A Google anunciou esta terça-feira que a mais recente atualização do Google Maps permite aos utilizadores descarregar os mapas e, posteriormente, consultá-los, não sendo preciso uma ligação à Internet.
A empresa sublinhou que a mais recente atualização do Google Maps vai permitir aos utilizadores obterem direções passo a passo, procurar destinos específicos e encontrar informação útil como, por exemplo, o horário de um determinado estabelecimento, mesmo não estando ligados à Internet.
Desta forma, os utilizadores evitam o consumo de dados móveis mas é também importante destacar que a dimensão dessas áreas só deverá rondar os 50 km2.
Até agora podia fazer-se o download dos mapas mas não era possível obter indicações ou realizar buscas.
“A partir de agora podes descarregar uma zona do mundo no teu telefone e na próxima vez que descubras não ter conectividade, seja já numa estrada rural ou num parque de estacionamento subterrâneo, a Google Maps vai continuar a funcionar sem problema”, afirmou a empresa no seu blogue oficial.
O novo recurso está apenas disponível para cálculo de rotas para veículos, não havendo ainda a possibilidade de cálculo para viagens a pé ou de transportes públicos.
Por forma a manter os mapas atualizados, todos os conteúdos descarregados expiram num prazo de 30 dias. Para já, a atualização só está disponível no sistema Android.
A Google pretende assim cativar o mercado de utilizadores que não utiliza o Google Maps por ser preciso recorrer aos dados móveis.
ZAP / Lusa / TCP