Governo negoceia corredor turístico com o Reino Unido (e para emigrantes com Espanha)

O Ministério dos Negócios Estrangeiros está a negociar com o Governo do Reino Unido a criação de “corredores turísticos bilaterais” que permitam a vinda de britânicos a Portugal.

De acordo com o Jornal de Notícias, o Governo português está a negociar com o Governo de Boris Johnson no sentido de criar “corredores bilaterais” para o turismo. O objetivo é permitir a vinda de britânicos a Portugal, uma vez que estes turistas representam uma em cada cinco dormidas na hotelaria nacional, tendo um peso ainda maior em regiões como o Algarve e a Madeira.

Na sexta-feira, o Reino Unido anunciou a imposição da quarentena de duas semanas aos viajantes que cheguem ao país para tentar travar a transmissão da covid-19.

No entanto, já nesse dia Boris John admitia a possibilidade de criar estes tais “corredores turísticos bilaterais” com países como Portugal, Grécia, Austrália e Nova Zelândia.

De acordo com o JN, que ouviu uma fonte do Gabinete de Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, o Governo “está convicto de que será possível acordar uma solução que assegure esses interesses, tendo designadamente em vista o próximo período estival”.

As negociações ainda estão numa “fase preliminar”. Contudo, já está a haver recolha de informações, até para compreender o alcance e duração da medida.

Para o presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, Elidérico Viegas, ouvido pelo JN, “é importante que estes corredores sejam estabelecidos rapidamente, porque os britânicos revelam muita intenção de vir para o Algarve, que é encarado como uma zona covid free devido ao baixo impacto da pandemia”. “Para a região, estes meses são tudo o que temos para diminuir as perdas, espero que não se esqueçam disso”, acrescentou.

De acordo com a TSF, Portugal também está a negociar com Espanha a passagem dos emigrantes portugueses que atravessam o país vizinho de carro. O objetivo é criar um corredor para que os portugueses não tenham de cumprir a quarentena exigida pelo país vizinho.

Segundo Santos Silva, está a ser feito um trabalho entre os dois países para “assegurar um corredor rodoviário através do qual os emigrantes portugueses que se desloquem de carro de França ou de outros países europeus para Portugal possam fazê-lo sem estar sujeitos a quarentena”.

“A fórmula do corredor rodoviário é a fórmula que permita que as pessoas possam fazer o trajeto sem pernoita em Espanha, beneficiando apenas das áreas de descanso e de serviço nas autoestradas”, explica o ministro dos Negócios Estrangeiros.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

"Alto risco". África do Sul proíbe entrada de turistas de Portugal

Os turistas oriundos de Portugal não vão ser autorizados a entrar na África do Sul, quando o país africano reabrir as fronteiras internacionais na quinta-feira, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior sul-africano. Portugal consta de …

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …