Governo inglês anuncia cortes orçamentais

hmtreasury / Flickr

O ministro das Finanças do Reino Unido, George Osborne,

O ministro das Finanças do Reino Unido, George Osborne,

O ministro das Finanças britânico, George Osborne, disse este domingo que o Governo vai anunciar formalmente novos cortes orçamentais durante a próxima semana.

Osborne afirmou que é preciso poupar 50 pence (64 cêntimos) em cada 100 libras (164 euros) que o Governo venha a gastar até ao ano de 2020.

“Desde a crise financeira que o mundo é cada vez mais um local de incertezas e nós precisamos de agir agora para não termos de pagar mais tarde”, disse o ministro, em entrevista à BBC.

“É por isso que temos de conseguir efetuar poupanças adicionais até ao final da década, porque temos de viver em conformidade com aquilo que temos para nos mantermos em segurança. Esta é a maneira de manter o Reino Unido em boa forma para o futuro”, afirmou.

Segundo Osborne, os cortes “não correspondem a uma soma significativa tendo em conta a vida do dia-a-dia”.

Osborne abrandou as medidas de austeridade depois das previsões económicas de novembro de 2015, mas agora assinala novas reduções, que devem ser formalizadas na próxima quarta-feira.

De acordo com os dados oficiais, divulgados em fevereiro, a economia britânica registou uma “quebra significativa” no ano passado.

“Nos países ocidentais, e sobretudo nos países emergentes como a China, o Brasil e a Rússia, as pessoas encaram hoje as previsões económicas de uma forma menos otimista do que aquela que viam há uns meses”, acrescentou o ministro das Finanças.

A economia britânica está a ser afetada pelo abrandamento do crescimento económico na China, além dos efeitos que foram produzidos pela crise que afeta os países da União Europeia.

Além da situação eminentemente económica, o Reino Unido vive tempos de alguma incerteza devido ao referendo sobre a continuação, ou não, na União Europeia e que está marcado para o dia 23 de junho.

Bom Dia

PARTILHAR

RESPONDER

PS, BE e CDS alargam direitos dos independentes. “Não é luz verde, é amarela”

As alterações às leis eleitorais têm aprovação garantida em plenário por maioria absoluta nesta quinta-feira. Independentes podem concorrer à Câmara e Assembleia Municipal com o mesmo nome, símbolo e sigla, mas não a todas as …

Aos 29 anos, "sucessor" de Mourinho estreia-se a vencer e faz história

Ryan Mason, o novo treinador interino do Tottenham, estreou-se a ganhar e tornou-se o treinador mais jovem da história da Premier League. Com a saída de José Mourinho do Tottenham, esta segunda-feira, Ryan Mason assumiu interinamente …

PS-Porto traça perfil de candidato e currículo de Barbosa Ribeiro encaixa como uma luva

O PS traçou o perfil do candidato que quer ver concorrer pelo partido à Câmara Municipal do Porto. O presidente da Comissão Política do PS do Porto, Tiago Barbosa Ribeiro, encaixa na perfeição. Nos últimos tempos, …

Moedas usa o nome de Sócrates para atacar Medina. PS acusa-o de “tirar proveito“ das buscas na CML

Numa altura em que a corrida autárquica se torna cada vez mais feroz, depois de serem conhecidos os motivos das buscas à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas enviou um comunicado às redações em que se …

Enquanto clubes pedem desculpa, Florentino contra-ataca e não desiste da Superliga

O presidente do Real Madrid e da Superliga, Florentino Pérez, manifestou-se na quarta-feira "triste e dececionado" com a suspensão da nova competição europeia de futebol, mas também "surpreendido" com a campanha orquestrada pelo presidente da …

Governo estuda compra de mais vacinas de ARN mensageiro para evitar atrasos

As autoridades de saúde portuguesas estão a estudar a compra de mais vacinas de ARN mensageiro, que até agora não têm revelado efeitos secundários tão graves como a vacina da AstraZeneca e da Johnson & …

O bumerangue pode ter tido mais do que uma função

Investigadores sugerem que o bumerangue pode ter tido mais do que uma função para os australianos aborígenes, como por exemplo moldar ferramentas de pedra. A análise microscópica da superfície de mais de 100 bumerangues de madeira …

Ministério Público e defesa de Sócrates concordam: Ivo Rosa fez uma alteração ilegal à acusação

O Ministério Público (MP) e a defesa de José Sócrates já pediram a nulidade da decisão instrutória do juiz Ivo Rosa no processo judicial da Operação Marquês. Os dois requerimentos defendem que o juiz fez …

Depois da Superliga Europeia, pode chegar agora a Superliga Britânica

Depois de os planos de uma Superliga Europeia terem aparentemente caído por terra, os clubes ingleses preparam uma "Superliga Britânica", que poderá trazer o Celtic e o Rangers para a Premier League. Os planos de uma …

Parlamento admite repensar fim do dia de reflexão. Iniciativa Liberal vai forçar partidos a decidir já

A proposta da Iniciativa Liberal para acabar com o dia de reflexão no sábado que antecede o dia das eleições pode, para já, ficar à espera de uma decisão da Assembleia da República. Esta quarta-feira, na …