Governo estuda hipótese de aeroporto na base aérea de Monte Real

António Cotrim / Lusa

O ministro das Infraestruturas e Obras Públicas, Pedro Nuno Santos

O Governo está a estudar a hipótese de criar um aeroporto civil na Base Aérea 5 de Monte Real, em Leiria, confirmou o ministério das Infraestruturas.

Em declarações a vários jornais, entre os quais o Público, o ministério das Infraestruturas confirma que está a estudar a possibilidade de instalar um aeroporto civil na Base Área 5, da Força Aérea, em Monte Real, no distrito de Leiria.

No entanto, ao que apurou o Jornal de Negócios, para que esta possibilidade se torne uma realidade, o Governo tem como condição a existência de financiamento privado.

Num momento em que discute a criação de um aeroporto na região Centro, tanto Leiria como Coimbra já se mostraram disponíveis para acolher esta futura infraestrutura. Porém, de acordo com o Negócios, o Governo já colocou de parte a hipótese de a instalar na cidade do Mondego.

Na semana passada, uma delegação da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra reuniu-se, em Lisboa, com o ministro Pedro Nuno Santos, “para discutir a temática do aeroporto na região Centro”.

Durante a reunião, avançou a agência Lusa, “os representantes do Governo registaram as necessidades, apresentadas pelos autarcas, do reforço da capacidade aeroportuária na região Centro”, sublinhando que “ficou estabelecido que iriam ser avaliadas e estudadas as soluções com vista a encontrar uma solução viável para a implementação de um aeroporto” nesta região.

Para Manuel Machado, presidente da Câmara de Coimbra, a abertura da Base Aérea de Monte Real ao tráfego civil “é inexequível”, pois implicaria, por razões de segurança, “um investimento mais oneroso do que a construção de uma pista nova“, cita o Público, acrescentando que, pelas mesmas razões, a ampliação do aeródromo Bissaya Barreto, em Cernache, no concelho de Coimbra, também não deverá ser um cenário provável.

Esta semana, a Agência Portuguesa do Ambiente também emitiu uma Declaração de Impacte Ambiental favorável, sendo que condicionada, ao projeto do aeroporto do Montijo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E as populações? Já foram ouvidos sobre o hipotético aeroporto? e as questões ambientais?

    Na Região Centro o aeroporto deve ser entre Coimbra e Leiria.

RESPONDER

Todo o Universo primitivo pode ter estado a girar em múltiplas direções

Novas evidências sugerem que todo o Universo primitivo esteve a girar como um planeta ou uma galáxia, deixando um rasto que ainda é visível nos céus. De acordo com o New Scientist, a nova teoria baseia-se …

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …