Governo corta subsídio para lavagem de carros do Estado

José Sena Goulão / Lusa

A Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público considera que o subsídio para lavagem de carros do Estado, incluído nos salários da Função Pública, não tem suporte legal e, por isso, os trabalhadores vão perder este apoio mensal de 43 euros.

A notícia é avançada pelo jornal Público que salienta que, em função deste parecer da Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), a Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) vai já acabar com o pagamento do subsídio a 300 motoristas, neste mês de Fevereiro.

O diário teve acesso ao parecer da DGAEP que alega que o subsídio para lavagem de carros do Estado “não se encontra previsto em diploma legal”, mas somente num despacho, no âmbito da Lei do Trabalho em Funções Públicas.

Assim, “a sua atribuição não é admissível à luz dos usos, ainda que públicos, e muito menos com os princípios que regem a actividade administrativa e a realização da despesa, em especial o princípio da legalidade”, salienta a DGAEP, citada pelo Público.

A Direcção-Geral ainda realça que a lavagem de carros faz parte das funções inerentes à carreira de motorista e que “não existe fundamento para a atribuição de um suplemento que vise a compensação pela realização daquela tarefa”.

O parecer da DGAEP tem efeitos para toda a Função Pública.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Desde quando é que motoristas ainda recebem extra p/ lavar os carros? Só neste país das bananas… Lavar os carros está incorporado no serviço dos motoristas em todo mundo… mas aqui em Portugal arranjaram forma de pagar esse serviço como extra , nem nos países de 3º mundo….

  2. so neste pais.
    é uma mina. lavam os caros por 2€ (elefante azul) e metem o restante ao bolso.
    quem usa o carro, leva-o para casa e lave-o, nao precisa de subsidios.

  3. O presidente da República Cavaco Silva???
    Se tiverem o este rigor nas outras notícias, estamos conversados, em termos de credibilidade…

  4. Pois, há subsídios para tudo e mais algumas coisa, a esmagadora maioria injustificada. Só acho engraçado que se acabem primeiro com os mais baixos e com aqueles que beneficiam os que menos têm.
    Aqui há uns anos descobriram que havia um subsídio dado aos trabalhadores da recolha do lixo no Porto que não tinha fundamento legal e que por isso tinha de acabar.
    Uns anos depois havia uma senhora a auferir 14.300€/mês, no âmbito de Guimarães Capital da Cultura, para fazer ninguém sabe bem o quê, e ainda tinha apoios bem chorudos para carro e telemóvel. Por essas altura havia ainda uma antiga deputada a receber apoios para viagens regulares a Paris, num montante bem acima do salário de muitíssimos portugueses.
    Serei só eu a ver dois pesos e duas medidas…

  5. Quem parte e reparte e não fica com a maior parte ou é parvo ou não tem arte!
    Ora isso trata-se apenas de um subsídiozinho dado a uma “franjinha” da função publica! É preciso ir mais acima!

RESPONDER

Acabou caça ao homem. Suspeito do atentado de Estrasburgo morto pela polícia

A polícia francesa matou na noite desta quinta-feira Chérif Chekatt, identificado como autor do atentado que deixou três mortos e 14 feridos terça-feira na cidade de Estrasburgo, no leste do país. O suspeito estava armado …

Excesso de peso responsável por quase 4% dos cancros no mundo

O excesso de peso é responsável por quase 4% dos cancros no mundo, com a prevalência a aumentar rapidamente na maioria dos países em todos os grupos populacionais, revelou a Sociedade Americana de Cancro (SAC). Políticas, …

Taylor Swift usou reconhecimento facial num concerto para detetar perseguidores

Taylor Swift usou um sistema de reconhecimento facial durante um concerto para evitar a proximidade da cantora com pessoas identificadas como seus perseguidores. Numa altura em que o reconhecimento facial é cada vez mais utilizado pelas …

Sporting vs Vorskla | Leão cumpre serviços máximos

O Sporting fechou a participação no Grupo E da Liga Europa com mais uma vitória, com 3 golos sem resposta, marcados na primeira parte. A formação leonina recebeu e venceu o Vorskla Poltava por 3-0, e …

Esta noite há chuva de estrelas

Olhe para o céu esta noite, terá um presente vindo do Espaço. A noite de hoje, quinta-feira, para amanhã, será a melhor altura para ver a chuva de meteoros das Gemínidas. A chuva de meteoros das …

Jornal finlandês está a dar as "notícias feias" do mundo em sweaters de Natal

A "ugly sweater" é já uma moda na época festiva. Mas um jornal finlandês decidiu mudar um pouco as coisas: pegou nas notícias mais feias do ano para conceber as mais feias camisolas de Natal. Helsingin …

Tribunal condena número três do Vaticano por abusos sexuais

O cardeal australiano George Pell, que dirige a secretaria da Economia do Vaticano, foi esta quinta-feira considerado culpado pela justiça australiana de abuso sexual a duas crianças por um tribunal em Melbourne. De acordo com as …

Padre russo exibia Gucci e Louis Vitton na Internet. Agora tem processo disciplinar

O padre russo Viacheslav Baskakov gostava de roupa e acessórios de luxo e não resistia em mostrá-los no Instagram. Agora, tem um processo disciplinar. Baskakov fazia questão de se exibir na rede social, ostentando os produtos …

Boris, o robô altamente avançado, era afinal um homem disfarçado

Num fórum dedicado à robótica, a estação televisiva Rússia 24 apresentou um robô humanóide altamente avançado. Mas Boris era apenas um disfarce. Tudo aconteceu na Rússia, num fórum de jovens dedicado à robótica. A estação televisiva …

Polícia francesa lança importante operação em Estrasburgo

Uma importante operação policial estava a decorrer esta quinta-feira à tarde no bairro de Neudorf, em Estrasburgo, onde foi perdido o rasto de Chérif Chekatt, autor do tiroteio num mercado de Natal na noite de …