//

Google admite ter microfones “escondidos” nos seus alarmes domésticos

1

Um alarme doméstico vendido pela Google, desde 2017, contem um microfone que até agora não aparecia mencionado nas especificidades do produto.

No início de fevereiro, a empresa dava conta que o produto ia sofrer uma atualização e que passaria a ser controlado através da voz. Agora, a gigante da Internet admite que foi um erro.

“O microfone no dispositivo não foi feito para ser um segredo e deveria ter sido elencado nas especificações técnicas. Isso foi um erro da nossa parte”, afirmou, esta terça-feira, a Google. “O microfone nunca esteve ligado e só é ativado quando os utilizadores ligam esta opção especificamente”, acrescentou a empresa.

Segundo a Google, os sistemas de alarme têm normalmente microfones integrados para fornecer dados que dependam do sensor sonoro. Neste caso, o microfone “pretendiam dar aos utilizadores mais funcionalidades como a capacidade de detetar vidros partidos“.

Este alarme, uma parceria com a Nest Guard, que fabrica produtos de segurança doméstica, começou por ser vendido nos Estado Unidos através do serviço de segurança da Google. Está previsto chegar à Europa e ao Canadá brevemente.

O Nest Guard é um componente da gama Nest Secure de produtos de segurança doméstica. O sistema inclui vários sensores que podem ser monitorizados remotamente pelo utilizador. O Nest Guard é um alarme, teclado e sensor de movimento, mas, apesar de ter sido anunciado há mais de um ano, a palavra “microfone” só foi adicionada às especificações do produto este mês.

O reconhecimento veio dias depois de a Singapore Airlines enfrentar críticas por instalar câmaras nas costas de alguns dos assentos dos seus aviões como parte de um novo sistema de entretenimento a bordo. A companhia confirmou a existência de câmaras, mas disse que estavam desativadas.

ZAP // BBC

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.