/

Governo sírio suspende evacuação em Aleppo e culpa os rebeldes

3

Ghith Sy / EPA

Evacuação de Aleppo

A operação de retirada de civis e combatentes da oposição em Alepo foi  novamente suspensa, disse à France Presse uma fonte governamental, acusando os rebeldes de violação do acordo.

“A operação de evacuação foi suspensa porque as forças da oposição falharam, ao não respeitarem as condições do acordo”, disse uma fonte do governo à AFP.

Segundo a televisão estatal síria, os combatentes tentaram levar armas e prisioneiros consigo durante a evacuação. Um repórter da agência Reuters também relatou que foram ouvidas quatro explosões junto ao local de partida dos autocarros encarregues de levar as pessoas até Idlib.

Esta quinta-feira, cerca de oito mil pessoas conseguiram deixar a cidade e, de acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos, desse número, três mil são rebeldes e cerca de 360 são feridos e doentes. No entanto, a ONU recorda que cerca de 50 mil pessoas ainda estão encurraladas no leste da cidade síria.

Ontem, Bashar al-Assad publicou um vídeo no Facebook, no qual se congratulava pela vitória das suas tropas e felicitou os sírios pela “libertação” da cidade.

“Com a libertação de Aleppo, a situação mudou não apenas para a Síria, não apenas para a região, mas para todo o mundo”, refere, citado pela France Presse, que adianta que o presidente falava com um sorriso nos lábios.

Ghith Sy / EPA

Evacuação de Aleppo

Evacuação de Aleppo

“O que se passa hoje é História que todos os cidadãos sírios estão a escrever”, acrescentou no vídeo, que parece ter sido filmado com o telemóvel.

Por seu lado, o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, acusou Assad de fazer “um massacre” em Aleppo. Em Bruxelas, ao lado do presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, o presidente da câmara da cidade síria acusou a comunidade internacional de ignorar os “crimes e assassinatos”.

Do que estamos à espera é de atos em vez de palavras, porque as crianças de Aleppo gritam e esperam por serem resgatadas. Apelamos a toda a comunidade internacional para as resgatarem”, disse Brita Haj Hassan.

Para esta tarde está marcada uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU para discutir a situação e formas de prolongar o cessar-fogo.

O Presidente francês, François Hollande, anunciou esta sexta-feira que a França vai apresentar uma resolução “humanitária” sobre a Síria no Conselho de Segurança, descartando a possibilidade de veto por parte da Rússia.

A perda de Aleppo, o principal bastião e símbolo da revolta na Síria, marcará o fim da rebelião nesta cidade, cuja a zona oriental os rebeldes conquistaram em 2012. Representa também a mais importante vitória do Governo de Assad desde o início da guerra civil.

Mas são sobretudo os civis as vítimas deste conflito: centenas já morreram e quase 130 mil fugiram da cidade desde o início da ofensiva pró-regime, lançada a 15 de novembro para retomar a totalidade da cidade.

ZAP / Lusa

3 Comments

  1. Mais uma vez lamento ver como há jornalistas que se limitam a reproduzir propaganda do terrorismo e seus financiadores sem se preocuparem em confirmar as fontes ou obter a outra versão dos acontecimentos. A realidade é:
    a) O acordo prevê que os terroristas (estamos a falar da Al-Quaida e outros “cortadores de cabeças”) levem consigo armas de pequeno porte. Acontece que tentaram levar armas pesadas. Tentaram também levar consigo prisioneiros civis e militares;
    b) O acordo prevê que, em simultâneo com esta evacuação, sejam evacuados feridos das cidades sírias de Foua e Kafraya na província de Idlib, cercadas à mais de um ano pelos terroristas. Isto tem sido impedido (mas disto a Reuters não fala);
    c) Têm sido os terroristas que mantiveram e ainda mantêm uma parte população refém, utilizando-a como escudo. A ONU acabou de reconhecer isso mesmo e de fazer essa acusação. Sugiro ao sr jornalista que vá ver essas declarações;
    d) O vídeo do Presidente Assad foi colocado no site oficial da Presidência Síria como é habitual fazerem outros presidentes por este mundo. Basta ir lá ver…
    e) O “presidente da câmara sírio” não é presidente de coisa nenhuma nem nunca foi eleito e muito menos da cidade de Alepo. É um suposto “presidente de um qualquer comité” fundamentalista que serve à propaganda neo-colonial francesa (e que estranho um “presidente de câmara de uma cidade mártir” que anda a passear pela Europa);
    f) A verdade é que, a Russia é o único país que tem prestado assistência humanitária à região, em colaboração com a Cruz Vermelha, como esta própria afirma. França, UK e EUA falam muito mas ainda não fizeram “ponta de um …..”. Aliás a Rússia convidou-os a contribuir…
    g) Finalmente a população de Alepo (Oest e Leste) vai poder dormir sem receio dos morteiros e botijas de gás lançados indiscriminadamente pelos terroristas.

    De facto todos nós – em particular os Europeus – nos devíamos congratular com esta vitória do povo Sírio e do seu exército. A fronteira ao terrorismo passa por lá.

    Já agora, está no Youtube uma conferência de imprensa na ONU de uma jornalista independente Canadiana que esteve na Síria por diversas vezes. Vão ver e aprendam.

  2. Como é que é possível 130 mil pessoas terem saído a partir de 15 de Novembro – com a ofensiva do governo sírio, se nos têm dito constantemente que tem sido quase impossível sair de Aleppo?! O “rei está mesmo nu” mas apenas os grandes media continuam a acreditar nas suas manipulações.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.