Governo negoceia corredor turístico com o Reino Unido (e para emigrantes com Espanha)

O Ministério dos Negócios Estrangeiros está a negociar com o Governo do Reino Unido a criação de “corredores turísticos bilaterais” que permitam a vinda de britânicos a Portugal.

De acordo com o Jornal de Notícias, o Governo português está a negociar com o Governo de Boris Johnson no sentido de criar “corredores bilaterais” para o turismo. O objetivo é permitir a vinda de britânicos a Portugal, uma vez que estes turistas representam uma em cada cinco dormidas na hotelaria nacional, tendo um peso ainda maior em regiões como o Algarve e a Madeira.

Na sexta-feira, o Reino Unido anunciou a imposição da quarentena de duas semanas aos viajantes que cheguem ao país para tentar travar a transmissão da covid-19.

No entanto, já nesse dia Boris John admitia a possibilidade de criar estes tais “corredores turísticos bilaterais” com países como Portugal, Grécia, Austrália e Nova Zelândia.

De acordo com o JN, que ouviu uma fonte do Gabinete de Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, o Governo “está convicto de que será possível acordar uma solução que assegure esses interesses, tendo designadamente em vista o próximo período estival”.

As negociações ainda estão numa “fase preliminar”. Contudo, já está a haver recolha de informações, até para compreender o alcance e duração da medida.

Para o presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, Elidérico Viegas, ouvido pelo JN, “é importante que estes corredores sejam estabelecidos rapidamente, porque os britânicos revelam muita intenção de vir para o Algarve, que é encarado como uma zona covid free devido ao baixo impacto da pandemia”. “Para a região, estes meses são tudo o que temos para diminuir as perdas, espero que não se esqueçam disso”, acrescentou.

De acordo com a TSF, Portugal também está a negociar com Espanha a passagem dos emigrantes portugueses que atravessam o país vizinho de carro. O objetivo é criar um corredor para que os portugueses não tenham de cumprir a quarentena exigida pelo país vizinho.

Segundo Santos Silva, está a ser feito um trabalho entre os dois países para “assegurar um corredor rodoviário através do qual os emigrantes portugueses que se desloquem de carro de França ou de outros países europeus para Portugal possam fazê-lo sem estar sujeitos a quarentena”.

“A fórmula do corredor rodoviário é a fórmula que permita que as pessoas possam fazer o trajeto sem pernoita em Espanha, beneficiando apenas das áreas de descanso e de serviço nas autoestradas”, explica o ministro dos Negócios Estrangeiros.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Norte foi região que mais contribuiu para aumentar produtividade do trabalho no país

O Norte foi a região que mais contribuiu para aumentar a produtividade laboral entre 2000 e 2017, crescendo 20% quando a Área Metropolitana de Lisboa subiu 3,3%, revelou na segunda-feira a Comissão de Coordenação e …

Vai nascer uma praia fluvial nas margens do Alqueva em 2021

Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, devendo começar a funcionar no verão do próximo ano. Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, junto à aldeia …

Câmara de Bragança vai ajudar com até 100 euros a pagar renda

As famílias mais vulneráveis do concelho de Bragança vão poder contar com um apoio financeiro até 100 euros mensais para pagar a renda. A Câmara de Bragança vai ajudar as famílias do concelho em situação vulnerável …

Parlamento chumba lay-off para sócios-gerentes, mas acaba com teto de faturação ao apoio

A Comissão de Economia chumbou, esta terça-feira, o alargamento do lay-off simplificado aos sócios-gerentes. Por outro lado, aprovou o fim do teto de faturação para aceder ao apoio a estes portugueses. A proposta do PSD, BE …

Comissão Europeia admite que Portugal fica "em desvantagem" nas ajudas estatais

Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia, admite que países como Portugal, com menor capacidade orçamental do que Estados-membros como Alemanha ou França, fiquem “em desvantagem” nas ajudas estatais em altura de crise gerada pela …

Comissão aprova levantamento da imunidade parlamentar a José Silvano

Fontes parlamentares dizem que o também secretário-geral do PSD é arguido no processo das falsas presenças no Parlamento. Silvano afirmou ter sido informado da decisão de levantamento da imunidade e que “nada tinha a opor”. A …

FC Porto está de olho em Santos Borré para o ataque

Rafael Santos Borré tem brilhado ao serviço do River Plate esta temporada. O FC Porto quer o avançado internacional colombiano para a próxima época. O FC Porto está interessado na contratação de Rafael Santos Borré para …

A bóia de salvação da Suíça é a economia forte e diversificada

A economia suíça, forte e diversificada, deverá resistir à crise que se avizinha. Com a fronteira com o norte de Itália, o país agiu cedo e prepara-se agora para revitalizar a economia. A tempestade ainda não …

CDS tem duas prioridades para o plano de estabilização (mas sai de São Bento sem garantias)

O presidente do CDS-PP indicou hoje que não tem garantia por parte do Governo de que as propostas que apresentou serão acolhidas no orçamento suplementar e salientou que “não foi celebrado nenhum tipo de compromisso”. Francisco …

Casamento entre pessoas do mesmo sexo passa a ser reconhecido na Costa Rica

A Costa Rica passou esta terça-feira a reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após uma batalha que terminou com uma decisão do Supremo Tribunal Constitucional, que entrou em vigor às 00:01 locais (07:01 …