Governo afasta administradora do SIRESP, que acusa MAI de beneficiar a Motorola

José Sena Goulão / Lusa

A Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem

A presidente do conselho de administração da SIRESP, SA tem criticado um concurso que entende beneficiar a Motorola. O Governo convocou uma assembleia-geral para a substituir.

O Governo decidiu convocar uma assembleia-geral da SIRESP, SA para substituir a administração que tem sido crítica do Ministério da Administração Interna (MAI).

Segundo o Expresso, a administradora Sandra Perdigão Neves acusa a secretaria-geral do MAI de privilegiar a Motorola nos cadernos de encargos do concurso para o contrato de assistência técnica do SIRESP.

A responsável, que tem escrito cartas à ministra Francisca Van Dunem, denuncia um alegado conflito de interesses que prejudica os cofres públicos em 15 milhões de euros por ano.

A Siresp, SA quer manter a solução atual, que tem um custo de um milhão de euros por ano. Por outro lado, a Secretaria-Geral do MAI (SGMAI) defende uma solução que é cerca de 15 milhões de euros mais cara por ano, num total de três anos.

A escolha do SGMAI levanta questões sobre um eventual conflito de interesses a favor da Motorola, visto que o secretário de Estado, Antero Luís, tem como consultor Hélder Simões Santos, antigo representante da Motorola em Portugal.

O Diário de Notícias avança que Sandra Perdigão Neves será substituída por um militar especialista em transmissões, o brigadeiro general Paulo Viegas Nunes.

Fonte oficial do MAI justifica a mudança pela “intenção já anunciada pelo executivo de eliminar todas as situações que favoreçam uma leitura de conflito de interesses, no concurso público a lançar em breve”.

Recorde-se que, esta semana, Francisca Van Dunem afastou o consultor do Governo para o SIRESP, Hélder Simões Santos, sobre quem recaem suspeitas de conflitos de interesses na elaboração do concurso público para a rede de comunicações de segurança do Estado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.