Google está a atacar o Daesh com a sua maior arma

O Google afinou a pontaria e colocou no terreno a sua maior arma para combater o Estado Islâmico. A empresa norte-americana está a usar o seu poderoso sistema de segmentação publicitária para minar a propaganda jihadista.

O “Redirect Method” é o nome deste programa especial do Google de combate contra a influência do Estado Islâmico que é disseminada pelos militantes do grupo terrorista através da Internet.

Desenvolvido pela Jigsaw, uma empresa filial da Google, e pela startup inglesa Moonshot CVE, este programa conta com a colaboração da Quantum Communications, do Líbano, e é uma parceria com a Gen Next Foundation, uma fundação norte-americana que luta contra os extremismos.

Lançado há cerca de um ano, o programa, que também está a ser utilizado para lutar contra as violências da Extrema Direita americana, apoia-se no algoritmo do Google que gera sugestões publicitárias, identificando palavras-chave e padrões de actividade típicos de um simpatizante do Daesh.

Logo que são identificados estes utilizadores que vão no caminho do extremismo, o Google apresenta-lhes anúncios que, “minam subtilmente” a propaganda do Daesh, conforme explica a responsável de pesquisa e desenvolvimento da Jigsaw, Yasmin Green, em declarações ao Business Insider.

“É essencialmente, uma campanha de publicidade direccionada com conteúdo seleccionado que desmascara a mitologia do Daesh“, nota Green.

“Os anúncios não surgem abertamente como anti-Daesh”, acrescenta o site, realçando que se afiguram como algo que vai ao encontro do interesse do utilizador em causa, “mas que, em última instância, marginaliza as ideias” do grupo terrorista.

O objectivo é fazer com que as pessoas se desinteressem do grupo terrorista, sem se aperceberem disso.

Alguns exemplos desta campanha do Google incluem vídeos do YouTube com uma mulher a confrontar guerrilheiros do Daesh, testemunhos de desertores do grupo e discursos de imãs a explicarem que o Islão não tem nada a ver com aquilo que os terroristas defendem.

Para já, ainda não é possível medir a eficiência da campanha, mas a Google garante que, em termos de cliques, está a ser um sucesso, com uma procura três vezes superior à das campanhas publicitárias tradicionais.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Portugal já está a vacinar 100 mil pessoas por dia. 10% da população já tomou duas doses

Na quinta-feira, cerca de 100 mil pessoas receberam a vacina contra a covid-19, o que antecipa em uma semana esta meta definida pela task force do plano de vacinação. Cerca de 100 mil pessoas receberam a …

Açores vão ter testes gratuitos em farmácias e rastreios laborais aleatórios

Os Açores vão passar a disponibilizar testes rápidos gratuitos para o despiste da covid-19 nas farmácias, testes de saliva para a testagem massiva aos alunos e rastreios laborais aleatórios, anunciou esta quinta-feira o secretário regional …

Uma morte e 377 novos casos nas últimas 24 horas. Rt e incidência recuam

O boletim da DGS desta sexta-feira dá conta de mais 377 novos casos em Portugal. Registou-se ainda mais um óbito. Nesta sexta-feira, dia 7 de maio, o país tem 22.421 casos ativos, menos 114 do que …

MP investiga morte de bebé que terá sido esquecido no carro em Lisboa

O Ministério Público instaurou um inquérito para averiguar as circunstâncias da morte de uma criança de dois anos que terá ficado esquecida no interior de um carro, em Lisboa. A mãe ter-se-á esquecido do bebé …

Governo está a preparar contestação de providência cautelar sobre Zmar

O ministro da Administração Interna afirmou hoje que já está a ser preparada a contestação à providência cautelar que suspende a requisição civil das casas do complexo Zmar, adiantando que o Ministério não foi ainda …

Subsídio europeu de 150 euros mensais para tirar 5 milhões de crianças da pobreza severa

Arrancou nesta sexta-feira, no Porto, a Cimeira Social promovida pela presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. Um momento que o ex-ministro Pedro Marques aproveita para lançar a ideia de um novo apoio social de …

Banca empresta 475 milhões para Fundo de Resolução pagar ao Novo Banco

O sindicato bancário, composto por sete bancos, vai proceder ao financiamento do Fundo de Resolução para este cumprir a injeção de capital no Novo Banco já na próxima semana. O Jornal Económico avança, esta sexta-feira, que …

China suspende "diálogo económico" com a Austrália e denuncia "mentalidade de Guerra Fria"

Esta quinta-feira, o Governo chinês anunciou a suspensão "por tempo indefinido" de todas as atividades realizadas no âmbito da iniciativa "Diálogo Económico Estratégico China-Austrália". As relações entra a China e o ocidente estão cada vez mais …

Bolsonaro diz ter tido sintomas de reinfeção. China acusa-o de "politizar" novo coronavírus

O Presidente do Brasil admitiu na quinta-feira que teve sintomas de reinfeção pelo novo coronavírus "há poucos dias" e afirmou que tomou ivermectina, fármaco sem comprovação científica contra a covid-19. As declarações de Jair Bolsonaro foram …

"É fácil despedir". PCP quer mudar regime de despedimento coletivo e extinção de postos de trabalho

O PCP vai entregar na Assembleia da República esta sexta-feira um projeto de lei que visa limitar os despedimentos coletivos e a extinção de postos de trabalho, eliminando o despedimento por inadaptação. O objetivo do partido …