Governo quer vender fardas da PSP e GNR na Internet

Oscar in the middle / Flickr

A criação de uma plataforma online para a venda das fardas dos militares da GNR e dos agentes da PSP é uma das medidas que consta do Orçamento do Estado para 2019, com o objectivo de poupar ao Ministério da Administração Interna (MAI) cerca de três milhões de euros.

A gestão do fardamento dos militares da GNR e dos agentes da PSP é um problema antigo e “grave” que o Governo espera poder resolver com a criação de uma plataforma online.

A medida, que integra o Orçamento do Estado para 2019 (OE2019), já é falada “há três ou quatro anos”, como explica à TSF o dirigente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP), Paulo Rodrigues.

“O problema é mesmo grave”, salienta Paulo Rodrigues na TSF, constatando que a dificuldade em adquirir fardamento leva muitos agentes a recorrerem ao mercado negro. Por outro lado, há quem não saiba onde pode adquirir as fardas.

Assim, Paulo Rodrigues tem a “esperança” de que “desta vez, seja mesmo para implementar” este novo modelo online de gestão do fardamento. Isto porque permitirá a qualquer militar ou agente, de qualquer parte do país, comprar as fardas e “sabem que são peças oficiais e não precisam de ir a uma casa mandar coser ou bordar porque as calças não são bem iguais”, explica o dirigente da ASPP.

O Governo refere na proposta de OE2019 que a plataforma online visa “reduzir as imobilizações financeiras inerentes aos ‘stocks’” e “permitir a libertação de espaços” que estão, actualmente, afectos “à confecção, armazenamento e venda de fardamento, bem como a reafectação de pessoal para o serviço operacional”, como cita a TSF.

Todavia, o novo modelo é olhado com alguma desconfiança pelo vice-presidente da Associação de Profissionais da Guarda (APG), José Miguel. Hoje em dia, “é muito prático e funcional” fazer compras online, mas no que diz respeito a roupas e fardamentos, não creio que seja assim tão prático ou sequer viável num curto espaço de tempo“, considera em declarações à TSF.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Quando comecei a ver/ouvir a notícia na TV, também fiquei com a mesma preocupação, mas depois ao dizerem que era para gestão interna fiquei mais descansado.
      Ao ler esta notícia, voltei a ficar preocupado, ao referirem que existe um “mercado negro” de fardas

RESPONDER

Proteína "antienvelhecimento" que atrasa crescimento celular é fundamental na longevidade

Uma equipa de cientistas identificou uma nova proteína antienvelhecimento, que controla o metabolismo das outras proteínas, um processo implicado no envelhecimento e na doença. Os seres humanos estão a viver mais do que nunca. No entanto, …

Em protesto, as farmácias vão fechar 23 minutos. Infarmed avisa que podem sofrer sanções

As farmácias estão vinculadas a obrigações legais e incorrem em sanções, avisou terça-feira a Infarmed, em resposta à Associação Nacional das Farmácias (ANF) que anunciou para esta quarta-feira uma paragem simbólica dos serviços farmacêuticos. “Inerente ao …

"Falta de confiança". Pedro Rodrigues demite-se de coordenador da bancada do PSD em rutura com Rio

O deputado do PSD Pedro Rodrigues demitiu-se esta terça-feira do cargo de coordenador da bancada na Comissão de Trabalho e Segurança Social, invocando "falta de confiança" do presidente do partido e do grupo parlamentar, Rui …

Morreu o antigo jogador do Sporting Maurício Hanuch. Tinha 43 anos

O argentino Maurício Hanuch, ex-futebolista do Sporting, morreu esta terça-feira, aos 43 anos, vítima de doença prolongada. Numa nota divulgada no seu site site, os leões manifestam o seu pesar pela morte do antigo jogador, Maurício …

Cientistas conseguiram controlar as decisões de macacos através de estimulação cerebral

Ondas ultrassónicas de alta frequência, destinadas a regiões cerebrais específicas, podem mesmo influenciar o comportamento dos macacos. O cérebro é um órgão muito difícil de tratar. Além de a grande maioria dos medicamentos ter vários efeitos …

Raios cósmicos podem ter desempenhado um papel fundamental na origem da vida

A influência dos raios cósmicos no início da vida na Terra pode explicar a preferência da natureza pela estrutura das moléculas biológicas. Dois investigadores da Universidade de Stanford, nos EUA, sugerem que a interação entre proto-organismos …

Astrónomos descobrem um novo tipo de asteróide perto de Júpiter (e tem uma misteriosa cauda)

Uma equipa de astrónomos descobriu um novo tipo de asteróide com uma cauda semelhante à de cometa que orbita perto de Júpiter num enxame de rochas espaciais chamado Troianos. O LD2 2019, como é conhecido, desafia …

A estrela mais próxima do Sistema Solar não está sozinha. Há um planeta a orbitá-la

Uma equipa internacional, composta por vários investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) conseguiu, através do espetrógrafo ESPRESSO, confirmar a existência do planeta que orbita a estrela mais próxima do Sistema Solar, …

App deteta sinais de anemia. Basta fotografar a pálpebra com o smartphone

Uma equipa de cientistas desenvolveu um novo software capaz de tornar o diagnóstico de doenças do sangue muito mais simples, usando a câmara de um smartphone para avaliar os níveis de hemoglobina. A hemoglobina é uma …

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …