Google cancela smartphone modular ARA

Depois dos adiamentos e promessas de que chegaria ao mercado no próximo ano, a Google parece ter mudado de opinião e suspendeu o projecto por tempo indeterminado.

O Project Ara nasceu em 2014, a partir de uma ideia “maluca” do designer holandês Dave Hakkens de criar o Phonebloks, um smartphone modular onde os utilizadores pudessem trocar componentes a qualquer momento, como se fossem peças LEGO.

A ideia parecia demasiado futurista para ser concretizada, mas o projecto ganhou credibilidade quando a Google pegou nele, e optou por mantê-lo mesmo após ter vendido a Motorola à Lenovo.

Mas os adiamentos sucessivos iam demonstrando que as dificuldades em tornar a ideia realidade eram muitas.

Agora, segundo revela a Reuters, parece ter-se acabado a paciência da Google, que terá colocado finalmente um ponto final no projecto Ara.

A esperança que resta é que parte da tecnologia desenvolvida possa vir a ser licenciada a outros fabricantes que estejam interessados no conceito.

A LG, por exemplo, também apostou num conceito modular no seu G5, embora não chegando ao ponto da versatilidade modular que o Ara pretendia ter.

Mesmo que não se tenha a total liberdade para trocar quaisquer componentes a qualquer momento, como o Ara pretendia ter, a possibilidade de trocar algo como uma câmara, ou bateria, é uma ideia que merece vir a ser reconsiderada.

Não se pode criticar o Ara por ser (mais) um projecto falhado da Google – é preciso não esquecer que nem todos foram, nem podem todos, ser projectos de sucesso.

O que poderá ser criticável é o facto de a empresa ter demorado tanto tempo a descobrir que o projecto não seria viável, deitando por terra todas as expectativas que tinham sido criadas – e mantidas.

ZAP / Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

MPLA afasta "Tchizé" dos Santos do comité central e suspende-a por dois anos

O Bureau Político do MPLA aprovou, esta quinta-feira, o afastamento de Welwitschia 'Tchizé' dos Santos de membro do comité central do partido no poder em Angola e a suspensão por dois anos da condição de …

Coldplay adiam divulgação de álbum. Querem uma digressão mais "respeitadora do ambiente"

O líder dos Coldplay anunciou na quinta-feira que o grupo musical britânico adiou a digressão de apresentação do seu novo álbum, que é publicado esta sexta-feira, para ser o mais limpa possível e ter um …

Vila Galé já estuda novo resort na região do Brasil onde abandonou projeto

O Vila Galé vai mesmo avançar com uma nova unidade hoteleira na mesma região do Brasil onde decidiu abandonar o projeto que tinha, depois das críticas de que ia investir em potencial zona de reserva …

França ultrapassa Alemanha. É o pais europeu com mais pedidos de asilo

França tornou-se no país europeu com mais pedidos de asilo, pela primeira vez desde o início da crise migratória em 2015, afirmou esta quinta-feira em Paris o ministro do Interior. “A França tornou-se desde 20 de …

Procurador-geral admite que suicídio de Epstein foi resultado de vários erros

O procurador-geral dos EUA disse, esta sexta-feira, que a morte de Jeffrey Epstein, que se suicidou atrás das grades, foi o resultado de "uma tempestade perfeita de asneiras". Em entrevista à Associated Press, William Barr confessou …

Vegano processa Burger King nos EUA por "contaminação" de hambúrguer

Um cliente vegano interpôs uma ação judicial contra o Burger King nos Estados Unidos, acusando a cadeira de restaurantes de fast-food de lhe ter servido um hambúrguer cozinhado na mesma grelha utilizada para preparar carne. De …

Dono do carro onde seguia Angélico condenado a dois anos de pena suspensa

O dono de um stand da Póvoa de Varzim e a sua ex-mulher foram, esta sexta-feira, condenados a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa está a falsificação do contrato de compra e venda …

Mais de 500 mulheres assassinadas em Portugal nos últimos 15 anos

Mais de 500 mulheres foram assassinadas nos últimos 15 anos em contexto de relações de intimidade em Portugal, e só neste ano já morreram 28, algumas baleadas, outras estranguladas ou espancadas, a maioria vítima de …

Paulo Macedo diz que a CGD não vai ser "uma nêspera"

O presidente da CGD considera que há a expectativa de o banco público ficar "sossegado", mas que a sua equipa não é paga para "ficar a ver navios" e quer pagar o capital injetado pelo …

Foo Fighters são a primeira confirmação do Rock in Rio Lisboa

Os norte-americanos Foo Fighters vão atuar, a 21 de junho, no festival Rock in Rio Lisboa, no Parque da Bela Vista. A banda de Dave Grohl é a primeira confirmação do cartaz do Rock in Rio …