente brasileiro era considerada boa por 14,6% dos entrevistados.

A avaliação do Governo Michel Temer é negativa para 44,1% e regular para 38,9% dos brasileiros. Nesta pesquisa, 6,7% disseram que não sabiam opinar.

A aprovação do desempenho pessoal do Presidente Michel Temer ficou 24,4% contra 62,4% de desaprovação, além de 13,2% que não souberam opinar.

A pesquisa também se debruçou sobre a corrupção no Brasil, assunto constantemente alimentado pelas descobertas da Operação Lava Jato, que apura irregularidades cometidas na estatal Petrobras e em outros órgãos públicos do país.

Ao comparar a ocorrência de corrupção no Governo de Michel Temer com o da sua antecessora Dilma Rousseff, 48,8% dos entrevistados consideram que o nível de corrupção é igual nos dois governos. Para 31,5%, havia mais corrupção no Governo de Dilma Rousseff, e 16,1% acham que há mais corrupção no Governo de Michel Temer.

O levantamento apresentou, ainda, um cenário para as eleições presidenciais que devem ser disputadas no país em 2018.

A intenção de voto para a eleição presidencial indica liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos cenários de primeira e segunda volta. Nota-se, ainda, aumento nos valores percentuais para o candidato conservador Jair Bolsonaro.

No entanto, a pesquisa conclui que “o cenário eleitoral ainda permanece indefinido, com elevado percentual de eleitores indecisos ou que votariam em branco ou nulo, o que favorece o surgimento de novas lideranças políticas e de propostas.”

  // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Costa arrasa modelo de leilão do 5G "inventado" pela Anacom: é o "pior possível"

O primeiro-ministro considerou esta quarta-feira que o modelo de leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) “inventado pela Anacom” é o “pior possível”, razão pela qual está a provocar um “atraso imenso” ao …

Lope Martín: O marinheiro afro-português que "abriu" o Pacífico e foi apagado da História

Lope Martín foi um marinheiro afro-português, injustamente acusado de traição, que foi primeiro a navegar das Américas para a Ásia e voltar. Entre 1415 e 1543, uma série de conquistas foram feitas por Portugal em viagens …

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

Estado de Direito na Polónia ameaça tornar cimeira da UE "numa das mais difíceis"

A situação do Estado de direito na Polónia ameaça perturbar uma cimeira que tem uma agenda oficial já muito carregada. Os líderes da União Europeia (UE) reúnem-se em Bruxelas numa cimeira com uma agenda preenchida, dominada …

Após (algumas) cedências e (muitas) recusas, Governo reúne-se para aprovar medidas saídas da Concertação

Algumas das medidas aprovadas pelo Governo são interpretadas como um piscar de olhos à Esquerda, de forma a aumentar as hipóteses de aprovação do Orçamento do Estado. Após a reunião de ontem da concertação social (que …

Paciente curada de cancro teve a infeção de covid-19 mais longa já registada

A paciente passou por um tratamento agressivo para curar um cancro considerado perigoso. Três anos depois a "covid crónica" bateu-lhe à porta. Tosse contínua e falta de ar foram os sinais vermelhos que alertaram a paciente …

O presidente da Rússia, Vladimir Putin

Putin dá uma semana de férias aos russos para travar pandemia

O Presidente russo, Vladimir Putin, deu uma semana de férias pagas à população, de 30 de outubro a 7 de novembro, para travar o avanço da pandemia de covid-19, que continua a agravar-se. "Neste momento, é …

Rui Rio, líder do PSD

Rio tem dois trunfos na manga: o perfil de primeiro-ministro e a "injustiça" do desafio de Rangel

Rui Rio tem dois trunfos na manga: além de querer provar que é melhor candidato a primeiro-ministro, quer também convencer os militantes de que Rangel não pensou no interesse do país quando votou contra o …

Jovem morto à facada no metro de Lisboa. Videovigilância será fundamental para explicar crime

Um jovem, menor de idade, foi assassinado, esta quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Terá sido esfaqueado por dois jovens da mesma idade, que estão a ser procurados pelas autoridades. Segundo fonte oficial …

Apesar de extinto, o misterioso lobo japonês pode oferecer pistas sobre a origem dos cães

O lobo japonês - lupus hodophilax - viveu no Japão ao longo de milhares de anos, porém acabou por ser exterminado no início do século XX. Destacava-se pelas suas pernas e orelhas curtas. Agora, e apesar …

Ilustração do planeta Terra

"Tombo planetário." Estudo sugere que a Terra se inclinou em relação ao eixo de rotação há 84 milhões de anos

O tema tem sido controverso, mas uma equipa de cientistas garante agora ter mais provas de que a Terra se inclina de vez em quando. Segundo os cientistas, foi o que aconteceu há 84 milhões …