Golo polémico de Bernardo Silva: “As pessoas deveriam conhecer as leis do futebol”

Rodri estava em posição irregular quando o seu companheiro de equipa colocou a bola na frente. Mas como houve interferência de um defesa na jogada… A explicação e o “recado” de Robbie Savage.

O Manchester City levou a melhor sobre o Aston Villa por 2-0, nesta quarta-feira, num jogo em atraso da Premier League (ainda da primeira jornada). O trio português do City foi titular – João Cancelo, Rúben Dias e Bernardo Silva – e foi Bernardo quem marcou o primeiro golo, aos 78 minutos.

E, numa bela partida que teve momentos “de loucos” mas durante a qual a bola não queria entrar nas balizas, quando o primeiro golo surgiu, houve polémica.

A jogada do 1-0 originou muitos protestos do lado de Birmingham, que culminaram com a expulsão do treinador Dean Smith. O banco do Villa reclamou (muito) porque alegava que Rodri, que fez a assistência para o golo, estava em fora-de-jogo.

A sequência foi esta:

Uma bola pelo ar chegou aos pés de Tyrone Mings. O defesa-central do Villa ficou rapidamente sem o esférico porque Rodri apareceu por trás, ficou com a bola e assistiu Bernardo Silva. A questão é que, no momento em que o jogador do City colocou a bola na frente, Rodri estava claramente em posição irregular. Mas, segundo as leis do futebol, como um jogador adversário dominou a bola entretanto, esse fora-de-jogo é irrelevante.

Essa lei “não faz sentido” mas está em vigor há quatro épocas, escreve Robbie Savage, no jornal Daily Mirror. O comentador apoia os adeptos e os profissionais do Villa, compreende os protestos dos visitantes, mas “é preciso fazer o trabalho de casa e conhecer as leis da profissão”.

Todos os clubes da Premier League – tal como acontece noutros campeonatos – têm reuniões com os árbitros ainda antes do início de cada campeonato, para se atualizarem em relação às regras da modalidade.

Uma das leis de 2017 indica que um jogador, mesmo que esteja em fora-de-jogo, se receber a bola de um adversário que tocou deliberadamente no esférico, não é considerado que o futebolista tenha tirado vantagem da sua posição irregular no momento em que o colega de equipa lançou a bola.

“Sim, concordo com os adeptos do Villa que pensam que esta regra é ridícula. Acho também que algumas regras sobre a mão na bola também não fazem sentido. E nem vou começar a falar sobre o vídeo-árbitro”, acrescentou o ex-futebolista, que no entanto avisou: “Mas se os jogadores e os treinadores não conhecem as leis, lamento: a culpa é vossa”.

O antigo internacional pelo País de Gales admitiu ainda que poucos futebolistas estão atentos durante as tais reuniões com os árbitros, durante a pré-temporada. “Mas quando há regras novas, é suposto que os jogadores absorvam essas regras novas”, reforça.

  Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A regra do futebol sobre a bola na mão ou mão na bola estende-se, também , aos braços do futebolista. Tudo depende da interpretação da regra pelo árbitro. Foi ou não com a intenção de interferir no lance ? Foi com boa ou má intenção? O árbitro, muitas vezes, apela para a expressão ” o inferno está cheio de boas intenções” , logo o campo de futebol, também, está cheio de boas e más intenções, da parte dos jogadores e da parte do árbitro. Como o juiz é quem decide, então, seja feita a sua vontade, assim na terra como no Céu. Amem. É o que pensa [email protected]

RESPONDER

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Agenda de Marcelo mantém-se, mas pode ser cancelada se OE2022 chumbar

Para já, Marcelo Rebelo de Sousa vai manter a agenda. No entanto, o Presidente da República já avisou o staff em Belém que tudo pode ser cancelado se o Orçamento do Estado para 2022 for …

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins

Dia N, de negociações. Bloco de Esquerda reúne-se com Governo e tem "abertura" para negociar

António Costa tem duas provas de fogo esta terça-feira: o primeiro-ministro lidera a delegação do Governo que vai encontrar-se em separado com o Bloco de Esquerda e com o PCP. Depois de na segunda-feira ter enviado …

Nos próximos cem anos, o gelo do Ártico pode desaparecer e, com ele, os ursos polares

Cientistas esperam que o chamado "gelo de verão" venha a desaparecer por volta do ano de 2100 e com ele muitas das espécies que habitam na região do Ártico. O gelo que preenche o mar …

Num momento único, astrónomos viram uma anã branca a "ligar e desligar"

Pela primeira vez, uma equipa de astrónomos usou o Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) para ver uma anã branca a desligar e ligar abruptamente.  Em astronomia, uma anã branca é um remanescente estelar composto principalmente por …

Pela primeira vez, o Princípio da Equivalência de Einstein foi verificado em quasares

Investigadores conseguiram medir o desvio para o vermelho gravitacional em quasares e assim estender o teste a regiões muito distantes de onde a luz foi emitida quando o nosso Universo era jovem. De acordo com a …

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …