Governo da Venezuela quer ilegalizar a oposição

chavezcandanga / flickr

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O governo da Venezuela solicitou esta terça-feira às autoridades eleitorais que declarem ilegal a coligação da oposição que pretende demitir o Presidente Nicolas Maduro através de um referendo, acusando-a de fraude massiva na recolha de assinaturas.

“Solicitámos o cancelamento do registo da Mesa de Unidade Democrática (MUD), por estar envolvida na maior fraude eleitoral da história do país”, afirmou Jorge Rodriguez, que Maduro designou para acompanhar o processo do referendo.

Hoje é o último dia para a Comissão Nacional Eleitoral se pronunciar sobre a validade de um primeiro conjunto das 200 mil assinaturas necessárias para avançar para a próxima fase do longo e complexo processo de convocação de um referendo.

Entre as irregularidades apontadas pelo governante Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) estão a inclusão de informação de pessoas falecidas, incapacitados políticos e menores de idade.

Rodriguez afirmou que a CNE “está obrigada” a satisfazer a pretensão dos chavistas (assim designados por serem seguidores do falecido Presidente Hugo Chavez), “em termos imediatos e de forma expedita”, se bem que tenha evitado falar sobre as consequências que a eventual satisfação desta pretensão teria no processo de destituição de Maduro, que a oposição pretende.

“Como se vai ativar um artigo da Constituição (o referendo revogatório) com uma base tão manchada?”, perguntou Rodriguez. Depois de se reunir com a presidente do CNE, Tibisay Lucena, a quem entregou o documento com o pedido de anulação.

A MUD tem marcada para hoje uma manifestação até à sede da CNE, em Caracas, para pedir a convocação da nova fase do processo para realizar o referendo, que consiste na recolha de “manifestações de vontade” equivalentes a 20% dos inscritos no Registo Eleitoral, o que representa quatro milhões de votantes.

/Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Mesa de Unidade “Democrática”? É mesmo ridiculo! É contra isto que eu estou!
    Pensar nesta gentalha que quer o poder a todo o custo, seja de esquerda, como é o caso, ou de direita.
    Passam atestados de burrice a toda a gente. As pessoas têm fome, não têm produtos básicos para comprar, como pão, leite, etc, e ainda acham que a oposição é que é maluca e anti-democrática. Francamente!
    Este parasita incompetente, se tivesse um pingo de bom senso e respeito pelo seu povo, já tinha saído.

    • Esta gentalha diz-se de esquerda mas, se há uma coisa que eles não são, é de esquerda!
      “Este parasita incompetente, se tivesse um pingo de bom senso e respeito pelo seu povo, já tinha saído.” – Talvez… Mas o que ele vê é cifrões mesmo que seja á custa das vidas dos venezuelanos

  2. Mas como é possível um país inteiro sujeitar-se às loucuras de um ditador que os está a matar à fome pouco a pouco e ainda exige calar todos aqueles que se assujeitem a reclamar?

    • E quantos anos vivemos nós em ditadura? Possível? É sempre (infelizmente)! Basta ver a ditadura da Alemanha sobre a Europa…

    • O Passos/Portas adorava fazer isto. Oposiçã? Mas que grande chatice! Infelizmente (para ele…) há uma coisa que sempre o impediu. A Constituição da República de Portugal!

RESPONDER

FC Porto já perdeu tantas vezes como na época anterior

A época ainda só vai a meio, mas o Porto já perdeu tantos jogos como em cada uma das duas temporadas anteriores. Os 'dragões' perderam seis encontros até ao momento. O FC Porto está longe de …

Londres. Polícia utiliza câmaras com sistema de reconhecimento facial para procurar criminosos

A tecnologia é cada vez mais utilizada pelas autoridades para a aplicação da lei. Na cidade de Londres, no Reino Unido, foram recentemente instaladas câmaras de reconhecimento facial que permitem às forças de segurança reconhecer …

Coronavírus. EUA pedem mais transparência ao Governo chinês

O secretário da Saúde dos EUA, Alex Azar, pediu hoje ao Governo chinês maior "transparência" na gestão da epidemia do novo coronavírus, que já provocou mais de cem mortes na China. “Dissemos à China que mais …

"Amigo" de António Joaquim entregou carta ao tribunal a dizer que viu Luís Grilo a ser morto

Há uma carta que pode baralhar a investigação do caso da morte do triatleta Luís Grilo cuja viúva, Rosa Grilo, é a principal suspeita de o ter assassinado. Um homem que alega ser "amigo" de …

Sismo de magnitude 7,7 entre Cuba e Jamaica lança alerta de tsunami

Um terramoto de magnitude 7,7 fez-se sentir esta terça-feira em Cuba e na Jamaica. Os países estão agora em alerta de tsunami, que também se estende às Ilhas Caimão. Esta terça-feira foi detetado um terramoto de …

"Apagaram um continente". Ativista do Uganda foi eliminada de fotografia com Greta Thunberg

Vanessa Nakate, uma ativista do Uganda, posou com outras quatro ativistas pelo clima, incluindo a sueca Greta Thunberg, para uma fotografia em Davos, na Suíça. Porém, a agência de notícias Associated Press (AP) cortou Vanessa …

PSD assegura que sem contrapartidas proposta de redução do IVA da eletricidade "não será votada"

O deputado do PSD Duarte Pacheco assegurou hoje que a proposta do partido para reduzir o IVA da eletricidade para consumo doméstico "não será votada" se não lhe estiver associada qualquer contrapartida de compensação da …

Português nos EUA queixa-se de roubo de raspadinha de 4 milhões de dólares

Imigrante pensava que o bilhete só valia quatro mil euros e alega ter sido enganado por duas mulheres. Um português imigrante em New Bedford, Estados Unidos, queixa-se em tribunal de ser vítima de um "esquema de …

Diego Miranda é o primeiro português a atuar no palco principal do Tomorrowland

Diego Miranda vai ser o primeiro DJ português a atuar no palco principal do festival de música eletrónica Tomorrowland. Este será a quinta presença consecutiva do artista. O DJ e produtor Diego Miranda vai ser o …

Bruno Fernandes assina pelo Manchester United. Sporting pode encaixar 80 milhões de euros

Bruno Fernandes assinou pelo Manchester United e viaja para Inglaterra esta quarta-feira. O Sporting recebe 55 milhões de euros a pronto, com o negócio a poder atingir os 80 milhões mediante o cumprimento de certos …