Governo leva à Web Summit uma pen com o “pitch perfeito” para vender Portugal

Antonio Cotrim / Lusa

Antonio Costa na abertura da Web Summit2017

A Web Summit 2017 arranca esta segunda-feira, em Lisboa, e o Governo espera tirar o melhor partido daquela que é considerada a maior conferência tecnológica do mundo. Assim, reuniu o “pitch perfeito” numa pen para captar investidores.

Esta ideia da aposta do Executivo naquilo que se chama o “pitch perfeito”, ou seja, na apresentação mais cativante para atrair empreendedores que queiram investir no nosso país, é divulgada ao Dinheiro Vivo pelo director executivo da Startup Portugal, Simon Schaefer.

A Startup Portugal é a entidade que gere a estratégia do Governo no âmbito do apoio ao empreendedorismo e o objectivo para a Web Summit vai ser ter todos a falar a uma só voz. Para isso, o pitch perfeito” vai ser distribuído numa pen a todos os elementos governamentais que participem no evento que arranca nesta segunda-feira, 6 de Novembro.

“Se usarmos ferramentas, como um pitch ou um software, que padronizem os resultados que se produzem, tal como as startups fazem, no final teremos um relatório-padrão para todos”, destaca Simon Schaefer.

“É muito único e incrível que Portugal como país seja suficientemente flexível para aceitar e abraçar o digital e os instrumentos modernos”, diz ainda, explicando que a ideia de “alinhar” toda a comunicação do Governo, durante a Web Summit, vai permitir ter “uma mensagem mais forte”.

“Portugal é excelente para investir porque sou primeiro-ministro”

Na antecipação da Web Summit, durante a ‘Venture Summit’, um evento paralelo à conferência tecnológica, António Costa deixou várias mensagens de sedução aos investidores.

Abordando os bons sinais da economia, o primeiro-ministro salientou que “este crescimento não é conjuntural, é estrutural e sustentável“, conforme declarações divulgadas pela TSF.

“Porque é Portugal um excelente lugar para investir? Obviamente, a primeira razão é porque sou primeiro-ministro e a minha função é promover Portugal”, disse também Costa, em tom bom humorado.

Mais a sério, o governante reforçou que “Portugal é um óptimo lugar para investir” fruto da “cada vez mais reduzida” burocracia, da “segurança” e da “estabilidade política e económica”.

“O ecossistema está a prosperar e o Estado apoia os investidores, nomeadamente através do fundo 200 milhões”, frisou Costa, alertando os investidores de que “não podem passar ao lado de Portugal”.

Antonio Cotrim / Lusa

Antonio Costa na abertura da Web Summit 2017

À espera de 65 mil pessoas (e que os problemas não se repitam)

A segunda edição da conferência de tecnologia e empreendedorismo Web Summit decorre até quinta-feira, 9 de Novembro, no Parque das Nações, em Lisboa, com novidades e esforços para que os problemas de 2016 não se repitam.

A Web Summit chegou à capital portuguesa no ano passado e trouxe 53 mil pessoas vindas de 166 países, 15.000 empresas, 7.000 presidentes executivos, 700 investidores de topo e 2.000 jornalistas internacionais.

No ano passado verificaram-se, contudo, alguns problemas, como nos acessos (rodoviários e por transportes públicos) ao Parque das Nações, bem como dificuldades nas entradas e na cobertura da rede móvel, por exemplo.

Para este ano, esperam-se cerca de 65 mil participantes.

Nos transportes, o Metropolitano de Lisboa vai reforçar serviço de apoio ao cliente, especialmente nas estações do Aeroporto, Oriente, Alameda, São Sebastião, Restauradores, Baixa Chiado e Cais do Sodré durante a semana, e já apelou à compreensão dos seus clientes para “eventuais transtornos”.

Metro, Carris e CP, em coordenação com a organização da Web Summit, vão estar presentes nos locais de acreditação do evento, como no aeroporto Humberto Delgado e na FIL, para informar, vender títulos e encaminhar visitantes para o transporte público.

