Google deixa de espiar emails do Gmail para efeitos publicitários

Depois de muito ter sido acusada de espiar o email dos utilizadores, a Google anuncia que vai deixar de o fazer para efeitos de publicidade direcionada.

As acusações de concorrentes como a Apple, sobre a empresa violar a privacidade dos utilizadores ao espiar emails, para lhes apresentar publicidade personalizada, parecem ter dado resultado, já que a Google anunciou que não vai continuar a analisar os emails do Gmail.

Esta análise já não era feita para os clientes com contas empresariais, mas a Google achou que não se justificava manter o sistema nas contas gratuitas do Gmail.

É uma medida positiva – a Google já sabe demasiado sobre nós, e não precisa de ler os nossos emails para isso -, no entanto há que relembrar que a empresa continuará a fazer a análise dos emails para outros fins que não da apresentação de publicidade.

Por exemplo, essa análise é essencial para que nos possa dar sugestões sobre datas de viagens ou reuniões que tenham sido referidas em emails, ou para fazer o tracking do processo de transporte de produtos que se compraram, e muitas outras coisas que a maioria dos utilizadores gostará de continuar a desfrutar.

Mesmo sem utilizar esta informação para efeitos de publicidade, isso não quer dizer que não continue a apresentar publicidade no Gmail, usando os outros indicadores dos interesses dos utilizadores, como os sites visitados ou anúncios clicados.

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