O governo grego comunicou hoje que vai oferecer electricidade, em determinados dias, às famílias de baixos rendimentos, que têm recorrido a lenha para aquecerem as suas casas, poluindo o ar das cidades.
Sem dinheiro para a electricidade, cujo preço galopou nos últimos dois anos, na sequência do programa de empréstimos imposto pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional, muitos gregos estão a optar por queimar madeira para aquecimento.
O plano da electricidade gratuita já tinha sido anunciado em Novembro, mas o Ministério da Saúde grego anunciou agora ter finalizado a proposta, que garantirá electricidade grátis aos lares mais carenciados nas alturas em que os níveis de poluição excedam o limite de segurança.
De acordo com o plano, os clientes que declararem rendimentos baixos no registo feito na empresa de electricidade estatal têm direito a dois dias de energia grátis por cada dia em que o fumo atinja níveis de alarme.
No fim-de-semana, as temperaturas baixaram e o nível de partículas potencialmente perigosas para a saúde a serem expelidas para a atmosfera duplicou nos subúrbios norte da capital grega, aproximando-se dos 150 miligramas por metro cúbico, o limite fixado pelas autoridades.
Após mais um fim-de-semana de intensa queima de madeira, que tornou cinzentos os céus de Atenas, a capital, e de outras principais cidades, as autoridades gregas emitiram um alerta de poluição que parece ter surtido efeito.
/Lusa