Governo elimina tectos salariais dos gestores da Caixa

António Cotrim / Lusa

A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, mostra uma vaca voadora na apresentação do Programa Simplex 2016

A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques

O Governo aprovou esta quarta-feira um decreto-lei que altera o estatuto do gestor público, que elimina os tectos salariais até agora impostos à equipa de gestão da Caixa Geral de Depósitos.

A decisão “vai de encontro às recomendações do BCE”, que considera que não deve haver diferença entre os salários dos diferentes administradores da Caixa e que recomenda a eliminação do actual tecto salarial previsto no estatuto do gestor público.

O anterior estatuto do gestor público impedia que os salários de pessoas designadas para altos cargos da administração pública fossem superiores ao do primeiro-ministro.

O novo estatuto “determina a não aplicação do regime previsto naquele estatuto aos administradores designados para instituições de crédito integradas no Setor Empresarial do Estado”, que sejam qualificadas como “entidades supervisionadas significativas” e estabelece que “não deve existir um tecto salarial”, lê-se em comunicado do Conselho de Ministros.

“A alteração do estatuto de gestor público vem no sentido de reforçar o conselho de administração da CGD e dar-lhe a importância devida que tem para nós como banco público”, explicou a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, que remeteu mais explicações sobre o assunto para o ministro das Finanças.

“O ministro das Finanças dará todas as explicações sobre o diploma aprovado”, disse a ministra, que não adiantou mais pormenores.

A decisão do Governo surge depois de a semana passada ter sido anunciada a nomeação de uma nova equipa de gestão para a Caixa, liderada por António Domingues, e da qual fazem parte os ex-ministros Leonor Beleza e Rui Vilar.

O ministério das Finanças tinha já adiantado que iria seguir todas as recomendações do banco central, mas, segundo o Jornal de Negócios, a medida terá sido uma das imposições de António Domingues para aceitar liderar o Conselho de Administração do banco estatal.

A nova equipa de gestão da CGD irá contar com 12 administradores não executivos, entre os quais o ex-CEO do Grupo Impresa, Pedro Norton, e o antigo secretário de Estado do Turismo no Governo de José Sócrates, Bernardo Trindade.

Nenhum dos anteriores gestores da CGD integra a nova equipa.

CDS tudo fará para impedir, Bloco perplexo

O CDS-PP manifestou-se já contra qualquer iniciativa do Governo ou do parlamento que resulte em aumentos dos vencimentos dos gestores públicos, considerando que seria um mau sinal quanto às prioridades do executivo.

Em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, a deputada Cecília Meireles afirmou que o CDS-PP “tudo fará” para impedir qualquer iniciativa do Governo que permita aumentos dos salários dos gestores da CGD.

Para a deputada do CDS-PP, a confirmar-se essa intenção do Governo no Conselho de Ministros, seria “completamente extemporâneo” e um “péssimo sinal em relação às prioridades do Governo”.

Também o Bloco de Esquerda se manifestou contra aumentos salariais na gestão da CGD.

O deputado Heitor de Sousa, contactado pela TSF, reagiu com “estranheza” e “perplexidade” à proposta do governo.

“Causa estranheza e perplexidade porque se sabe que está em curso, na CGD, um projecto de recapitalização com uma suposta reestruturação da empresa”, disse o deputado bloquista.

“Juntando a isto, o facto de haver um congelamento geral de salários e da contratação coletiva, não deixa de causar estranheza do ponto de vista político e social”, disse.

AJB, ZAP / Lusa

PARTILHAR

33 COMENTÁRIOS

  1. Força PS, assim é que é estimular a economia, pelo menos, já está a fazer com que menos dinheiro fique parado, na Caixa com certeza…

    • Eu diria no feminino.

      (mais um caso onde o absurdo AO, ao criar a confusão de pronúncia, teria um resultado cómico, mas talvez mais verdadeiro) 🙂

  2. E diz-se este um governo de esquerda, mais uma vez, é mais do mesmo, só mudaram as moscas, a trampa é a mesma, há que proteger os amigos, afilhados, familiares, quem financia e por aí fora, e ainda por cima com o apoio do BCE, melhor impossível.
    Agora só falta ver se a privatização da ADSE vai para a frente, já não me admiro nada.
    Quanto ao ordenado mínimo, governo e patrões, mais uma vez unidos e os sindicatos andam cá para se encher, uma demonstração ou outra para mostrar que existem e justificar a existência. O ordenado mínimo podia ser aumentado para os mil euros, que o patronato ainda ganhava, agora era uma chatice para os concelhos de administração e para os patrões que não podiam encher-se à grande como fazem.
    A realidade é que Portugal está condenado, com este tipo de politica, a ser de meia dúzia de gatunos que enchem à custa da miséria de um povo habituado a comer e calar.
    TENHAM VERGONHA NA CARA!!