As transportadoras irão disponibilizar, nas áreas de credenciação e dentro da FIL, um conjunto de títulos combinados: o passe de um dia CA/ML/CP – 10 euros, o passe de três dias CA/ML/CP – 20 euros e o passe de cinco dias CA/ML/CP – 25 euros.

Também as plataformas de aluguer de transporte com condutor – como a Cabify e a Uber –, e os táxis preparam-se com reforço de frota e descontos para a chegada dos milhares de participantes.

Segundo a Câmara de Lisboa, o trânsito estará condicionado em várias zonas da capital até 13 de Novembro, nomeadamente nas freguesias do Parque das Nações, mas também da Misericórdia, Santa Maria Maior e Alcântara. Estas últimas acolhem iniciativas paralelas ao evento.

Na área das telecomunicações, a Altice, dona da PT/Meo, vai dotar os espaços FIL e Meo Arena – onde o evento decorre – com cobertura ‘wi-fi’ de alta densidade durante a Web Summit.

Acresce o reforço da rede móvel da Meo, da NOS e da Vodafone Portugal no Parque das Nações, mas também em zonas como o Cais Sodré, o Bairro Alto e o LX Factory.

À semelhança do ano passado, a Web Summit decorre entre 06 e 09 de Novembro no Altice Arena (antigo Meo Arena) e na Feira Internacional de Lisboa (FIL), em Lisboa.

A cimeira tecnológica, que nasceu em 2010 na Irlanda, mudou-se para Lisboa por três anos, com possibilidade de mais dois.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Por acaso nem foi ele que teve a ideia mas isso já não interessa nada não é?
      O Paulinho das feiras teve umas diligencias no âmbito da tentativa de angariar o evento. Mas quem conseguiu realmente foi o Fernando Medina, por isso, siga para bingo!

      • Um ministro de negócios estrangeiros vai negociar fora de Portugal, tal como o nome indica. Ir para fora não é para ir de férias. O que Fernando Medina fez foi nada mais que apanhar a embalagem.

        • Exacto!
          O Paulinho foi para fora negociar, por isso é que o artista que disse que “nunca iria ser politico”, “que os partidos são uma grande maçada” e que “quem vai para para os quadros dos partidos são muito medíocres, não tem mais nada para fazer na vida ou que acham que aquilo é a forma de subir na viva”, além de ser o lider partidário com mais tempo no activo em Portugal, foi várias vezes ao México como MN Estrangeiros e vice-PM e, logo que deixou os cargos publicos, foi para consultor da mexicana Pemex e preside ao conselho estratégico da Mota-Engil que, curiosamente, tem obras no México!!
          Portanto, não há duvidas que o vigarista mafioso católico, foi para fora negociar… negociar os tachos dele, claro!!
          .
          https://www.dinheirovivo.pt/economia/petrolifera-estatal-do-mexico-contrata-paulo-portas/
          https://www.youtube.com/watch?v=oYbvQMO7bC0

          • Isso é outro assunto. Pessoalmente não vejo problema em querer melhorar a vida pessoal desde que isso não afecte o trabalho actual. É óbvio que um ministro dos negócios estrangeiros vai ter vantagem profissional quando sair do cargo. Agora se andou a caça de tachos ou não, não sei. As pessoas devem ser inocentes até prova em contrário e é assim que as pessoas devem pensar, mas honestamente não me admirava porque já se viu de tudo.

            • Parace-me que não conheces a personagem…
              Era um jornalista “anti-partidos” a acabou sendo o líder partidário mais tempo no activo!
              Disse que os quadro dos partidos eram medíocres e/ou queriam para subir na vida e depois foi para a Mota-Engil (que acompanhou várias vezes ao estrangeiro enquanto o ministro!).
              Demitiu-se “irrevogavelmente”, para voltar passados poucos dias para um cargo ainda mais importante.
              Tudo o que fez enquanto esteve no governo (ministro de Defesa no governo de Durão/Santana e agora) foi altamente duvidoso, incompetente, etc, etc, e, no caso dos submarinos houve de certeza corrupção, que ficou provada em tribunal, pois os mafiosos alemães que andaram para aí (por vários países a corromper políticos, etc) foram a tribunal na Alemanha – embora, tenha sido para inglês ver (e um deles até deixou os negócios dos submarinos e vive alegremente no Algarve à grande a francesa)!
              Simplesmente como os principais mafiosos/corruptores foram os alemães (e alguns estavam ligados a políticos alemães), ficou tudo em segredo de estado e assim o Paulinho ficou mais descansado.
              Portanto, mesmo sem condenações judicias, o percurso deste artista já diz tudo sobre a sua competência, moral e coerência – isto já para não falar de que é católico praticante!!
              O que melhor o define é isto:
              https://www.youtube.com/watch?v=ogRd9zy8xMI

RESPONDER

Restaurantes "expressamente proibidos" de guardar comprovativos de testes dos clientes

Os restaurantes dos concelhos em risco elevado e muito elevado, onde é necessário um teste negativo ou o certificado digital por parte dos clientes para poderem entrar, estão "expressamente proibidos" de guardar os comprovativos. A regra …

City pode ter de sacrificar Bernardo Silva para contratar Kane

O médio português poderá ter de ser "sacrificado" pelo Manchester City para financiar a contratação do avançado inglês ao Tottenham. Segundo o The Sun, para garantir a transferência de Harry Kane, o Manchester City terá de …

Não é só o BE, PCP e PAN que têm exigências. PS pressiona Leão com descida de IRS

As exigências para o próximo Orçamento do Estado (OE2022) não chegam apenas do Bloco de Esquerda, PCP e PAN. O PS também as tem e pressiona o ministro das Finanças por uma eventual mexida nos …

Alemanha não tem feito o suficiente para atingir metas do Acordo de Paris, diz Merkel

Chanceler alemã não está satisfeita com os esforços feitos pelo seu país ao longo das últimas décadas, defendendo que é preciso "acelerar o ritmo" para cumprir os objetivos estabelecidos pelo Acordo de Paris. Na tradicional conferência …

Soualiho Meité assina com o Benfica por cinco épocas

O médio francês, que representava o Torino, é o mais recente reforço do Benfica, tendo assinado contrato por cinco temporadas, até 2026, anunciou, esta sexta-feira, o clube das águias. "O Sport Lisboa e Benfica informa que …

Descoberta antiga estrada Romana no fundo da Lagoa de Veneza

Um novo estudo revela novas evidências da presença de uma antiga estrada Romana nas profundezas da Lagoa de Veneza, em Itália. De acordo com o site Science Alert, uma série de estruturas antigas foi descoberta nas …

Costa não vai ao Porto apresentar candidato. Tiago Barbosa Ribeiro desvaloriza (e acena com Santos Silva)

Tiago Barbosa Ribeiro vai apresentar a sua candidatura à Câmara Municipal do Porto no domingo, mas o secretário-geral do partido não vai estar presente. António Costa, secretário-geral do PS, escolheu Vila do Conde para a apresentação …

Incidência a subir nos mais idosos. Internados em UCI continuam a aumentar

A taxa de incidência de infeções por covid-19 acumulada a 14 dias é mais elevada entre a faixa etária dos 20 aos 29 anos, mas o maior aumento registou-se nas pessoas com mais de 80. Segundo …

Os tomates têm uma espécie de sistema nervoso que avisa sobre ataques

Os tomates que estão a ser comidos por insetos usam sinais elétricos para enviar um alerta para o resto da planta, semelhante à forma como o nosso sistema nervoso avisa sobre danos. E que efeito têm …

DGS e Infarmed afastam terceira dose da vacina (e especialistas só querem vacinar jovens com comorbilidades)

O Infarmed afastou a necessidade de reforço da vacinação contra a covid-19 com uma eventual terceira dose. Em relação aos jovens entre os 12 e os 15 anos, a maioria dos especialistas da task force …