/

Google cancela smartphone modular ARA

Depois dos adiamentos e promessas de que chegaria ao mercado no próximo ano, a Google parece ter mudado de opinião e suspendeu o projecto por tempo indeterminado.

O Project Ara nasceu em 2014, a partir de uma ideia “maluca” do designer holandês Dave Hakkens de criar o Phonebloks, um smartphone modular onde os utilizadores pudessem trocar componentes a qualquer momento, como se fossem peças LEGO.

A ideia parecia demasiado futurista para ser concretizada, mas o projecto ganhou credibilidade quando a Google pegou nele, e optou por mantê-lo mesmo após ter vendido a Motorola à Lenovo.

Mas os adiamentos sucessivos iam demonstrando que as dificuldades em tornar a ideia realidade eram muitas.

Agora, segundo revela a Reuters, parece ter-se acabado a paciência da Google, que terá colocado finalmente um ponto final no projecto Ara.

A esperança que resta é que parte da tecnologia desenvolvida possa vir a ser licenciada a outros fabricantes que estejam interessados no conceito.

A LG, por exemplo, também apostou num conceito modular no seu G5, embora não chegando ao ponto da versatilidade modular que o Ara pretendia ter.

Mesmo que não se tenha a total liberdade para trocar quaisquer componentes a qualquer momento, como o Ara pretendia ter, a possibilidade de trocar algo como uma câmara, ou bateria, é uma ideia que merece vir a ser reconsiderada.

Não se pode criticar o Ara por ser (mais) um projecto falhado da Google – é preciso não esquecer que nem todos foram, nem podem todos, ser projectos de sucesso.

O que poderá ser criticável é o facto de a empresa ter demorado tanto tempo a descobrir que o projecto não seria viável, deitando por terra todas as expectativas que tinham sido criadas – e mantidas.

ZAP / Aberto até de Madrugada

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.