    • É que não é mais do mesmo, pelos vistos é pior! O anterior governo, colocou o tecto salarial e muito bem e vem estes gaijos destruir isso…para quê?! Os 7mil euros vezes 14 meses, não é suficiente? dá um bolo de quase 100mil euros/ano. E não só tiraram o teto como colocaram 19 administradores!!! Como é possível…este PS não aprendeu nada do passado e burros são os portugueses por continuarem a votar neste partido. Acredito que é o pior partido de Portugal, onde a corrupção e o querer ganhar dinheiro a qualquer custo, é maioria e não minoria…

  3. Trata-se de uma medida política, que terá os seus fundamentos, mas que dificilmente se encaixará no desígnio de uma boa decisão política. Decisões deste género não ajudam a fortalecer o espírito democrático nem contribuem para a redução das desigualdades materiais entre cidadãos.

  4. Acho que é melhor o estado em vez de injectar quatro mil milhões na CGD, injectar já oito mil milhões para pagar os vencimentos dos gestores. Cambada de chulos, chulam o zé povinho até ao tutano e depois implementar medidas que beneficiam amigos e camaradas do Governo.

  5. Bem, no mínimo, é de ficar de boca aberta. O país está em crise, mas só para os pobres! A CGD está a dar prejuízo atrás de prejuízo e como recompensa aumenta-se o vencimento dos gestores.
    Os portugueses já terão pago 40 mil milhões de euros pelos desmandos dos banqueiros e o povo para vencimentos principescos a estes incompetentes. Portugal no seu melhor!

  6. Inacreditável… Nem Sto. António nos ajuda… Ladrões doutorados… e todos nós a pagar…. e sem poder fazer nada, porque até nas eleições somos ultrapassados pelas espertezas saloias desta esquerdalha sem vergonha.

  7. Hoje já comentei a noticia do navio português encontrado na Namíbia com um tesouro dentro, oferecido a eles e agora é esta!! Eu queria escrever um palavrão mas como isto está pior que a PIDE é melhor não!!! A sério…como é possível viverem à grande e à francesa se o país está podre, sem dinheiro!??!? Oferecem milhões…maus gestores pagos a peso de ouro…não entendo…isto é um país europeu ou que?!?!? Tenho vergonha de ser português…simplesmente tenho vergonha de ser português…e ainda acham que isto vai melhorar…só se for para eles…antes do 25 Abril existiam meia dúzia de tachos, agora são centenas deles..para não dizer milhares..Como é possível isto acontecer a Portugal?!?!? Povo..parem de ver futebol, fado e Fátima…acham que foi para isto que se fez o 25 Abril!?!?!? É mau demais…mas que país vergonhoso temos..

    • Nunca terei vergonha de ser PORTUGUÊS, embora respeite a sua opinião quero dizer-lhe que, quanto ao futebol… se houvesse a mesma competência nos políticos, empresários, trolhas , metalúrgicos, camionistas… nós seriamos o 7º pais mais desenvolvido do mundo…

  8. Como os gestores da banca privada fizeram um excelente trabalho um pouco por todo mundo (principalmente na Europa e em Portugal), nada melhor do que pôr os da CGD a ganhar como eles!…
    Ainda por cima, por recomendação do BCE!..

  9. Bem, no mínimo, é de ficar de boca aberta. O país está em crise, mas só para os pobres! A CGD está a dar prejuízo atrás de prejuízo e como recompensa aumenta-se o vencimento dos gestores.

  10. Gestores da banca privada de todo o mundo excepto Portugal porque aqui…é uma lástima…BPN..BPP…Banif….o BCP também não faltará muito…e inclusive a CGD se não fosse a injecção de capital pelo estado a esta hora estava à beira do colapso…e quem paga isto?? Digam lá…é o povo é claro..

    • Realmente, deves ter estado numa caverna bem funda nos últimos anos!..
      Então querem ver que os gestores que provocaram a crise económica mundial de 2008 e levaram à falência montes de bancos por todo o mundo (EUA, RU, Alemanha, Islândia, Espanha, etc, etc), eram portugueses?!
      Que malandros!..

