Governo quer trocas comerciais com mais países da América Latina

foto: Rodrigo Gatinho

-

Portugal quer diversificar os países da América Latina com os quais tem trocas comerciais, uma das prioridades da política externa para este ano que o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros apresenta hoje aos embaixadores portugueses.

Membros do Governo e o pessoal do ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) – chefes de missão, embaixadores, cônsules-gerais, directores-gerais – reúnem-se hoje e na terça-feira na Sala do Senado da Assembleia da República, em Lisboa, no seminário diplomático.

Na abertura dos trabalhos, o ministro Rui Machete fará uma intervenção sobre “as principais prioridades da política externa portuguesa para 2014, ano em que a diplomacia multilateral assume particular visibilidade na medida em que haverá vários momentos-chave nas principais organizações internacionais”, adiantou à Lusa fonte oficial do MNE.

Entre outros temas, Rui Machete irá abordar a eleição de Portugal para o Conselho dos Direitos Humanos da ONU para o triénio de 2015-2017; a reunião ministerial de Negócios Estrangeiros do Diálogo 5+5, que decorrerá em Lisboa no primeiro semestre deste ano; a cimeira da NATO, que irá realizar-se em Cardiff (País de Gales) em Setembro; a cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Julho, em Díli, e ainda as cimeiras ibero-americana e União Europeia-África.

“O ministro dará a sua perspectiva sobre estes principais pontos da agenda internacional”, referiu a mesma fonte.

Machete irá ainda apontar a diplomacia do mar como uma das prioridades do MNE para 2014, além de defender a aposta na diversificação dos países da América Latina com os quais Portugal mantém trocas comerciais.

No âmbito da CPLP, o ministro vai pedir “um empenho na valorização da dimensão económica da língua portuguesa”, propondo, ainda, uma resposta aos “novos desafios de segurança no espaço euro-atlântico e em África, designadamente no Golfo da Guiné”, salientou a fonte oficial do ministério.

Após a intervenção do ministro dos Negócios Estrangeiros, falará o director-geral da OMC, Roberto Azevêdo, sobre “multilateralismo comercial no século XXI”.

O encontro, com o lema “Projectar Portugal”, prossegue depois à porta fechada, com a participação de membros do Governo, incluindo a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, o ministro da Economia, Pires de Lima, e vários secretários de Estado, incluindo os responsáveis dos Assuntos Europeus, dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação e das Comunidades Portuguesas.

Na terça-feira, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, oferece um almoço a todos os participantes.

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas (anterior ministro dos Negócios Estrangeiros), encerra o seminário, na terça-feira à tarde. O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Pedro Reis, também participa no fim dos trabalhos, que serão concluídos pela secretária-geral do MNE, embaixadora Ana Martinho.

Após o seminário, serão apresentados votos de bom ano novo ao Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …