O fim das consolas está à vista. Google lança serviço de videojogos na “nuvem”

1

(dr) Stadia

A Google apresentou o seu novo serviço de jogos na “nuvem”, Stadia, na Game Developers Conference (GDC), em São Francisco. O serviço não precisa de nenhuma consola e pode ser jogado em qualquer plataforma.

O CEO da Google, Sundar Pichai, que diz ele próprio jogar “um pouco de FIFA 19”, apresentou o serviço Stadia durante a conferência especial no evento. Pichai descreveu o serviço como uma plataforma para todos, falando sobre as ambições da Google de fazer streaming de jogos para todos os tipos de dispositivos.

O Stadia permite a transmissão de jogos através da cloud para os dispositivos Chrome, Chromecast e Pixel, e será lançado durante 2019 nos EUA, no Canadá e na Europa.

Phil Harrison, ex-executivo da Sony e da Microsoft e atual vice-presidente na Google, subiu ao palco para revelar todas as informações do Stadia. Harrison diz que a Google vai ampliar esse serviço de streaming de jogos, usando o YouTube e os muitos criadores que já criam conteúdo de jogos no serviço.

A Google testou este serviço nos últimos meses, permitindo que os utilizadores do Chrome jogassem nos seus browser. Assassin’s Creed Odyssey foi o primeiro e único jogo a ser testado publicamente utilizando o serviço da Google, e os testes públicos terminaram em janeiro com bons resultados.

A Google demonstrou um novo recurso no YouTube que permite visualizar um vídeo de um criador de conteúdo e depois clicar em “reproduzir agora” para começar o jogo instantaneamente. “Stadia oferece acesso instantâneo para jogar“, diz Harrison, sem a necessidade de fazer download ou instalar qualquer jogo.

Este novo serviço é amplo e irá permitir que possa jogar nos computadores, TV’s, Tablets e telemóveis, sendo que haverá ligação com todos os dispositivos da Google, incluindo o Chromecast que também permitirá fazer este streaming diretamente na televisão.

Stadia Controller é o novo comando de jogos

(dr) Stadia

A Google demonstrou a jogabilidade sem interrupções de um telefone para um tablet e depois para uma TV, todos usando dispositivos da Google. Embora os comandos USB existentes funcionem num computador, a Google também vai lançar um comando próprio para o seu serviço de streaming de jogos.

Uma espécie de cruzamento entre um comando da Xbox e PS4, que funcionará com o serviço Stadia conectando-se diretamente através de Wi-Fi ao serviço, independentemente de onde for jogado, vinculando-o a uma sessão de jogo na “nuvem”. Isto permite trocar facilmente entre dispositivos, como foi demonstrado no evento.

Para potencializar o sistema na “nuvem”, a Google está a melhorar a sua infraestrutura global de data centers para garantir que os servidores fiquem o mais próximos possível de jogadores. Esta é uma parte fundamental do Stadia, pois a baixa latência é uma necessidade para fazer streaming e oferecer uma boa qualidade de jogabilidade para os jogadores.

O Google diz que irá suportar até 4K a 60 fps, sendo necessária uma ligação de internet de 25Mbps de largura de banda, e está a planear suportar resoluções de até 8K e 120 fps no futuro, o que é um grande passo e um verdadeiro desafio para as consolas.

Stadia terá concorrência

A Google naturalmente enfrentará a concorrência de vários rivais. A Microsoft também está a preparar o seu próprio serviço de streaming de jogos xCloud, que demonstrou recentemente, com testes públicos marcados para começar ainda este ano.

A Amazon também tem sido apontada neste sentido e tanto a Nvidia como a Sony já estão a fazer streaming de jogos pela internet. Até mesmo a Valve está a expandir o seu recurso de streaming de jogo, para permitir a transmissão de jogos Steam de um PC para qualquer lugar através do Steam Link.

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.