Governo estuda criação de IRC simplificado para as empresas

Miguel A. Lopes / Lusa

O Governo está a ponderar criar um IRC simplificado para as empresas mais pequenas, com possibilidade de pré-preenchimento da declaração anual modelo 22, à semelhança do IRS automático para contribuintes singulares.

De acordo com o Jornal de Negócios, a informação foi dada no Parlamento pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, durante uma audição no âmbito da discussão na especialidade de alterações ao diploma que regula a entrega à AT do ficheiro SAF-T da contabilidade.

Segundo o mesmo jornal, o objetivo é dar mais uma utilização aos dados que constam do ficheiro, que o Fisco destina ao pré-preenchimento da Informação Empresarial Simplificada (IES).

Esta informação é partilhada com o Banco de Portugal e com o INE para efeitos de informações estatísticas sobre as empresas.

Para António Mendonça Mendes, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, ”é uma oportunidade para, num futuro próximo, estarmos aqui a discutir um IRC simplificado assente neste pré-preenchimento”.

O governante assegurou ainda que “o que será reportado serão apenas códigos e valores. Não vamos ter acesso a nomes e tudo o que é texto e descritivos será informação encriptada”.

“Devemos trabalhar no sentido de o país poder dispor de um sistema de estatísticas fiável, de um instrumento simplificado, que abre a oportunidade para simplificar outras obrigações como o IRC automático e simplificado”, continuou.

Assim, a ideia será usar os dados da contabilidade para pré-preencher a modelo 22 no caso de pequenas empresas, que têm uma contabilidade mais simples e não recorrem a instrumentos financeiros complicados que acabariam por impossibilitar o processo.

O IRC seria, assim, mais baseado no resultado contabilístico do que no fiscal.

Atualmente, a lei obriga as empresas a enviar para o Fisco, no âmbito do SAF-T, apelidado de “big brother fiscal”, a totalidade da informação das suas contas anuais, constante do ficheiro SAF-T (PT). A informação enviada é posteriormente encriptada, através de um mecanismo fornecido pela Casa da Moeda. A Autoridade Tributária (AT) poderá aceder, mas apenas no caso de abrir um procedimento inspetivo.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

PRR tem 36 milhões para apoiar contratação de 350 “cientistas”

O Governo tem 186 milhões de euros no Plano de Recuperação e Resiliência para reforçar e capacitar o Sistema Científico e Tecnológico nacional e fomentar a sua articulação com a indústria. Segundo avança o ECO, uma …

Comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega deverá acabar rapidamente

A comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega vai tomar posse na próxima quinta-feira, mas deverá acabar depressa, uma vez que apenas a Iniciativa Liberal apresentou projeto. A presidência da comissão cabe ao PS, a primeira …

Candidatura ibérica ao Europeu de andebol. Lisboa é a única cidade portuguesa

O campeonato da Europa da modalidade, em 2028, pode ser realizado em diversas cidades espanholas. E na capital portuguesa. A Federação de Andebol de Portugal e Real Federação Espanhola de Andebol confirmaram nesta terça-feira que submeteram …

Uber usou 50 empresas de fachada holandesas para evitar impostos, revela relatório

A Uber recorreu a cerca de 50 empresas de fachada holandesas para reduzir a sua carga fiscal global, revelou a mais recente investigação do australiano Center for International Corporate Tax Accountability and Research. Segundo avançou o …

Task force traça nova meta e prevê 70% da população vacinada até ao início de agosto

O processo de vacinação em Portugal vai contar, a partir deste segundo trimestre, com uma maior quantidade de vacinas disponíveis, principalmente a partir do final deste mês. Esta quarta-feira, no Parlamento, o vice-almirante Henrique Gouveia e …

Mais quatro mortes e 485 casos em Portugal. R(t) sobe ligeiramente

Esta quarta-feira, Portugal regista mais quatro óbitos e 485 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Coroa de diamantes e safiras da rainha Maria II vai hoje a leilão em Genebra

A leilão vai também, esta quarta-feira, um conjunto de adornos, igualmente em safiras e diamantes, da coleção de Estefânia de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão I Várias joias que pertenceram a casas reais europeias, entre as …

40 mortos em manifestações contra Governo na Colômbia. Presidente anuncia investigação a abusos policiais

Mais de 40 pessoas morreram nas manifestações contra o governo da Colômbia que começaram há duas semanas, segundo a organização não-governamental (ONG) Temblores. Em relatório divulgado na terça-feira, a ONG colombiana contabiliza pelo menos 40 mortes …

Netanyahu avisa: Hamas "vai receber ataques que não espera"

A escalada de violência continua em Israel e nos territórios palestinianos ocupados e já há vítimas mortais dos dois lados. O Conselho de Segurança das Nações Unidas volta a reunir-se de emergência esta quarta-feira. As forças …

Pela primeira vez, Governo admite que aplicação Stayway Covid não funcionou

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, um dos primeiros governantes a ver o protótipo da aplicação de rastreio de casos de covid-19, admitiu que a StayAway Covid não funcionou. Segundo Manuel Heitor, …