O fim das consolas está à vista. Google lança serviço de videojogos na “nuvem”

(dr) Stadia

A Google apresentou o seu novo serviço de jogos na “nuvem”, Stadia, na Game Developers Conference (GDC), em São Francisco. O serviço não precisa de nenhuma consola e pode ser jogado em qualquer plataforma.

O CEO da Google, Sundar Pichai, que diz ele próprio jogar “um pouco de FIFA 19”, apresentou o serviço Stadia durante a conferência especial no evento. Pichai descreveu o serviço como uma plataforma para todos, falando sobre as ambições da Google de fazer streaming de jogos para todos os tipos de dispositivos.

O Stadia permite a transmissão de jogos através da cloud para os dispositivos Chrome, Chromecast e Pixel, e será lançado durante 2019 nos EUA, no Canadá e na Europa.

Phil Harrison, ex-executivo da Sony e da Microsoft e atual vice-presidente na Google, subiu ao palco para revelar todas as informações do Stadia. Harrison diz que a Google vai ampliar esse serviço de streaming de jogos, usando o YouTube e os muitos criadores que já criam conteúdo de jogos no serviço.

A Google testou este serviço nos últimos meses, permitindo que os utilizadores do Chrome jogassem nos seus browser. Assassin’s Creed Odyssey foi o primeiro e único jogo a ser testado publicamente utilizando o serviço da Google, e os testes públicos terminaram em janeiro com bons resultados.

A Google demonstrou um novo recurso no YouTube que permite visualizar um vídeo de um criador de conteúdo e depois clicar em “reproduzir agora” para começar o jogo instantaneamente. “Stadia oferece acesso instantâneo para jogar“, diz Harrison, sem a necessidade de fazer download ou instalar qualquer jogo.

Este novo serviço é amplo e irá permitir que possa jogar nos computadores, TV’s, Tablets e telemóveis, sendo que haverá ligação com todos os dispositivos da Google, incluindo o Chromecast que também permitirá fazer este streaming diretamente na televisão.

Stadia Controller é o novo comando de jogos

(dr) Stadia

A Google demonstrou a jogabilidade sem interrupções de um telefone para um tablet e depois para uma TV, todos usando dispositivos da Google. Embora os comandos USB existentes funcionem num computador, a Google também vai lançar um comando próprio para o seu serviço de streaming de jogos.

Uma espécie de cruzamento entre um comando da Xbox e PS4, que funcionará com o serviço Stadia conectando-se diretamente através de Wi-Fi ao serviço, independentemente de onde for jogado, vinculando-o a uma sessão de jogo na “nuvem”. Isto permite trocar facilmente entre dispositivos, como foi demonstrado no evento.

Para potencializar o sistema na “nuvem”, a Google está a melhorar a sua infraestrutura global de data centers para garantir que os servidores fiquem o mais próximos possível de jogadores. Esta é uma parte fundamental do Stadia, pois a baixa latência é uma necessidade para fazer streaming e oferecer uma boa qualidade de jogabilidade para os jogadores.

O Google diz que irá suportar até 4K a 60 fps, sendo necessária uma ligação de internet de 25Mbps de largura de banda, e está a planear suportar resoluções de até 8K e 120 fps no futuro, o que é um grande passo e um verdadeiro desafio para as consolas.

Stadia terá concorrência

A Google naturalmente enfrentará a concorrência de vários rivais. A Microsoft também está a preparar o seu próprio serviço de streaming de jogos xCloud, que demonstrou recentemente, com testes públicos marcados para começar ainda este ano.

A Amazon também tem sido apontada neste sentido e tanto a Nvidia como a Sony já estão a fazer streaming de jogos pela internet. Até mesmo a Valve está a expandir o seu recurso de streaming de jogo, para permitir a transmissão de jogos Steam de um PC para qualquer lugar através do Steam Link.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Jovem vulcão descoberto nas profundezas da Placa do Pacífico

Uma equipa de cientistas da Universidade de Tohoku, no Japão, descobriu um pequeno e jovem vulcão na secção mais antiga da Placa do Pacífico. O vulcão foi encontrado na parte ocidental do Oceano Pacífico, perto …

Composição dos planetas gasosos não é igual à das suas estrelas (e os cientistas não percebem porquê)

Os planetas e as estrelas formam-se a partir da mesma nuvem de gás e poeira.  Uma análise da composição dos exoplanetas gigantes gasosos e das suas estrelas hospedeiras mostra que não há uma forte correlação …

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de 'Yamanasaurus lojaensis'. O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, …

As alterações climáticas estão a "asfixiar" os oceanos

Os efeitos da diminuição de oxigénio serão "dramáticos" para os habitats e as economias costeiras que dependem dos oceanos. O oxigénio dos oceanos diminuiu 2% entre 1960 e 2010, prevendo-se que no ano de 2100 essa …

Associação suspende adoções para evitar que animais sejam tratados como presentes de Natal

"Um animal quer-se no dia 24 de março, abril ou junho e não só a 24 de dezembro", disse uma responsável da Sociedade Protetora dos Animais do Porto. A Sociedade Protetora dos Animais do Porto anunciou, …

Já podemos ver o mundo pelos olhos dos animais

https://vimeo.com/378301135 Os humanos estão um passo mais próximos de ver o mundo como o veem os animais, graças a uma nova tecnologia desenvolvida por investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Exeter, …

Embaixador mexicano na Argentina apanhado a roubar um livro numa livraria

O diplomata será investigado por um comité de ética e, se ficar provado o roubo do livro, será demitido. "Haverá tolerância zero para a desonestidade." O embaixador mexicano na Argentina, Óscar Ricaro Valerio, recebeu ordem …

Presépio nos Estados Unidos colocou Jesus separado dos pais e preso numa jaula

Uma igreja da Califórnia, nos Estados Unidos, colocou em exibição um presépio de protesto no qual retrata a Família Sagrada como refugiados. Uma igreja na Califórnia, nos Estados Unidos, está a exibir um presépio com Jesus, …

Sul-africana de 26 anos é a Miss Universo 2019

Zozibini Tunzi, da África do Sul, venceu, este domingo, a competição Miss Universo 2019, tornando-se a primeira mulher negra a vencer desde 2011, quando Leila Lopes, de Angola, arrecadou o título. Zozibini Tunzi, de 26 anos, …

No Japão, há um café onde os empregados de mesa são robôs

Os robôs da Softbank, chamados de Pepper, estão agora a chegar a um novo mercado: os cafés. No Japão, hotéis, lojas de aeroporto, entre outros comércios, já contam com funcionários robóticos, que foram criados em …