Governo acusa PSD de tentar abrir buraco de 2,2 milhões. Valor “atirado ao calhas”, defende Duarte Pacheco

Nuno Fox / Lusa

O ministro das Finanças, João Leão

O Ministério das Finanças fez contas às 91 propostas de alteração do Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) do PSD e concluiu que representam um aumento da despesa de 700 milhões de euros. O Governo acusa o partido de Rui Rio de queerer abrir um buraco de 2,2 mil milhões.

De acordo com o Jornal de Negócios, que avança a notícia esta quinta-feira, as 91 propostas de alteração do PSD somam 700 milhões de euros à despesa pública no próximo ano.

Destas, há duas que têm um efeito permanente na despesa. A primeira é a proposta de redução em 50% das portagens das autoestradas do interior e do Algarve que poderá ter um impacto de 100 milhões por ano ou mil milhões ao longo do período das concessões. A segunda é um conjunto de propostas na área da Administração Pública, nomeadamente nos suplementos e nas carreiras, que pode levar a um incremento da despesa permanente potencial em 200 milhões por ano.

As Finanças calculam que a proposta do PSD de diferimento do Pagamento Especial por Conta (PEC) de IRC poderá impactar negativamente no Orçamento entre 1,5 a 3 mil milhões de euros.

Assim, juntando a despesa de 700 milhões, as propostas do PSD abririam um buraco nas contas públicas de, pelo menos, 2,2 mil milhões de euros.

Em declarações ao ECO, fonte do Ministério das Finanças explicou que o ministro João Leão teme que o PSD se junte aos outros partidos da oposição numa maioria negativa e consiga uma “aprovação descontrolada” de medidas com impacto negativo no défice e no OE2021.

O gabinete recorda que Rui Rio disse, quando anunciou o voto contra o OE2021 na generalidade, que o Orçamento “distribui o que tem e o que não tem”. Já o vice-presidente da bancada do PSD, Afonso Oliveira, afirmou que o impacto orçamental das 91 propostas do partido “têm um valor residual e que não será tema que mereça discussão”.

Confrontado pelo ECO, Afonso Oliveira disse que, do lado do PSD, “não haverá maiorias que ponham em causa a sustentabilidade das contas públicas. Não haverá nunca do lado do PSD”. O vice-presidente da bancada do PSD afirmou ainda que o partido “vai analisar as propostas pelo mérito e pela valia que têm para as pessoas”.

Em relação a proposta de redução em 50% das portagens das autoestradas, o social-democrata recordou que a baixa é para vigorar no segundo semestre do próximo ano para compensar o Interior e o Algarve que não foram tão beneficiados com o PART (Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos).

Afonso Oliveira reitera que “os valores são baixos, residuais” e acusa o Governo de ter um discurso “sem credibilidade”. “Querem colocar o foco no PSD quando devem colocar o foco na geringonça”, rematou.

Por sua vez, em declarações à TSF, o deputado social-democrata Duarte Pacheco acusou o Governo de atacar o PSD com números “surreais”, quando as propostas de alteração ao OE2021 do partido “têm custo nulo”. “Esse valor não existe”, disse Duarte Pacheco. “É um valor completamente surreal, atirado ao calhas.”

O deputado assegurou que o ministro das Finanças “não tem uma única conta que justifique esse valor” e que o gabinete de João Leão atacou o PSD com um valor arbitrário. “Lembrou-se de dizer 700 milhões, como podia dizer 300 ou sete mil milhões”, afirmou.

Duarte Pacheco reiterou que “as propostas do PSD têm, residualmente, valor nulo”, uma vez que “nós tivemos esse cuidado, porque somos responsáveis, ao contrário do Governo e do PS”, rematou.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Custo nulo, claro porque não é o psd que está no governo e então para o psd tem custo nulo e depois se der porcaria a culpa foi do ps!

  2. Eu queria ver era os deputados proporem o corte nestas despesas: Conselho Superior da Magistratura duplica de 152,8 Milhões de Euros, para 309,3 Milhões de Euros.Tribunal Constitucional cujo orçamento passa de 8,9 para 18,8 Milhões de Euros, Orçamento da Presidência da República duplica de 15,8 para 32,5 Milhões de Euros, Assembleia da República aumenta 47,6% passando para mais de 140 milhões, as entidades dependentes da A.R. a despesa triplica de 101,4% para 320,3 Milhões, queria ouvir dos deputados quem são essas entidades dependentes da A.R. porque é que nós pagadores de impostos não temos o direito a sabem quem são essas entidades? Ou pertencem ao mesmo lote dos contratos das PPP? Que estão em confidenciais que temem os políticos para nos esconderem esses contratos e as entidades dependentes da A.R.?

RESPONDER

Euro 2020: seleções da casa em desvantagem na primeira jornada

Nove seleções jogaram no seu país, até agora. Mas somente três ganharam o respetivo jogo. Portugal contribuiu para estragar as festas caseiras. Num Europeu estranho e inédito, que decorre em muitos países, muitas seleções jogam em …

Tribunal europeu condena Portugal a indemnizar recluso por falta de internamento psiquiátrico

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condenou o Estado português a pagar uma indemnização de 14 mil euros a um recluso por ter cumprido pena de prisão sem internamento psiquiátrico a que tinha sido condenado. A …

França acaba com máscara no exterior (e Espanha vai pelo mesmo caminho)

Em França, o uso de máscara na rua deixa de ser obrigatório a partir de quinta-feira. Espanha deverá seguir o mesmo caminho "em breve". O uso de máscara no exterior deixa de ser obrigatório em França …

Swissport em Lisboa para tentar comprar a Groundforce

O acionista maioritário da Groundforce, que está a tentar vender a sua participação na empresa de handling, encontra-se agora a negociar com os suíços da Swissport. Depois de o fundo espanhol Atitlan se ter afastado e …

BdP prevê taxa de desemprego de 7,2% e crescimento económico de 4,8%

O Banco de Portugal (BdP) prevê que a taxa de desemprego atinja 7,2% em 2021, recuando para 7,1% em 2022 e 6,8% em 2023, e que o emprego cresça 1,3% este ano. No Boletim Económico de …

Finlândia 0-1 Rússia | Miranchuk recoloca russos na corrida

A anfitriã Rússia conseguiu hoje uma determinante vitória na luta pelo apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater a Finlândia por 1-0, em São Petersburgo. No primeiro jogo da segunda jornada …

Nove militares da GNR acusados de tortura

O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR dos crimes de tortura e outros tratamentos cruéis, degradantes ou desumanos e sequestro agravado. O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR, …

Costa garante que Lisboa terá o mesmo tratamento que os outros concelhos

Esta quarta-feira, num dia em que Portugal registou 1.350 novos casos ( 928 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo), o primeiro-ministro afirmou que a capital terá o mesmo tratamento que os …

Salgado disposto a pagar à massa falida do GES para ficar isento de cumprir pena

Ricardo Salgado está disposto a pagar à massa falida do GES para ser dispensado de cumprir pena no processo que o irá julgar por três crimes de abuso de confiança, segundo a contestação da defesa …

PJ detém 12 pessoas por suspeitas de corrupção na Câmara de Loures

Entre os detidos pela Polícia Judiciária (PJ) estão dois empreiteiros, um arquiteto, um empresário ligado a uma obra particular e oito fiscais. Através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de inquérito dirigido …