Governo acusa PSD de tentar abrir buraco de 2,2 milhões. Valor “atirado ao calhas”, defende Duarte Pacheco

Nuno Fox / Lusa

O ministro das Finanças, João Leão

O Ministério das Finanças fez contas às 91 propostas de alteração do Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) do PSD e concluiu que representam um aumento da despesa de 700 milhões de euros. O Governo acusa o partido de Rui Rio de queerer abrir um buraco de 2,2 mil milhões.

De acordo com o Jornal de Negócios, que avança a notícia esta quinta-feira, as 91 propostas de alteração do PSD somam 700 milhões de euros à despesa pública no próximo ano.

Destas, há duas que têm um efeito permanente na despesa. A primeira é a proposta de redução em 50% das portagens das autoestradas do interior e do Algarve que poderá ter um impacto de 100 milhões por ano ou mil milhões ao longo do período das concessões. A segunda é um conjunto de propostas na área da Administração Pública, nomeadamente nos suplementos e nas carreiras, que pode levar a um incremento da despesa permanente potencial em 200 milhões por ano.

As Finanças calculam que a proposta do PSD de diferimento do Pagamento Especial por Conta (PEC) de IRC poderá impactar negativamente no Orçamento entre 1,5 a 3 mil milhões de euros.

Assim, juntando a despesa de 700 milhões, as propostas do PSD abririam um buraco nas contas públicas de, pelo menos, 2,2 mil milhões de euros.

Em declarações ao ECO, fonte do Ministério das Finanças explicou que o ministro João Leão teme que o PSD se junte aos outros partidos da oposição numa maioria negativa e consiga uma “aprovação descontrolada” de medidas com impacto negativo no défice e no OE2021.

O gabinete recorda que Rui Rio disse, quando anunciou o voto contra o OE2021 na generalidade, que o Orçamento “distribui o que tem e o que não tem”. Já o vice-presidente da bancada do PSD, Afonso Oliveira, afirmou que o impacto orçamental das 91 propostas do partido “têm um valor residual e que não será tema que mereça discussão”.

Confrontado pelo ECO, Afonso Oliveira disse que, do lado do PSD, “não haverá maiorias que ponham em causa a sustentabilidade das contas públicas. Não haverá nunca do lado do PSD”. O vice-presidente da bancada do PSD afirmou ainda que o partido “vai analisar as propostas pelo mérito e pela valia que têm para as pessoas”.

Em relação a proposta de redução em 50% das portagens das autoestradas, o social-democrata recordou que a baixa é para vigorar no segundo semestre do próximo ano para compensar o Interior e o Algarve que não foram tão beneficiados com o PART (Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos).

Afonso Oliveira reitera que “os valores são baixos, residuais” e acusa o Governo de ter um discurso “sem credibilidade”. “Querem colocar o foco no PSD quando devem colocar o foco na geringonça”, rematou.

Por sua vez, em declarações à TSF, o deputado social-democrata Duarte Pacheco acusou o Governo de atacar o PSD com números “surreais”, quando as propostas de alteração ao OE2021 do partido “têm custo nulo”. “Esse valor não existe”, disse Duarte Pacheco. “É um valor completamente surreal, atirado ao calhas.”

O deputado assegurou que o ministro das Finanças “não tem uma única conta que justifique esse valor” e que o gabinete de João Leão atacou o PSD com um valor arbitrário. “Lembrou-se de dizer 700 milhões, como podia dizer 300 ou sete mil milhões”, afirmou.

Duarte Pacheco reiterou que “as propostas do PSD têm, residualmente, valor nulo”, uma vez que “nós tivemos esse cuidado, porque somos responsáveis, ao contrário do Governo e do PS”, rematou.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Custo nulo, claro porque não é o psd que está no governo e então para o psd tem custo nulo e depois se der porcaria a culpa foi do ps!

  2. Eu queria ver era os deputados proporem o corte nestas despesas: Conselho Superior da Magistratura duplica de 152,8 Milhões de Euros, para 309,3 Milhões de Euros.Tribunal Constitucional cujo orçamento passa de 8,9 para 18,8 Milhões de Euros, Orçamento da Presidência da República duplica de 15,8 para 32,5 Milhões de Euros, Assembleia da República aumenta 47,6% passando para mais de 140 milhões, as entidades dependentes da A.R. a despesa triplica de 101,4% para 320,3 Milhões, queria ouvir dos deputados quem são essas entidades dependentes da A.R. porque é que nós pagadores de impostos não temos o direito a sabem quem são essas entidades? Ou pertencem ao mesmo lote dos contratos das PPP? Que estão em confidenciais que temem os políticos para nos esconderem esses contratos e as entidades dependentes da A.R.?

RESPONDER

Medina diz que abertura das discotecas tornará noite em Lisboa mais controlada

O presidente da Câmara de Lisboa e recandidato nas eleições de domingo, Fernando Medina, disse hoje ver como positiva a reabertura das discotecas a 1 de outubro, considerando que a noite na capital passará a …

Gotas quadradas e redes líquidas. Cientistas criaram o que se pensava ser impossível

Numa experiência inesperada, uma equipa de cientistas criou gotículas quadradas e redes líquidas - algo que, de acordo com a ciência, não seria possível. Quando duas substâncias se unem acabam por se estabelecer num estado estável …

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável. Uma equipa de investigadores sugere que a sua dimensão reduzida não lhe permite reter muita água. Um novo estudo sugere que o pequeno tamanho de Marte pode ser …

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …