Governo antecipa aumento dos combustíveis (e apanha petrolíferas de surpresa)

O agravamento dos impostos sobre os combustíveis entra já hoje em vigor, provocando aumentos da ordem do seis cêntimos por litro, antecipando a introdução desta medida prevista no Orçamento do Estado para 2016 (OE 2016).

A proposta de OE 2016, que prevê o aumento do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), só deverá entrar em vigor em Abril, mas o governo não esperou pela sua aprovação para decretar o aumento nos preços dos combustíveis.

A portaria que determina o aumento do ISP em seis cêntimos por litro na gasolina sem chumbo e no gasóleo rodoviário e em três cêntimos por litro no gasóleo verde foi publicada nesta quinta-feira, 11 de Fevereiro, entrando já hoje em vigor.

A medida apanhou as petrolíferas de surpresa, relata o Observador, constatando que os preços ainda não foram actualizados nas bombas de gasolina das principais marcas.

Ao início da manhã desta sexta-feira, Galp Energia, BP e Repsol ainda não tinham ainda actualizado os preços à luz dos aumentos que entram em vigor nesta sexta-feira, o que poderá gerar uma corrida às bombas para aproveitar o limbo antes da atualização.

O Observador confirmou junto da Galp Energia que “não há ainda informação sobre quando essa actualização será feita”.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Viram com que lata o António Costa disse que o preço dos combustíveis não subiu, o que subiu foram os impostos. É pá, o gajo é um refinadíssimo cara-de-pau!!! Os juros dos nossos credores já subiram. Queira Deus que não tenhamos novamente cá a troika daqui a pouco. Será sina do PS???

  2. Hora ai estão palavras sábias!
    Falam, falam… Mas são todos iguais…
    Mas porque não cortam onde está estão problema!
    A máquina do estado gasta milhões em ordenados muito acima da média (ordenados de deputados, ministros, presidente da republica, secretários de estado, etc.) como pode ser um país onde o ordenado mínimo é 530€ mas estes senhores ganham acima dos 3000€/mês mais regalias.
    A meu ver um corte de 50% nestes ordenados e terminar com as regalias (nada de carros do estado, e outros…) iria ajudar a equilibrar as contas.
    Toca a por esta gente a pagar impostos, a declarar o que tem o que tem em nome de familiar etc…
    Se os políticos dessem o exemplo de autoridade já não havia divida…
    São uns ladroes, corruptos…

  3. A teta da vaquinha começa a secar e há que tomar medidas rápidas antes que a máquina do Estado comece a falhar, isto parece ir a caminhar para um socialismo à Maduro.

RESPONDER

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …

ISEG prevê queda do PIB entre 4% e 8% em 2020

O Grupo de Análise Económica do instituto da Universidade de Lisboa revelou o intervalo indicativo de variação do PIB usando duas evoluções diferenciadas da crise, com duração mínima de dois meses. A economia portuguesa deverá ter …

Boris Johnson nos cuidados intensivos

O primeiro-ministro britânico, que está infetado com covid-19, foi transferido esta segunda-feira para os cuidados intensivos. Boris Johnson, que está infetado com covid-19, foi transferido esta segunda-feira para a unidade de cuidados intensivos, depois de …

Estado de emergência impede lojistas de terminarem contratos de arrendamento

Os lojistas que fecharam os seus estabelecimentos por causa da pandemia não podem acabar com os contratos de arrendamento por causa da queda das receitas. De acordo com o Diário de Notícias, o decreto-lei do Governo …

Hi Fly quer usar A380 na Portela para transportar equipamento, mas ANA não autoriza

Um estudo da fabricante de aviões Airbus dá o A380 como compatível no aeroporto de Lisboa. No entanto, a ANA alega que teria de fazer "obras avultadas" para autorizar a operação do A380 na Portela. A …

Mortes em Itália voltam a subir. Em França morreram mais de 800 pessoas nas últimas 24 horas

Itália, um dos países mais afetados pela pandemia de covid-19, registou 525 mortes no domingo, mas o número ascendeu para 636 esta segunda-feira. Em França, morreram mais de 800 pessoas nas últimas 24 horas. Em Itália, …

Dois candidatos a estivadores para o Porto de Lisboa intimidados por encapuzados

 Dois candidatos a emprego numa empresa do setor da estiva foram abordados por cerca de 8 pessoas encapuzadas que se identificavam como antigos estivadores da AETPL. Na terça-feira passada, dois candidatos a emprego numa empresa do …

Russo mata a tiro cinco vizinhos por causa de barulho durante quarentena

A polícia deteve no sábado à noite um russo de 32 anos, por alegadamente atirar e matar cinco vizinhos que estavam a fazer barulho durante a quarentena. Segundo reportou no domingo o Moscow Times, o incidente …