/

Governo quer trocas comerciais com mais países da América Latina

foto: Rodrigo Gatinho

-

Portugal quer diversificar os países da América Latina com os quais tem trocas comerciais, uma das prioridades da política externa para este ano que o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros apresenta hoje aos embaixadores portugueses.

Membros do Governo e o pessoal do ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) – chefes de missão, embaixadores, cônsules-gerais, directores-gerais – reúnem-se hoje e na terça-feira na Sala do Senado da Assembleia da República, em Lisboa, no seminário diplomático.

Na abertura dos trabalhos, o ministro Rui Machete fará uma intervenção sobre “as principais prioridades da política externa portuguesa para 2014, ano em que a diplomacia multilateral assume particular visibilidade na medida em que haverá vários momentos-chave nas principais organizações internacionais”, adiantou à Lusa fonte oficial do MNE.

Entre outros temas, Rui Machete irá abordar a eleição de Portugal para o Conselho dos Direitos Humanos da ONU para o triénio de 2015-2017; a reunião ministerial de Negócios Estrangeiros do Diálogo 5+5, que decorrerá em Lisboa no primeiro semestre deste ano; a cimeira da NATO, que irá realizar-se em Cardiff (País de Gales) em Setembro; a cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Julho, em Díli, e ainda as cimeiras ibero-americana e União Europeia-África.

“O ministro dará a sua perspectiva sobre estes principais pontos da agenda internacional”, referiu a mesma fonte.

Machete irá ainda apontar a diplomacia do mar como uma das prioridades do MNE para 2014, além de defender a aposta na diversificação dos países da América Latina com os quais Portugal mantém trocas comerciais.

No âmbito da CPLP, o ministro vai pedir “um empenho na valorização da dimensão económica da língua portuguesa”, propondo, ainda, uma resposta aos “novos desafios de segurança no espaço euro-atlântico e em África, designadamente no Golfo da Guiné”, salientou a fonte oficial do ministério.

Após a intervenção do ministro dos Negócios Estrangeiros, falará o director-geral da OMC, Roberto Azevêdo, sobre “multilateralismo comercial no século XXI”.

O encontro, com o lema “Projectar Portugal”, prossegue depois à porta fechada, com a participação de membros do Governo, incluindo a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, o ministro da Economia, Pires de Lima, e vários secretários de Estado, incluindo os responsáveis dos Assuntos Europeus, dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação e das Comunidades Portuguesas.

Na terça-feira, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, oferece um almoço a todos os participantes.

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas (anterior ministro dos Negócios Estrangeiros), encerra o seminário, na terça-feira à tarde. O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Pedro Reis, também participa no fim dos trabalhos, que serão concluídos pela secretária-geral do MNE, embaixadora Ana Martinho.

Após o seminário, serão apresentados votos de bom ano novo ao Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.