Governo negoceia corredor turístico com o Reino Unido (e para emigrantes com Espanha)

O Ministério dos Negócios Estrangeiros está a negociar com o Governo do Reino Unido a criação de “corredores turísticos bilaterais” que permitam a vinda de britânicos a Portugal.

De acordo com o Jornal de Notícias, o Governo português está a negociar com o Governo de Boris Johnson no sentido de criar “corredores bilaterais” para o turismo. O objetivo é permitir a vinda de britânicos a Portugal, uma vez que estes turistas representam uma em cada cinco dormidas na hotelaria nacional, tendo um peso ainda maior em regiões como o Algarve e a Madeira.

Na sexta-feira, o Reino Unido anunciou a imposição da quarentena de duas semanas aos viajantes que cheguem ao país para tentar travar a transmissão da covid-19.

No entanto, já nesse dia Boris John admitia a possibilidade de criar estes tais “corredores turísticos bilaterais” com países como Portugal, Grécia, Austrália e Nova Zelândia.

De acordo com o JN, que ouviu uma fonte do Gabinete de Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, o Governo “está convicto de que será possível acordar uma solução que assegure esses interesses, tendo designadamente em vista o próximo período estival”.

As negociações ainda estão numa “fase preliminar”. Contudo, já está a haver recolha de informações, até para compreender o alcance e duração da medida.

Para o presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, Elidérico Viegas, ouvido pelo JN, “é importante que estes corredores sejam estabelecidos rapidamente, porque os britânicos revelam muita intenção de vir para o Algarve, que é encarado como uma zona covid free devido ao baixo impacto da pandemia”. “Para a região, estes meses são tudo o que temos para diminuir as perdas, espero que não se esqueçam disso”, acrescentou.

De acordo com a TSF, Portugal também está a negociar com Espanha a passagem dos emigrantes portugueses que atravessam o país vizinho de carro. O objetivo é criar um corredor para que os portugueses não tenham de cumprir a quarentena exigida pelo país vizinho.

Segundo Santos Silva, está a ser feito um trabalho entre os dois países para “assegurar um corredor rodoviário através do qual os emigrantes portugueses que se desloquem de carro de França ou de outros países europeus para Portugal possam fazê-lo sem estar sujeitos a quarentena”.

“A fórmula do corredor rodoviário é a fórmula que permita que as pessoas possam fazer o trajeto sem pernoita em Espanha, beneficiando apenas das áreas de descanso e de serviço nas autoestradas”, explica o ministro dos Negócios Estrangeiros.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Governo quer 25% dos funcionários públicos em teletrabalho até ao final da legislatura

O Governo pretende até ao final da legislatura ter em teletrabalho pelo menos 25% dos funcionários públicos com funções compatíveis com esta modalidade laboral, prevendo um investimento público de 4,4 milhões de euros nesta área. A …

Luís Duque e Luiz Andrade fizeram entregas de 225 mil euros em dinheiro

Luís Duque e Luiz Andrade fizeram entregas em dinheiro na tesouraria da SAD do Desportivo das Aves no valor de 225 mil euros. Auditoria aponta para práticas que violam a lei sobre o branqueamento de …

Lisboa está em "planalto". Subida de casos justificada por estratégia de rastreio intensivo

O crescimento de novos casos de covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo deve-se à adoção de uma estratégia de rastreio intensivo, com 14 mil testes nos últimos dias, justificou este sábado a …

Por George Floyd, milhares de portugueses manifestam-se contra o racismo

Milhares de portugueses manifestaram-se, este sábado, contra o racismo em Lisboa, Porto, Braga, Coimbra e Viseu. Em causa está a morte de George Floyd, nos Estados Unidos. Mais de cinco mil pessoas participaram hoje à tarde …

Touradas regressam quando "estiverem aprovadas regras" pela DGS

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, disse hoje que os espetáculos tauromáquicos vão poder ser retomados “assim que as regras” para esse reinício “estiverem aprovadas pela Direção-Geral da Saúde”, devido à pandemia da Covid-19. Numa visita …

Maddie terá entrado em veículo de matrícula alemã em Espanha após o desaparecimento

Uma testemunha diz ter visto uma criança parecida com Madeleine McCann a entrar numa carrinha de matrícula alemã, em Espanha, acompanhada de um homem, poucas semanas após o seu desaparecimento. A informação consta de um arquivo …

Primeiro dia das eleições do FC Porto com mais de quatro mil votantes

O primeiro dia das eleições do FC Porto não podia ter sido "melhor", estimou Matos Fernandes, presidente da Mesa da Assembleia Geral do clube, relevando que este sábado 4.036 sócios que se dirigiram ao Dragão …

Novo dispositivo produz energia a partir das sombras

Em dias chuvosos e com pouca luz solar, seria uma mais-valia se pudéssemos usar a sombra dos objetos para obter energia elétrica. A solução desenvolvida por Swee Ching Tan, cientista de materiais na Universidade Nacional …

Estômago de dinossauro preservou a sua última refeição durante 110 milhões de anos

Cientistas canadianos analisaram a última refeição de um anquilossauro nodossóide, com 110 milhões de anos, ainda na sua barriga fossilizada. De acordo com o site Science Alert, este dinossauro herbívoro de 1300 quilos – Borealopelta markmitchelli – descoberto …

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …