Governo estuda hipótese de aeroporto na base aérea de Monte Real

António Cotrim / Lusa

O ministro das Infraestruturas e Obras Públicas, Pedro Nuno Santos

O Governo está a estudar a hipótese de criar um aeroporto civil na Base Aérea 5 de Monte Real, em Leiria, confirmou o ministério das Infraestruturas.

Em declarações a vários jornais, entre os quais o Público, o ministério das Infraestruturas confirma que está a estudar a possibilidade de instalar um aeroporto civil na Base Área 5, da Força Aérea, em Monte Real, no distrito de Leiria.

No entanto, ao que apurou o Jornal de Negócios, para que esta possibilidade se torne uma realidade, o Governo tem como condição a existência de financiamento privado.

Num momento em que discute a criação de um aeroporto na região Centro, tanto Leiria como Coimbra já se mostraram disponíveis para acolher esta futura infraestrutura. Porém, de acordo com o Negócios, o Governo já colocou de parte a hipótese de a instalar na cidade do Mondego.

Na semana passada, uma delegação da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra reuniu-se, em Lisboa, com o ministro Pedro Nuno Santos, “para discutir a temática do aeroporto na região Centro”.

Durante a reunião, avançou a agência Lusa, “os representantes do Governo registaram as necessidades, apresentadas pelos autarcas, do reforço da capacidade aeroportuária na região Centro”, sublinhando que “ficou estabelecido que iriam ser avaliadas e estudadas as soluções com vista a encontrar uma solução viável para a implementação de um aeroporto” nesta região.

Para Manuel Machado, presidente da Câmara de Coimbra, a abertura da Base Aérea de Monte Real ao tráfego civil “é inexequível”, pois implicaria, por razões de segurança, “um investimento mais oneroso do que a construção de uma pista nova“, cita o Público, acrescentando que, pelas mesmas razões, a ampliação do aeródromo Bissaya Barreto, em Cernache, no concelho de Coimbra, também não deverá ser um cenário provável.

Esta semana, a Agência Portuguesa do Ambiente também emitiu uma Declaração de Impacte Ambiental favorável, sendo que condicionada, ao projeto do aeroporto do Montijo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E as populações? Já foram ouvidos sobre o hipotético aeroporto? e as questões ambientais?

    Na Região Centro o aeroporto deve ser entre Coimbra e Leiria.

RESPONDER

Mistura de nanopartículas carregadas pode ser o cocktail fatal das células cancerígenas

Uma equipa de investigadores da Coreia do Sul descobriu que podem dar um golpe fatal nas células cancerígenas com uma cuidadosa mistura de nanopartículas carregadas. Os lisossomas são os caixotes do lixo das células. Contêm enzimas …

Diretora-geral da Saúde da Escócia demite-se após furar confinamento que impôs

A diretora-geral da Saúde da Escócia, Catherine Calderwood, anunciou na noite de domingo a sua demissão após ter desrespeitado as regras de confinamento que impôs, ao deslocar-se por duas vezes à sua segunda casa durante …

Maduro pede aos norte-americanos que impeçam "novo Vietname" perto de casa

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, dirigiu este domingo uma carta aos norte-americanos, apelando a que travem as alegadas intenções de Trump de avançar para um conflito armado com a Venezuela e impeçam "outro Vietname …

Apareceu um enorme buraco na camada de ozono por cima do Pólo Norte

O Arctic Ozone Watch da NASA relatou a formação de um grande buraco na camada de azono acima do Pólo Norte, que pode ser o maior já registado no norte. Em março, os relatórios de balões …

Descoberto novo candidato a superterra habitável a 12 anos-luz

Um sistema estelar recém-descoberto a 12 anos-luz inclui três mundos na faixa de tamanho entre a Terra e Neptuno, um deles na "zona habitável" da estrela, onde o calor do hospedeiro permite a existência de …

Na Terra ou em Marte: reator híbrido converte CO2 em produtos orgânicos

Uma equipa de investigadores desenvolveu um reator híbrido que utiliza bactérias "ciborgues" incorporadas em nanofios para produzir alimentos, combustível e oxigénio. Segundo o comunicado da Universidade da Califórnia, em Berkeley, este sistema é muito semelhante ao …

Já pode visitar o ponto mais profundo dos 5 oceanos (mas há um preço)

Graças a um explorador rico, em maio, alguns sortudos poderão escapar da pandemia de covid-19 durante um curto período de tempo, mergulhando ao ponto mais profundo conhecido dos oceanos da Terra. O Challenger Deep é o …

Os tubarões são mais fáceis de capturar em águas mais frias

As áreas equatoriais quentes são o local onde a vida marinha é mais biodiversa. No entanto, os navios de pesca são mais propensos a capturar tubarões e atum em regiões oceânicas frias. Vivem mais espécies perto do …

Golfinhos machos "cantam" juntos para seduzir fêmeas

Um novo estudo científico sugere que os golfinhos machos "cantam" todos juntos, de forma síncrona, para seduzirem as fêmeas a ter relações sexuais. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram várias gravações de "pops" — …

Na Etiópia, os apagões da Internet afetam a vida de milhares de pessoas

A Internet desempenha um papel decisivo na transformação da vida de milhares de etíopes e é por isso que as paralisações têm um enorme impacto económico.  Entre janeiro e o final de março, os habitantes da …