Governo da Extremadura declara ensino de português ‘prioridade absoluta’

César Díez Solís, responsável da Educação na região espanhola da Extremadura (foto: K30Television / YouTube/)

César Díez Solís, responsável da Educação na região espanhola da Extremadura (foto: K30Television / YouTube)


O responsável da Educação na região espanhola da Extremadura, César Díez Solís, considerou hoje “inquestionável” que o português represente uma “prioridade absoluta” na política educativa desta comunidade autónoma espanhola.

“Estamos a dar passos importantes para potenciar o português. Não apenas pela proximidade com Portugal, mas pela dimensão que está a adquirir a língua portuguesa a nível internacional, com a projecção de países emergentes como Brasil”, disse.

Díez Solis, que falava nas segundas Jornadas de Língua e Cultura Lusófonas, organizadas pela Associação de Professorado de Português na Extermadura (APPEX), destacou os esforços que têm sido feitos pelo Governo regional tanto junto da comunidade educativa como da cidadania em geral.

Além do português no ensino obrigatório destacou o apoio dado ao ensino em escolas oficiais de idiomas, segundo um comunicado do Governo regional.

O português, disse segundo a nota, é o segundo idioma na primária e terceiro no ensino secundário em centros educativos da região, com três escolas onde se aplica o bilinguismo, com espanhol e português.

Uma oferta que se alarga ao Programa de Língua e Cultura Portuguesa, ao Instituto de Línguas Modernas da Universidade de Extremadura, e à participação ativa dos centros educativos em vários programas conjuntos com Portugal.

Entre outras iniciativas destacou ainda o programa “Falamos português” emitido semanalmente pela televisão regional, o Canal Extremadura.

No encontro de hoje Díez Solís anunciou o arranque de um novo portal para a aprendizagem do português, que será o “embrião” de um banco de recursos disponíveis na rede sobre a língua portuguesa.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Bandeira vermelha". Tóquio em alerta máximo após aumento de novas infeções

A capital do Japão, Tóquio, com 14 milhões de habitantes, está no nível mais alto de alerta para o novo coronavírus após um aumento dos casos registados. “Os especialistas disseram-nos que a situação das infeções está …

Operação Saco Azul. Empresas "zombie" terão desviado 1,8 milhões do Benfica

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e a SAD do clube lisboeta foram constituídos arguidos pelo crime de fraude fiscal, no âmbito da operação ‘saco azul’, confirmou esta terça-feira à agência Lusa fonte oficial …

Maçãs com preços em alta, menos vinho e cerveja a estragar-se (os efeitos da pandemia)

A pandemia de covid-19 está a levar milhares de litros de cerveja a estragar-se, enquanto os produtores de vinho temem uma quebra na produção e, logo, nos lucros. Enquanto isso há menos maçãs e mais …

TAD anula sanção de cinco jogos à porta fechada ao Benfica

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu provimento ao recurso do Benfica e revogou a sanção de cinco jogos à porta fechada imposta pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao clube, pelo apoio prestado a …

Costa vira à esquerda, mas Catarina Martins diz que "não pode ser só conversa"

Esta quarta-feira, António Costa lança as negociações para o Orçamento do Estado para 2021 com os partidos que, até aqui, foram seus aliados. O primeiro-ministro insiste que o caminho da sua governação passa por entendimentos à …

No novo ano letivo, a Educação Física continua a ser maior incógnita

No início de julho, o Ministério da Educação anunciou algumas orientações sobre o próximo ano letivo que não contemplavam a Educação Física e o futuro da disciplina continua a ser uma incógnita.  Nas escolas, a falta …

FC Porto já só sonha com o título, mas Amorim não faz vida fácil aos "dragões"

O FC Porto só precisa de empatar com o Sporting CP para ser campeão. Rúben Amorim quer estragar a festa dos portistas, embora não lhe interessem quer acabe por vencer o campeonato. O SL Benfica manteve …

Companhias aéreas e aeroportos arriscam multas até 2 mil euros por cada passageiro sem teste negativo

O Governo clarificou esta terça-feira as regras sobre tráfego aéreo e gestão de aeroportos no quadro da pandemia de covid-19 e estabeleceu o regime sancionatório do incumprimento dessas regras. "Clarificam-se regras referentes ao tráfego aéreo e …

GES já estava falido cinco anos antes de colapsar. Salgado acusado de 65 crimes

O Ministério Público acusa o ex-banqueiro Ricardo Salgado de 65 crimes no âmbito do caso BES. O Grupo Espírito Santo já estava falido cinco anos antes de colapsar. O Ministério Público proferiu, esta terça-feira, o despacho …

De achado a fardo. RDT complica contas do recém-despromovido Espanyol

O ex-Benfica RDT está a complicar as contas da próxima temporada do recém-despromovido Espanyol, uma vez que aufere quase meio milhão por mês e que a descida ao segundo escalão do futebol espanhol obriga a …