Google está a atacar o Daesh com a sua maior arma

O Google afinou a pontaria e colocou no terreno a sua maior arma para combater o Estado Islâmico. A empresa norte-americana está a usar o seu poderoso sistema de segmentação publicitária para minar a propaganda jihadista.

O “Redirect Method” é o nome deste programa especial do Google de combate contra a influência do Estado Islâmico que é disseminada pelos militantes do grupo terrorista através da Internet.

Desenvolvido pela Jigsaw, uma empresa filial da Google, e pela startup inglesa Moonshot CVE, este programa conta com a colaboração da Quantum Communications, do Líbano, e é uma parceria com a Gen Next Foundation, uma fundação norte-americana que luta contra os extremismos.

Lançado há cerca de um ano, o programa, que também está a ser utilizado para lutar contra as violências da Extrema Direita americana, apoia-se no algoritmo do Google que gera sugestões publicitárias, identificando palavras-chave e padrões de actividade típicos de um simpatizante do Daesh.

Logo que são identificados estes utilizadores que vão no caminho do extremismo, o Google apresenta-lhes anúncios que, “minam subtilmente” a propaganda do Daesh, conforme explica a responsável de pesquisa e desenvolvimento da Jigsaw, Yasmin Green, em declarações ao Business Insider.

“É essencialmente, uma campanha de publicidade direccionada com conteúdo seleccionado que desmascara a mitologia do Daesh“, nota Green.

“Os anúncios não surgem abertamente como anti-Daesh”, acrescenta o site, realçando que se afiguram como algo que vai ao encontro do interesse do utilizador em causa, “mas que, em última instância, marginaliza as ideias” do grupo terrorista.

O objectivo é fazer com que as pessoas se desinteressem do grupo terrorista, sem se aperceberem disso.

Alguns exemplos desta campanha do Google incluem vídeos do YouTube com uma mulher a confrontar guerrilheiros do Daesh, testemunhos de desertores do grupo e discursos de imãs a explicarem que o Islão não tem nada a ver com aquilo que os terroristas defendem.

Para já, ainda não é possível medir a eficiência da campanha, mas a Google garante que, em termos de cliques, está a ser um sucesso, com uma procura três vezes superior à das campanhas publicitárias tradicionais.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …