Governo quer vender fardas da PSP e GNR na Internet

Oscar in the middle / Flickr

A criação de uma plataforma online para a venda das fardas dos militares da GNR e dos agentes da PSP é uma das medidas que consta do Orçamento do Estado para 2019, com o objectivo de poupar ao Ministério da Administração Interna (MAI) cerca de três milhões de euros.

A gestão do fardamento dos militares da GNR e dos agentes da PSP é um problema antigo e “grave” que o Governo espera poder resolver com a criação de uma plataforma online.

A medida, que integra o Orçamento do Estado para 2019 (OE2019), já é falada “há três ou quatro anos”, como explica à TSF o dirigente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP), Paulo Rodrigues.



“O problema é mesmo grave”, salienta Paulo Rodrigues na TSF, constatando que a dificuldade em adquirir fardamento leva muitos agentes a recorrerem ao mercado negro. Por outro lado, há quem não saiba onde pode adquirir as fardas.

Assim, Paulo Rodrigues tem a “esperança” de que “desta vez, seja mesmo para implementar” este novo modelo online de gestão do fardamento. Isto porque permitirá a qualquer militar ou agente, de qualquer parte do país, comprar as fardas e “sabem que são peças oficiais e não precisam de ir a uma casa mandar coser ou bordar porque as calças não são bem iguais”, explica o dirigente da ASPP.

O Governo refere na proposta de OE2019 que a plataforma online visa “reduzir as imobilizações financeiras inerentes aos ‘stocks’” e “permitir a libertação de espaços” que estão, actualmente, afectos “à confecção, armazenamento e venda de fardamento, bem como a reafectação de pessoal para o serviço operacional”, como cita a TSF.

Todavia, o novo modelo é olhado com alguma desconfiança pelo vice-presidente da Associação de Profissionais da Guarda (APG), José Miguel. Hoje em dia, “é muito prático e funcional” fazer compras online, mas no que diz respeito a roupas e fardamentos, não creio que seja assim tão prático ou sequer viável num curto espaço de tempo“, considera em declarações à TSF.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Quando comecei a ver/ouvir a notícia na TV, também fiquei com a mesma preocupação, mas depois ao dizerem que era para gestão interna fiquei mais descansado.
      Ao ler esta notícia, voltei a ficar preocupado, ao referirem que existe um “mercado negro” de fardas

RESPONDER

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …