Governo avança com lista de doentes oncológicos apesar do chumbo da Proteção de Dados

André Kosters / Lusa

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes

A Comissão Nacional de Proteção de Dados diz que a lista põe em risco a privacidade dos doentes mas o Governo lembra que a Assembleia da República é soberana no processo legislativo.

Segundo o jornal Público, o Governo decidiu avançar com o Registo Nacional Oncológico (RON), mesmo depois de a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) ter chumbado a proposta.

Num segundo parecer sobre este tema, a CNPD aconselha o Governo a retirar dessa lista o número de utente e o número do processo clínico, dois dados que, na sua perspetiva, põem em causa a privacidade dos doentes.

No primeiro parecer, o Governo acatou a recomendação de não introduzir nem o nome nem o mês de nascimento dos doentes no registo. Mas agora, o executivo está decidido a avançar com esta lista e lembra que, apesar do parecer da CNPD ser importante, “a Assembleia da República é soberana no processo legislativo”.

A lista tem como objetivo traçar o retrato da realidade oncológica no país e, segundo o Ministério da Saúde, em resposta ao jornal, vai permitir reunir informação precisa “sobre os tipos de neoplasias existentes em Portugal, em que locais, que populações de risco, qual a efetividade dos rastreios, qual o impacto dos novos fármacos” e que abordagem terapêutica apresenta melhores resultados.

De acordo com o Público, os dados são mantidos no anonimato até 15 anos depois da morte do doente.

No entanto, a CNPD alerta ainda que esta lista expõe “informação com especial valor económico” e também pode afetar não só os pacientes como também, “no caso de cancros com incidência genética, os seus familiares”.

Na perspetiva do coordenador do Programa Nacional das Doenças Oncológicas, a CNPD está a a levantar “obstáculos excessivos e desproporcionais” e garante que os bancos e as seguradoras não vão ter acesso ao RON porque isso configura “um crime”.

“Não se trata de um registo aberto e acessível ao público em geral”, lembra Nuno Miranda, em declarações ao diário, explicando que é um registo “extremamente necessário para sabermos o que se passa em termos de realidade oncológica em Portugal”.

É uma proposta “semelhante ao que já vigora em muitos outros países” e “segue as recomendações da Organização Mundial de Saúde”, recorda.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bolsonaro veta transferência de 1,5 mil milhões de euros para estados e municípios

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, vetou na quarta-feira a transferência de 8,6 mil milhões de reais (1,5 mil milhões de euros) do Fundo de Reservas Monetárias (FRM) para estados e municípios combaterem a covid-19. A decisão …

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …