Golo polémico de Bernardo Silva: “As pessoas deveriam conhecer as leis do futebol”

Rodri estava em posição irregular quando o seu companheiro de equipa colocou a bola na frente. Mas como houve interferência de um defesa na jogada… A explicação e o “recado” de Robbie Savage.

O Manchester City levou a melhor sobre o Aston Villa por 2-0, nesta quarta-feira, num jogo em atraso da Premier League (ainda da primeira jornada). O trio português do City foi titular – João Cancelo, Rúben Dias e Bernardo Silva – e foi Bernardo quem marcou o primeiro golo, aos 78 minutos.

E, numa bela partida que teve momentos “de loucos” mas durante a qual a bola não queria entrar nas balizas, quando o primeiro golo surgiu, houve polémica.

A jogada do 1-0 originou muitos protestos do lado de Birmingham, que culminaram com a expulsão do treinador Dean Smith. O banco do Villa reclamou (muito) porque alegava que Rodri, que fez a assistência para o golo, estava em fora-de-jogo.

A sequência foi esta:

Uma bola pelo ar chegou aos pés de Tyrone Mings. O defesa-central do Villa ficou rapidamente sem o esférico porque Rodri apareceu por trás, ficou com a bola e assistiu Bernardo Silva. A questão é que, no momento em que o jogador do City colocou a bola na frente, Rodri estava claramente em posição irregular. Mas, segundo as leis do futebol, como um jogador adversário dominou a bola entretanto, esse fora-de-jogo é irrelevante.

Essa lei “não faz sentido” mas está em vigor há quatro épocas, escreve Robbie Savage, no jornal Daily Mirror. O comentador apoia os adeptos e os profissionais do Villa, compreende os protestos dos visitantes, mas “é preciso fazer o trabalho de casa e conhecer as leis da profissão”.

Todos os clubes da Premier League – tal como acontece noutros campeonatos – têm reuniões com os árbitros ainda antes do início de cada campeonato, para se atualizarem em relação às regras da modalidade.

Uma das leis de 2017 indica que um jogador, mesmo que esteja em fora-de-jogo, se receber a bola de um adversário que tocou deliberadamente no esférico, não é considerado que o futebolista tenha tirado vantagem da sua posição irregular no momento em que o colega de equipa lançou a bola.

“Sim, concordo com os adeptos do Villa que pensam que esta regra é ridícula. Acho também que algumas regras sobre a mão na bola também não fazem sentido. E nem vou começar a falar sobre o vídeo-árbitro”, acrescentou o ex-futebolista, que no entanto avisou: “Mas se os jogadores e os treinadores não conhecem as leis, lamento: a culpa é vossa”.

O antigo internacional pelo País de Gales admitiu ainda que poucos futebolistas estão atentos durante as tais reuniões com os árbitros, durante a pré-temporada. “Mas quando há regras novas, é suposto que os jogadores absorvam essas regras novas”, reforça.

Nuno Teixeira Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A regra do futebol sobre a bola na mão ou mão na bola estende-se, também , aos braços do futebolista. Tudo depende da interpretação da regra pelo árbitro. Foi ou não com a intenção de interferir no lance ? Foi com boa ou má intenção? O árbitro, muitas vezes, apela para a expressão ” o inferno está cheio de boas intenções” , logo o campo de futebol, também, está cheio de boas e más intenções, da parte dos jogadores e da parte do árbitro. Como o juiz é quem decide, então, seja feita a sua vontade, assim na terra como no Céu. Amem. É o que pensa joaoluizgondimaguiargondim-jlg21.com@gmail.com

RESPONDER

EUA aprovam vacina unidose da Johnson & Johnson. Nova Zelândia volta ao confinamento

O regulador do medicamento norte-americano aprovou, este sábado, a vacina contra a covid-19 da Johnson & Johnson, a terceira autorizada nos Estados Unidos. A vacina em causa da Johnson & Johnson é de dose única e junta-se …

Estes traços psicológicos podem ajudar a identificar pessoas vulneráveis ao extremismo

As características dos cérebros das pessoas podem oferecer pistas sobre as suas crenças políticas, sugere um novo estudo científico. Num estudo com cerca de 350 cidadãos norte-americanos, uma equipa de investigadores examinou a relação entre as …

Fóssil de lula vampiro perdido durante a Revolução Húngara foi redescoberto

Em 2019, uma equipa de investigadores encontrou o fóssil que estava perdido nas coleções do Museu de História Natural da Hungria, enquanto procurava fósseis de ancestrais de chocos. Contudo, o fóssil foi descoberto originalmente em 1942 …

Após escalada de suicídios, Japão nomeia Ministro da Solidão

O Japão nomeou um Ministro da Solidão após um recente aumento no número de suicídios, exacerbado pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Estudos recentes mostraram que o Japão tem altos níveis de isolamento social, em …

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …