Governo corta subsídio para lavagem de carros do Estado

José Sena Goulão / Lusa

A Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público considera que o subsídio para lavagem de carros do Estado, incluído nos salários da Função Pública, não tem suporte legal e, por isso, os trabalhadores vão perder este apoio mensal de 43 euros.

A notícia é avançada pelo jornal Público que salienta que, em função deste parecer da Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), a Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) vai já acabar com o pagamento do subsídio a 300 motoristas, neste mês de Fevereiro.

O diário teve acesso ao parecer da DGAEP que alega que o subsídio para lavagem de carros do Estado “não se encontra previsto em diploma legal”, mas somente num despacho, no âmbito da Lei do Trabalho em Funções Públicas.

Assim, “a sua atribuição não é admissível à luz dos usos, ainda que públicos, e muito menos com os princípios que regem a actividade administrativa e a realização da despesa, em especial o princípio da legalidade”, salienta a DGAEP, citada pelo Público.

A Direcção-Geral ainda realça que a lavagem de carros faz parte das funções inerentes à carreira de motorista e que “não existe fundamento para a atribuição de um suplemento que vise a compensação pela realização daquela tarefa”.

O parecer da DGAEP tem efeitos para toda a Função Pública.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Desde quando é que motoristas ainda recebem extra p/ lavar os carros? Só neste país das bananas… Lavar os carros está incorporado no serviço dos motoristas em todo mundo… mas aqui em Portugal arranjaram forma de pagar esse serviço como extra , nem nos países de 3º mundo….

  2. so neste pais.
    é uma mina. lavam os caros por 2€ (elefante azul) e metem o restante ao bolso.
    quem usa o carro, leva-o para casa e lave-o, nao precisa de subsidios.

  3. O presidente da República Cavaco Silva???
    Se tiverem o este rigor nas outras notícias, estamos conversados, em termos de credibilidade…

  4. Pois, há subsídios para tudo e mais algumas coisa, a esmagadora maioria injustificada. Só acho engraçado que se acabem primeiro com os mais baixos e com aqueles que beneficiam os que menos têm.
    Aqui há uns anos descobriram que havia um subsídio dado aos trabalhadores da recolha do lixo no Porto que não tinha fundamento legal e que por isso tinha de acabar.
    Uns anos depois havia uma senhora a auferir 14.300€/mês, no âmbito de Guimarães Capital da Cultura, para fazer ninguém sabe bem o quê, e ainda tinha apoios bem chorudos para carro e telemóvel. Por essas altura havia ainda uma antiga deputada a receber apoios para viagens regulares a Paris, num montante bem acima do salário de muitíssimos portugueses.
    Serei só eu a ver dois pesos e duas medidas…

  5. Quem parte e reparte e não fica com a maior parte ou é parvo ou não tem arte!
    Ora isso trata-se apenas de um subsídiozinho dado a uma “franjinha” da função publica! É preciso ir mais acima!

  6. Eu lavo o carro quando chove, basta sair à rua nele. Os motoristas estatais vão começar com medidas ambientais idênticas, aposto.

RESPONDER

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …

Espanha. Jovem é esfaqueado após alertar para o uso de máscara

Três homens foram detidos em Madrid sob suspeita de terem esfaqueado um jovem que chamou a atenção de um deles por não usar máscara no interior de uma mercearia. Espanha é dos países do mundo mais …

Dez apostas que podem despontar o seu talento na Liga NOS

Nos últimos anos, dificilmente se encontra um mercado de Verão tão interessante como este. Contra todas as expectativas, dado que a pandemia trouxe alguma incerteza, os clubes portugueses têm investido mais e melhor, desde o …