  11. Eu tenho vergonha de ser português…já tive orgulho…no tempo dos descobrimentos…fomos um povo aventureiro, corajoso, destemido e agora somos o que!?!? Medrosos, mansos…leio estas noticias vergonhosas, sim vergonhosas..eu gosto de pagar impostos quando as coisas funcionam..mas neste país nada funciona..e ainda tenho que aturar os crimes dos outros e pagar pelos crimes deles!?!?!? Então a CGD se não fosse o estado a esta hora era um BAnif….e o BCP está a morrer…quem vai pagar isto?!?!? POVO..mas esses gestores ganham milhares e milhares de euros..cometem crimes de má gestão financeira e eu tenho que pagar tudo isto?!!?? Eu quando cometo um crime ou algo que não está correcto, tenho que ser responsabilizado…agora estes gestores querem ganhar tudo com má gestão e depois tenho de pagar?!?! Acham isso certo.?!!??

  12. Dectº. Lei para levantar o tecto salarial dos gestores publicos!
    Sera que estes governantes perderam toda a vergonha ou pura e simplesmente não sabem minimamente ou que é economia e não sabem que não se pode tirar de onde não existe .
    A) a CGD está com um prejuízo de 74 milhões de euros, segundo o Governo
    B) Não fazem a menor ideia dos elementos que vão integrar a nova equipa de gestão Drª. Leonor Beleza e outros dos bons resultados que se pretendem obter.
    Porem vão-lhe pagar vencimentos tipo Mexia, Catroga e Outros que tais .
    C) Pior o desgraçado que sustenta a CGD com as suas economias , com os seus depositos a prazo recebe juros de 0,35% menos 28% taxa de IRS. Isto para não falar nos desgraçados que recebem duzentos e trezentos euros mês mais os 12% dos desempregados que não vivem morrem no dia a dia

    Bendita Democracia / Málditos Governantes

  13. Para quem tinha dúvidas, bem vindo este esclarecimento.
    Um país pobre e devedor não pode pagar muito, como eu se for pobre e devedor também não posso pagar muito. Seja o país rico e então pague em conformidade, enquanto não for…

  14. Não acham que o Cartão de Cidadão se devia chamar Cartão de Cidadania (cidadania=qualidade de cidadão)? Acho que devíamos pensar todos nisto, Portugal precisa de evoluir.

  15. Sim. Esse é mesmo o grande problema que Portugal enfrenta. E que tal se criássemos uma comissão de avaliação da entrada em vigor de um cartão de cidadania, mais duas comissões fiscalizadoras da comissão anteriormente referida, mais uma alta autoridade para as questões da cidadania, um grupo de trabalho de cidadãos, um anteprojeto de definição do conceito de cidadão e para rematar tudo, um provedor do cidadão, uma entidade independente de emissão do cartão de cidadão e uma comissão de avaliação permanente? Se calhar o país assim ia ao sítio. F*******

  16. Não entendi como o maior gestor de topo de Portugal tem teto salarial! Força Marcelo vai à luta! Realmente esta esquerda está a renascer das cinzas do imaginário pós 25.04, em que tudo foi possível…assassinatos, roubos aos cofres do estado, contrabando de armas do exército para fazerem fundações, títulos académicos, assaltos aos poder e o mais bem elaborado esquema de corrupção incomrropivel a constituição que se encontram elaborados várias linhas abaixo… As que ninguém lê mas que se vão lendo ao longo das décadas nos esquemas de corrupção permitidas por “lei”

  17. Não costumo intervir nem aprecio particularmente a maioria dos comentários mas desta vez não posso deixar de me associar ao coro dos protestos que foram publicados. Esta medida não põe em risco a coligação? Onde é que estamos? Não há vergonha em sítio nenhum?

  18. Com o aumento dos tetos salariais, o aumento de gestores e a recapitalização da CGD em 4 mil milhões de euros o que com as anteriores irá perfazer a módica quantia de 9.950 mil milhões de euros é caso para estarmos felizes e esperançados no futuro, aqui está a verdadeira cara desta esquerdalha que nos imagina a todos totós.

RESPONDER

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …

Turismo, indústria e energia fazem do Norte região que mais cresceu em 2018

O Norte foi a região portuguesa que mais cresceu em 2018, com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,9%, impulsionado pelo turismo, indústria e energia, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística …

Um milhão de assinaturas contra sátira de Natal da Porta dos Fundos

A petição online contra o filme “Especial de Natal: A Primeira Tentação de Cristo”, uma sátira da produtora brasileira Porta dos Fundos, exibido na Netflix, conta com mais de um milhão de assinaturas. Lançada na semana …