Ex-executivo da Google acusado de assédio sexual sai da empresa com 40 milhões

(cv)

Um ex-executivo da Google que rescindiu o seu contrato com a empresa depois de ter sido acusado de assediar sexualmente uma funcionária irá receber até 45 milhões de dólares (40 milhões de euros) da Alphabet, proprietária da Google.

A empresa optou por pagar a Amit Singhal em vez de o despedir por justa causa, segundo o jornal norte-americano The New York Times.

No processo, divulgado esta segunda-feira, consta que o vice-presidente das operações de pesquisa da Google desde fevereiro de 2016 vai receber 30 milhões de dólares nos próximos dois anos e em 2021 um quantia entre 5 milhões e 15 milhões.

O valor pode chegar a perfazer os 45 milhões de dólares, com uma condição: o empresário não pode arranjar um emprego na concorrência. Atualmente, Amit Singhai trabalha para a Uber.

Nos últimos dois anos, a Google despediu cerca de 48 funcionários acusados de assédio sexual, 13 dos quais eram gestores seniores e superiores. Segundo o jornal norte-americano, a empresa optou por pagar grandes quantias a altos quadros em vez de os despedir por justa causa.

Andy Rubin, responsável pelo sistema Android, deixou a empresa com 90 milhões de dólares no bolso, em 2014, também na condição de não se mudar para a concorrência, depois de ter alegadamente forçado uma funcionária a fazer sexo oral.

A atitude da gigante da Internet levou 20 mil funcionários, no ano passado, a fazerem greve nos escritórios da empresa um pouco por todo o mundo para exigirem um tratamento mais respeitoso perante denuncias de assédio sexual.

Esta segunda-feira, o porta-voz da empresa declarou que “há consequências sérias para quem tem comportamentos inadequados na Google”. “Nos últimos anos, fizemos muitas mudanças no nosso local de trabalho e adotámos uma conduta cada vez mais rígida face a comportamentos inadequados de pessoas com cargos de autoridade”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …

Os assentos do meio da Delta Air Lines vão continuar vazios

A companhia norte-americana Delta Air Lines anunciou esta semana que continuará a manter os assentos do meio vazios, mantendo a política de distanciamento social decretada por causa da pandemia de covid-19. A bloqueio destes lugares intermediários …

A queda da Aurora Dourada. Como a Grécia lidou com a onda de extrema-direita

Quando uma onda da extrema-direita atingiu a Grécia em 2012, poucos previram que a Aurora Dourada, um dos grupos envolvidos, cresceria e tornar-se-ia o terceiro maior partido no parlamento grego. Este foi o início de um …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Pote matador, arte de Díaz, cebola gourmet e momentos de uma semana negra

A liderança firme do Sporting, a acrobacia de Díaz e o Benfica de regresso às vitórias. Ainda o adeus a Maradona, Vítor Oliveira e Reinaldo Teles, visto da Linha de Fundo.   Matador Pote reforça liderança Sporting …

Cerimónia da Restauração da Independência assinalada sem discursos devido à pandemia

As comemorações do 1.º de Dezembro assinalaram-se este ano em Lisboa sem os habituais discursos e num formato mais reduzido, devido à situação pandémica que o país atravessa, justificou o Presidente da República, Marcelo Rebelo …

Stress durante a gravidez pode afetar e influenciar o desenvolvimento cerebral do bebé

Stress durante a gravidez pode afetar o desenvolvimento cerebral do bebé, sugere uma nova investigação da Universidade de Edimburgo, na Escócia. De acordo com os cientistas, os níveis de stress nas mães, medidos através do …

Novos documentos revelam falhas na gestão inicial do surto de covid-19 na China

A China difundiu dados mais otimistas do que os estágios iniciais do surto do novo coronavírus sugeriam e tardou em confirmar casos já diagnosticados, segundo documentos internos das autoridades citados pela cadeia televisiva norte-americana CNN. As …