Governo admite eventual travão ao aumento anual da idade da reforma

partidosocialista / Flickr

O ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, José António Vieira da Silva

Cláudia Joaquim, secretária de Estado da Segurança Social, admite que o Governo pode “equacionar um travão” ao aumento anual da idade da reforma”.

Em entrevista ao Público, a secretária de Estado da Segurança Social afirma que é inevitável que a idade da reforma acompanhe o aumento da esperança média de vida, mas admite que poderá ser preciso definir reequacionar o modelo atual.

“Se calhar temos de equacionar um travão ou uma idade a partir da qual é preciso reequacionar o modelo”, afirmou a governante.

No entanto, sublinha, o Governo está “a equacionar todos os cenários”. “Está tudo a ser equacionado e não queria adiantar muito mais porque poderia estar a induzir que estamos a caminhar mais num sentido do que noutro e, no final, a solução não ser essa”, ressalva a secretária de Estado.

A evolução da esperança média de vida tem ditado que a idade da aposentação aumente um mês por ano, estando atualmente nos 66 anos e três meses.

Questionada sobre a possibilidade de se pensar em voltar a colocar a idade legal da reforma nos 65 anos, Cláudia Joaquim afirma que “um retrocesso da idade legal aos 65 anos e voltar ao modelo como estava também tem consequências no sistema e não é um caminho fácil“, responde.

Esta sexta-feira, o Público nota que 15% dos pedidos para antecipar a reforma em 2016 foram cancelados depois de os trabalhadores conhecerem o valor da pensão.

Ou seja, dos 19 mil pedidos que deram entrada na Segurança Social em 2016 e que já foram analisados, 2.852 não fora concretizados porque os trabalhadores preferiram continuar a trabalhar depois de saberem o valor com que iriam ficar de reforma.

Cláudia Joaquim sublinha que “não podemos, em nenhum momento, assegurar que um modelo de pensões é sustentável eternamente”, uma vez que os pressupostos dessa análise podem mudar, mas que “o fundamental é acreditarmos que o caminho é um sistema público, que deve ser avaliado permanentemente e se tiver de ser ajustado deve sê-lo de forma preventiva.”

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É a política do zigue-zague… !
    Ou atirar barro à parede para ver se pega !
    Se a subida anual da idade da reforma, foi uma medida estudada e ponderada, a que se devem agora estas declarações ?!?!

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …