Governo corta subsídio para lavagem de carros do Estado

José Sena Goulão / Lusa

A Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público considera que o subsídio para lavagem de carros do Estado, incluído nos salários da Função Pública, não tem suporte legal e, por isso, os trabalhadores vão perder este apoio mensal de 43 euros.

A notícia é avançada pelo jornal Público que salienta que, em função deste parecer da Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), a Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) vai já acabar com o pagamento do subsídio a 300 motoristas, neste mês de Fevereiro.

O diário teve acesso ao parecer da DGAEP que alega que o subsídio para lavagem de carros do Estado “não se encontra previsto em diploma legal”, mas somente num despacho, no âmbito da Lei do Trabalho em Funções Públicas.

Assim, “a sua atribuição não é admissível à luz dos usos, ainda que públicos, e muito menos com os princípios que regem a actividade administrativa e a realização da despesa, em especial o princípio da legalidade”, salienta a DGAEP, citada pelo Público.

A Direcção-Geral ainda realça que a lavagem de carros faz parte das funções inerentes à carreira de motorista e que “não existe fundamento para a atribuição de um suplemento que vise a compensação pela realização daquela tarefa”.

O parecer da DGAEP tem efeitos para toda a Função Pública.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Desde quando é que motoristas ainda recebem extra p/ lavar os carros? Só neste país das bananas… Lavar os carros está incorporado no serviço dos motoristas em todo mundo… mas aqui em Portugal arranjaram forma de pagar esse serviço como extra , nem nos países de 3º mundo….

  2. so neste pais.
    é uma mina. lavam os caros por 2€ (elefante azul) e metem o restante ao bolso.
    quem usa o carro, leva-o para casa e lave-o, nao precisa de subsidios.

  3. O presidente da República Cavaco Silva???
    Se tiverem o este rigor nas outras notícias, estamos conversados, em termos de credibilidade…

  4. Pois, há subsídios para tudo e mais algumas coisa, a esmagadora maioria injustificada. Só acho engraçado que se acabem primeiro com os mais baixos e com aqueles que beneficiam os que menos têm.
    Aqui há uns anos descobriram que havia um subsídio dado aos trabalhadores da recolha do lixo no Porto que não tinha fundamento legal e que por isso tinha de acabar.
    Uns anos depois havia uma senhora a auferir 14.300€/mês, no âmbito de Guimarães Capital da Cultura, para fazer ninguém sabe bem o quê, e ainda tinha apoios bem chorudos para carro e telemóvel. Por essas altura havia ainda uma antiga deputada a receber apoios para viagens regulares a Paris, num montante bem acima do salário de muitíssimos portugueses.
    Serei só eu a ver dois pesos e duas medidas…

  5. Quem parte e reparte e não fica com a maior parte ou é parvo ou não tem arte!
    Ora isso trata-se apenas de um subsídiozinho dado a uma “franjinha” da função publica! É preciso ir mais acima!

  6. Eu lavo o carro quando chove, basta sair à rua nele. Os motoristas estatais vão começar com medidas ambientais idênticas, aposto.

RESPONDER

Fuga em massa. 75 prisioneiros escapam de prisão no Paraguai

As autoridades do Paraguai anunciaram que pelo menos 75 detidos fugiram da prisão Pedro Juan Caballero, localizada perto da fronteira com o Brasil, sendo que muitos dos fugitivos pertencem a um conhecido grupo de crime …

Pneumonia viral já chegou à Coreia do Sul. China regista terceira morte

A Coreia do Sul confirmou esta segunda-feira o primeiro caso de um novo tipo de pneumonia viral, que apareceu na China em dezembro e já provocou a morte a três pessoas no país. De acordo com …

Há uma espécie de árvore praticamente imortal (e o seu segredo foi descoberto)

Uma equipa de investigadores descobriu o segredo da Ginkgo biloba, a espécie de árvore que é praticamente imortal. Esta espécie existe desde o tempo dos dinossauros. A Ginkgo biloba, também conhecida popularmente por nogueira-do-japão, é uma …

O planeta extrassolar mais próximo da Terra pode ter companhia

Uma equipa internacional de astrofísicos encontrou evidências da existência de um segundo planeta a orbitar Próxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol. Na prática, o mundo extrassolar mais próximo de nós pode ter companhia. …

Uma estrela ajudou a perceber quando é que a Via Láctea devorou outra galáxia

Recentemente, astrónomos descobriram que uma colisão com uma galáxia satélite encheu a Via Láctea de estrelas. Agora, graças a uma única estrela, já é possível perceber quando é que isso aconteceu. A galáxia satélite Gaia-Enceladus foi, …

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …