Adeus aos 60 dias para legalizar a TV (e mais 900 leis caducas)

O programa de simplificação legislativa do Governo levou à exclusão de 908 decretos-lei. O objetivo é remover diplomas normativos desatualizados e facilitar a consulta da legislação aos cidadãos.

Vistos como “desnecessários“, foram mais de 900 decretos-lei que foram removidos pelo Governo, seguindo um programa de simplificação legislativa. Os diplomas são relativos ao período entre 1981 e 1985, de acordo com o decreto-lei publicado, esta segunda-feira, em Diário da República.

“A redução do bloco de legislação, através da determinação expressa de cessação de vigência de muitos diplomas normativos já caducos, anacrónicos ou ultrapassados pelo evoluir dos tempos, constitui um dos pilares essenciais desse programa de simplificação legislativa”, pode ler-se em Diário da República.

Este programa de simplificação vem facilitar o acesso dos cidadãos à legislação e permite uma maior “clareza e certeza jurídica”. Os 908 diplomas normativos retirados estavam já obsoletos e não tinham nenhuma contribuição para decisões jurídicas.

“Só assim se tornará possível saber, com rigor sistemático, quantos e quais os diplomas que estão atualmente em vigor em Portugal”, descreve o decreto-lei 49/2019. A identificação dos decretos desatualizados tem sido feita nos últimos meses e “resulta de um levantamento metódico e exaustivo por uma equipa especializada”.

Dentro dos quase mil diplomas removidos, está o decreto-lei 161/81, que impõe um prazo de 60 dias para legalizar o aparelho de televisão com o registo na Rádio Televisão Portuguesa. O ECO dá o exemplo deste diploma normativo que, com os mecanismos de controlo que existem hoje, é dispensável da atual legislatura.

A senda de eliminação de leis do programa de simplificação legislativa do Governo pode ainda continuar. O Diário da República afirma que “será submetido à Assembleia da República uma proposta de lei, na qual se proclama a não vigência de 260 diplomas da sua competência”.

“A limpeza do ordenamento jurídico, contudo, não fica ainda concluída, continuando em curso os trabalhos necessários à integral identificação de outros atos legislativos, de períodos temporais subsequentes, que igualmente reúnam os requisitos de não aplicabilidade e de desnecessidade atuais”.

Isto pode fazer com que o número de leis deitadas ao lixo pelo Governo suba para 1168, em áreas como as Finanças, Justiça, Negócios Estrangeiros e Economia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …

Berardo mostra-se "incrédulo com falta de memória" de Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se "incrédulo com a sua falta de memória". "Tudo isso é …

Marcelo diz que foi "sensato" não incluir pergunta sobre origem étnico-racial no Censos 2021

O Presidente da República considerou que foi uma decisão sensata não incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, face ao debate gerado, embora a ideia fosse boa. "Acho que foi uma …

Esfinge gigante de Ramsés II vê a luz do dia ao fim de quase 100 anos

https://vimeo.com/343091742 Uma enorme esfinge do faraó egípcio Ramsés II viu finalmente a luz do dia, no passado dia 12 de junho, depois de ter sido recolocada através de um sistema monumental que a fez "flutuar" pelo …

Vai baixar o custo das chamadas para números começados por 707 e 708

A Anacom anunciou uma descida de 48% no preço máximo das chamadas de telemóvel para números começados por 707 e 708, e de 10% para telefone fixo. A decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) de baixar os …

PSG abre a porta a Neymar (e o Barcelona não a fecha)

Depois de o eventual regresso de Neymar ao Barcelona ecoar na imprensa desportiva, o presidente do Paris Saint Germain, Nasser Al-Khelaifi quebrou o silêncio sobre o jogador brasileiro. Em entrevista à France Football, o presidente …

“Explosão suspeita” entre China e Coreia do Norte causou um sismo

Os serviços sismológicos chineses registaram um sismo de 1,3 graus de magnitude na escala de Richter às 19h38 locais (12h38 em Lisboa), na cidade chinesa de Hunchun, causado por uma “explosão suspeita”, disseram as autoridades …