A Google começou a construir um carro que se conduz sozinho, e espera começar a testá-lo ainda este ano, anunciou a empresa na terça-feira, num blogue.
“Não terá guiador, acelerador ou travão, porque não precisará deles. O nosso software e os nossos sensores farão todo o trabalho”, adiantou a empresa.
Para a Google, este carro marca uma viragem na adaptação de outros veículos e na missão de inovar no transporte individual que precisa apenas de uma função “stop-and-go”.
“Foi inspirador começar com uma folha de papel em branco e perguntar ‘O que pode ser diferente neste tipo de veículos?’, disse a Google.
A Google planeia construir cerca de 100 protótipos, e ainda este ano os seus colaboradores vão começar a testar versões provisórias com comandos manuais.
“Se tudo correr bem, gostaríamos de executar um plano piloto aqui na Califórnia nos próximos anos”, adiantou a empresa.
A velocidade máxima dos protótipos será de 40 km/h, serão alimentados por uma bateria e contarão com estruturas flexíveis de proteção para o vento e com material semelhante a espuma na frente do veículo, de acordo com o San Jose Mercury News, que descreve o carro como sendo “redondo” e de “dois lugares”.
Sergey Brin, cofundador da empresa, disse numa conferência que a empresa começou a olhar “a partir do zero para o que devia ser um carro que se guiasse sozinho”.
Para já, a Google tem reutilizado carros da Honda e da Lexus para os seus testes.
/Lusa