Governo alarga idade de ingresso na PSP até aos 30 anos

As novidades serão introduzidas pelo Governo com o objetivo de tornar a carreira na PSP mais atrativa.

O Governo vai aumentar a os limites de idades para os indivíduos que se pretendem candidatar a agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP). Segundo o jornal Público, a portaria elaborada pelo Ministério da Administração Interna já está concluída e deverá ser publicada em breve. Para além da questão da idade, serão feitas mais alterações às regras, nomeadamente ao nível das habilitações literárias.

A partir de agora, quem quiser concorrer à PSP terá de ter o 12.º ano completo. De facto, os candidatos podem inscrever-se enquanto ainda completam o ciclo de estudos, mas a sua conclusão é obrigatória até ao momento em que os indivíduos iniciem a sua formação como agentes.

As novidades serão introduzidas pelo Governo com o objetivo de tornar a carreira na PSP mais atrativa, mas também “rejuvenescer” e assegurar “o eficaz funcionamento” da força de segurança. José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna, estará presente esta sexta-feira no Parlamento, onde anunciará em audiência as medidas relativas ao seu ministério presentes no Orçamento do Estado para 2022.

De acordo com o jornal Público, está também prevista uma atualização e agilização dos métodos de seleção dos candidatos, o que será implementado no âmbito das provas físicas, na prestação de conhecimentos académicos — a prova de conhecimentos passará a ter uma ponderação de 60% —, nos critérios de avaliação psicológica — o resultado será unicamente “apto” ou “não apto”, nas entrevistas de seleção e nos exames médicos.

As avaliações psicológicas passarão a ser feitas por instituições com habilitação necessária e as atas do júri de seleção dos candidatos a agentes também passarão a ser publicadas na página eletrónica da PSP.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.