Governo prepara-se para permitir que polícias usem câmaras de vídeo nas fardas

O Governo tem em “fase de conclusão” a proposta de lei que permitirá a utilização, pelos agentes policiais, de câmaras de vídeo nas suas fardas – as chamadas bodycams.

O uso de câmaras de vídeo nas fardas é algo já muito reivindicado pela PSP e que acontece em muitos países da Europa e na maioria dos estados dos EUA.

O Ministério da Administração Interna informou, citado pelo Diário de Notícias, que “a proposta de lei de alteração ao regime jurídico que regula a utilização de sistemas de videovigilância pelas forças de segurança está em fase de conclusão. Alterações que integram a proposta da PSP relativa ao uso das designadas bodycams por parte dos efetivos das forças de segurança, cuja utilização é também objeto de regulamentação”.

O governo acrescenta ainda que a Comissão Nacional de Proteção de Dados “será ouvida” durante o processo legislativo que se seguirá.

A PSP considera que este tipo de equipamento é fundamental para a segurança dos seus agentes e do público, sendo as imagens dados importantes para o apuramento dos factos.

A Direção Nacional da PSP pediu já para que a divisão da Amadora – onde se localizam bairros problemáticos como a Cova da Moura, Estrela d’África e 6 de Maio – fosse pioneira no uso destes equipamentos, num projeto-piloto preparatório para a expansão deste tipo de equipamento.

“Para nós, estas câmaras são fundamentais para fazer prova, tanto de uma má atuação do polícia, como dos cidadãos e têm um inegável efeito dissuasor para tentativas de manipulação dos factos”, explicou, na altura, fonte da Direção Nacional da PSP.

A polícia já tem equipamento comprado, segundo representantes sindicais, que já o utiliza em situações pontuais, durante a formação. O que ainda continua a faltar é a regulamentação legislativa.

Isso mesmo foi admitido esta terça-feira pelo próprio ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, quando comentou os casos de violência com polícias dos últimos dias, despoletados pelas imagens de agressões no Bairro do Jamaica, no Seixal.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

É possível fazer uma máscara de tecido em apenas alguns segundos

O cirurgião-geral norte-americano Jerome Adams disse que as máscaras faciais de pano podem ser feitas a partir de utensílios domésticos comuns. No início do mês, Jerome Adams, cirurgião-geral dos Estados Unidos, deixou um aviso ao público …

Há dois mil enfermeiros em casa em vigilância ativa (e 363 infetados)

De acordo com o comunicado da Ordem dos Enfermeiros, que sublinha a necessidade de testar estes profissionais, "já não há nenhum distrito sem enfermeiros infetados". Quase dois mil enfermeiros estão, atualmente, em casa em situação de …

Atribuição de certificados de imunidade tem de ser vista com cuidado

A imunologista Akiko Iwasaki diz que "ter anticorpos" contra o coronavírus "não significa" que "se vai estar protegido de uma reinfeção" ou que "não se vai contagiar". A imunologista japonesa Akiko Iwasaki afirmou, esta segunda-feira, que …

Mais de metade dos ventiladores que chegaram da China ficam na Grande Lisboa

A região Norte concentra 57% dos casos de covid-19, mas mais de metade dos 144 ventiladores que chegaram este domingo da China vão ficar na Grande Lisboa. Segundo o Público, os ventiladores são uma oferta feita …

Nova Iorque pondera enterrar temporariamente vítimas de covid-19 em parques urbanos

As autoridades de Nova Iorque, nos Estados Unidos, ponderam utilizar parques urbanos locais para enterrar temporariamente vítimas da pandemia de covid-19, anunciou o presidente do comité de saúde do conselho da cidade, Mark Levine. "Em breve, …

Ações de Isabel dos Santos arrestadas na NOS ascendem a 422 milhões

O Tribunal Central de Instrução Criminal arrestou em março 26,07% das ações da NOS, controladas indiretamente por Isabel dos Santos. No total, as ações ascendem a 422 milhões de euros. Segundo o Jornal Económico, a ZOPT, …

Vem aí uma Super Lua Rosa. É a maior de 2020

Na noite desta terça-feira, vai ser possível observar a maior e mais brilhante Lua cheia do ano de 2020. Chama-se "Super Lua Rosa". As superluas ocorrem quando a Lua está a 90% da sua abordagem mais …

Grávidas sem covid-19 voltam a ter acompanhantes no Hospital de Santa Maria

A suspensão, que decorria desde há 2 semanas no Hospital de Santa Maria, foi levantada "a pensar nos enormes benefícios para as grávidas nesse momento único", devido à "introdução de colheitas sistemáticas do novo coronavírus". As …

Miranda Sarmento acusa ministro da Economia de ter faltado à verdade

Joaquim Miranda Sarmento considera que o ministro da Economia "disse duas coisas que não são verdade" ao comentar as 18 propostas apresentadas pelo PSD esta segunda-feira. Em entrevista à Rádio Observador, Joaquim Miranda Sarmento, Presidente do …

Hospital da Cruz Vermelha acusa Francisco George de pôr em risco sobrevivência da unidade

Clínicos do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa (HCVP) acusam Francisco George de estar a colocar em risco "a sobrevivência clínica e económica" daquela unidade de saúde de Lisboa. Mais de 50 clínicos do Hospital da Cruz …