//

Governo negoceia corredor turístico com o Reino Unido (e para emigrantes com Espanha)

O Ministério dos Negócios Estrangeiros está a negociar com o Governo do Reino Unido a criação de “corredores turísticos bilaterais” que permitam a vinda de britânicos a Portugal.

De acordo com o Jornal de Notícias, o Governo português está a negociar com o Governo de Boris Johnson no sentido de criar “corredores bilaterais” para o turismo. O objetivo é permitir a vinda de britânicos a Portugal, uma vez que estes turistas representam uma em cada cinco dormidas na hotelaria nacional, tendo um peso ainda maior em regiões como o Algarve e a Madeira.

Na sexta-feira, o Reino Unido anunciou a imposição da quarentena de duas semanas aos viajantes que cheguem ao país para tentar travar a transmissão da covid-19.

No entanto, já nesse dia Boris John admitia a possibilidade de criar estes tais “corredores turísticos bilaterais” com países como Portugal, Grécia, Austrália e Nova Zelândia.

De acordo com o JN, que ouviu uma fonte do Gabinete de Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, o Governo “está convicto de que será possível acordar uma solução que assegure esses interesses, tendo designadamente em vista o próximo período estival”.

As negociações ainda estão numa “fase preliminar”. Contudo, já está a haver recolha de informações, até para compreender o alcance e duração da medida.

Para o presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, Elidérico Viegas, ouvido pelo JN, “é importante que estes corredores sejam estabelecidos rapidamente, porque os britânicos revelam muita intenção de vir para o Algarve, que é encarado como uma zona covid free devido ao baixo impacto da pandemia”. “Para a região, estes meses são tudo o que temos para diminuir as perdas, espero que não se esqueçam disso”, acrescentou.

De acordo com a TSF, Portugal também está a negociar com Espanha a passagem dos emigrantes portugueses que atravessam o país vizinho de carro. O objetivo é criar um corredor para que os portugueses não tenham de cumprir a quarentena exigida pelo país vizinho.

Segundo Santos Silva, está a ser feito um trabalho entre os dois países para “assegurar um corredor rodoviário através do qual os emigrantes portugueses que se desloquem de carro de França ou de outros países europeus para Portugal possam fazê-lo sem estar sujeitos a quarentena”.

“A fórmula do corredor rodoviário é a fórmula que permita que as pessoas possam fazer o trajeto sem pernoita em Espanha, beneficiando apenas das áreas de descanso e de serviço nas autoestradas”, explica o ministro dos Negócios Estrangeiros.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.