/

Google Maps “oculta” graffiti que critica Xi Jinping em Hong Kong

A Google está a enfrentar críticas por apagar graffitis espalhados por manifestantes pró-democracia em Hong Kong na atualização mais recente do Google Maps.

A imposição de leis de segurança draconianas pela China na cidade-estado gerou uma onda de inquietação no início deste ano, com ativistas a pintar uma série de slogans nas ruas. Porém, embora o graffiti ainda seja visível nos locais, a Hong Kong Free Press relata que pelo menos dois slogans foram apagados no Street View do Google Maps.

Uma das mensagens dizia que o presidente da China, “Xi Jinping, deve morrer pelo bem do mundo”, enquanto a outra dizia: “Liberte Hong Kong, a revolução do nosso tempo” – um slogan de protesto que as autoridades proibiram sob a polémica nova lei de segurança nacional.

A lei também proibe o hino de protesto Glory to Hong Kong, que as escolas da cidade também estão proibidas de tocar, cantar ou transmitir.

De acordo com o Quartz, ambos os slogans desfocados no Street View “são revelados se vistos à distância” no mapa.

A Google afirma que a ofuscação das imagens não foi intencional, mas sim o resultado de um problema de algoritmo. “A nossa tecnologia de desfoque automático visa desfocar rostos e placas de veículos para que não possam ser identificados, mas parece que não acertámos neste caso”, explicou a multinacional, num e-mail enviado à Hong Kong Free Press

O The Next Web relata que, “em defesa da Google, a grande maioria dos graffiti de protesto em Hong Kong permanece visível no Street View e o algoritmo do serviço muitas vezes desfoca inadvertidamente as placas das ruas”.

Por outro lado, “os relatos sobre a ofuscação de slogans políticos vão aumentar ainda mais os temores de que as empresas de tecnologia ocidentais estejam a curva-se às demandas de censura de Pequim”, acrescentou o site.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.